top of page

AS MELHORES CURIOSIDADES DE STAR WARS

Atualizado: 29 de mai.

Star Wars é a maior saga da cultura pop, com mais de 40 anos de história. Ao longo desses anos, é claro que houveram centenas de curiosidades nos bastidores, e hoje, iremos listar as mais lendárias. Se souber de alguma que faltou aqui, não deixe de comentar!

(AS MELHORES CURIOSIDADES DE STAR WARS)

Eu Te Amo Improvisado

A relação entre Han e Leia, é o perfeito símbolo da relação ´´A Dama e o Vagabundo´´, na franquia Star Wars. Pouco antes de ser congelado em Carbonita, a Princesa confirma seu amor pelo contrabandista, que de acordo com o roteiro, deveria responder ´´Eu também´´, Mas, Harrison Ford percebeu que aquilo não era a cara de Solo, e respondeu ao maior estilo cafajeste do rebelde, marcando um dos momentos mais icônicos da trilogia clássica.

O Verdadeiro Início de Star Wars

O desenvolvimento de Star Wars foi muitíssimo tumultuado. Entre os vários esboços de George Lucas, tivemos título como ´´As Aventuras de Luke Starkiller´´, com Luke com um visual bastante alternativo (visto acima), e um nome que seria reutilizado para o personagem Galen Marek.

Tudo isso resultou em uma romantização para livro, lançada um ano antes do lançamento de Uma Nova Esperança, o que prova que Star Wars não começou em 1977, e sim em 1976.

´´As Aventuras de Luke Skywalker´´ foi lançado em Novembro de 1976, escrito por George Lucas e distribuído pela Ballantine Books, ainda mantendo o visual inicial dos personagens, desde Luke até Darth Vader e os Stormtroopers.


Boba Fett, a Mãe de Luke?

Império Contra-Ataca foi palco da maior reviravolta da história do cinema, Darth Vader era pai de Luke. Mas, George Lucas desejava introduzir outros plot twists na trama, entre eles, um envolvendo o vilão recém introduzido, Boba Fett.

Assim como Vader, Fett sempre estava de máscara, e tinha sua voz alterada por seu capacete. Muito havia sido falado sobre o pai de Luke, mas nada sobre sua mãe, e George ventilou consertar essa ponta solta com Fett, retirando seu capacete, revelando ser a mãe de Luke.

Porém, isso soou tão ridículo na época como soa hoje em dia, com o próprio Mark Hamill desconsiderando completamente a possibilidade.

Yoda Macaco

Essa é uma das mais bizarra. Yoda é um dos personagens mais icônicos da trilogia clássica de Star Wars, feito em formato de fantoche, e dublado por Frank Oz. No entanto, George Lucas tinha uma ideia diferente, pôr um macaco para fazer os movimentos do mestre jedi.

Essa bizarrice obviamente não deu em nada, mas, tornou-se um meme na comunidade de Star Wars.

Os Sons de Star Wars

Star Wars é uma verdadeira galáxia de sons icônicos, todos feitos com coisas do nosso cotidiano. O som lendário dos sabres de luz foi feito com sons de projetores de cinema e TVS de tubo. Os rugidos de Chewbacca foram feitos misturando os sons de diversos animais, de cães até leões.

O som opressivo dos Caças-Ties Imperiais foi feito com a mistura de sons, de elefantes até carros derrapando em alta velocidade no asfalto molhado. Já as X-Wing rebeldes foram feitas com o som de canhões de artilharia disparando.

Já os monstruosos AT-AT imperiais foram feitos com o som de carros a vapor e máquinas industriais, dando a sensação de um verdadeiro monstro mecânico.

E, por fim, a famosa respiração mecânica de Lorde Vader foi feita com o som alterado de aparelhos de mergulho, casando perfeitamente com a áurea desalmada e robótica do Senhor das Trevas.

Jogos Esquecidos

Muito além de Battlefront, Lego Star Wars ou Fallen Order, Star Wars possui dezenas de jogos, tanto para consoles e PC, quanto para Mobile. Nesse processo, muitos jogos interessantes acabaram completamente esquecidos em meio ao mar de conteúdos, confira alguns abaixo:


1. Star Wars: Republic Commando (2005)

Um FPS tático focado em um esquadrão de clones de elite. Fugindo dos Jedi, o jogo entrega uma experiência intensa, com comandos de equipe e narrativa mais sombria. É querido por quem jogou, mas passou batido pelo grande público.

2. Star Wars: Bounty Hunter (2002)

Aqui você controla Jango Fett, vivendo uma aventura no submundo da galáxia. Focado em caça de recompensas, tiroteios e jetpack, é um jogo que muita gente nem sabe que existe, mas é pura vibe Mandaloriana.

3. Star Wars: Shadows of the Empire (1996)

Lançado para Nintendo 64 e PC, esse jogo acompanha Dash Rendar, um personagem criado só para esse projeto. Mistura fases de nave, plataforma e tiro em terceira pessoa. Na época foi revolucionário, mas hoje é bem pouco lembrado.

4. Star Wars: Masters of Teräs Käsi (1997)

Sim, Star Wars tentou fazer um jogo de luta! É um fighting game bem esquisito, com Luke, Leia, Han e até Darth Vader trocando socos e chutes. Foi massacrado na crítica, mas virou cult justamente pela bizarrice.

5. Star Wars: Jedi Power Battles (2000)

Um beat ‘em up cooperativo lançado no PlayStation e Dreamcast. Você escolhe entre Jedi como Mace Windu, Obi-Wan e Plo Koon, e sai cortando droides pela galáxia. Divertido, difícil e hoje bem esquecido.

6. Star Wars: Starfighter (2001)

Um jogo de combate espacial que se passa durante os eventos de A Ameaça Fantasma. Bastante competente, com missões dinâmicas, mas acabou ofuscado por outros jogos maiores da franquia.

7. Star Wars: Galactic Battlegrounds (2001)

Simplesmente um Age of Empires no universo de Star Wars! É literalmente feito na mesma engine. Estratégia em tempo real, com batalhas épicas entre Império, Rebeldes, Wookies e até os Gungans.

O Especial de Natal

O Especial de Natal de Star Wars é uma verdadeira relíquia, sendo exibido uma única vez na televisão estadunidense, e sendo prontamente esquecido, com nem mesmo os atores desejando falar dessa obra bizarra.

Lançado em 1978, um ano após Uma Nova Esperança, a trama retrata Chewbacca, que viaja até seu planeta natal junto a Luke, Han e Leia, para celebrar o Dia da Vida, ao lado de sua família, rendendo até mesmo algumas cenas de musical (acredite se quiser), e outros feitas em formato de animação, tornando o filme ainda mais aleatório.

Essa bizarrice ficou sumida por anos, mas, graças ao Youtube, pode ser assistida por todos com facilidade. Abaixo, confira alguns momentos dessa obra duvidosa.

O Boneco Milionário de Boba Fett

O boneco do famoso Caçador de Recompensas, foi fabricado pela Kenner no fim dos anos 1970, mas, foi tirado de circulação, uma vez que seu foguete portátil, poderia ser engolido pelas crianças.

Porém, os colecionadores não deixaram o boneco no esquecimento, e em 2024, uma de suas versões foi leiloada por 2,8 milhões de dólares, em um leilão realizado em Dallas, nos Estados Unidos, sendo um dos itens Nerd mais caros já vendidos.

As Grande Sátiras

Star Wars, como qualquer outra grande saga do cinema, lidou com cópias descaradas, e também, com sátiras irônicas, abaixo, vamos conhecer as duas mais notórias.


O Humanoide (1978)

Na onda do sucesso de Star Wars, o cinema italiano resolveu tentar... e entregou O Humanoide, uma cópia tão descarada que beira o absurdo. Visualmente, tenta replicar cenários, naves e até efeitos especiais do filme de George Lucas, mas com orçamento bem mais modesto. A trama acompanha um vilão que cria um super-humano indestrutível (sim, uma mistura maluca de Darth Vader com Hulk), enquanto heróis tentam impedi-lo. É um filme que não tem vergonha nenhuma de plagiar, desde os figurinos até a trilha sonora, mas justamente por isso virou uma peça curiosa da cultura pop, tosco, bizarro e fascinante de se assistir.


Spaceballs (1987)

Aqui a cópia é intencional, e hilária. Dirigido por Mel Brooks, mestre da comédia, Spaceballs é uma sátira escancarada de Star Wars, mas também brinca com outros ícones da ficção científica, como Star Trek e Alien. O filme acompanha Lone Starr (paródia de Han Solo e Luke), que tenta salvar a princesa Vespa dos vilões do planeta Spaceball, liderados por Dark Helmet, uma versão diminuta, patética e hilária de Darth Vader. Cheio de humor nonsense, piadas metalinguísticas e críticas ao merchandising desenfreado da época, Spaceballs virou um clássico cult, amado até hoje por fãs de comédia e de ficção.

A Verdadeira Ordem Cronológica

Quando George Lucas criou Star Wars, ele imaginava uma saga gigantesca, quase como uma grande ópera espacial. Sua ideia original já contemplava uma história que começava bem antes dos eventos que vimos no cinema em 1977. Na cabeça de Lucas, existiam conceitos, personagens e acontecimentos que iam muito além daquela primeira aventura.

No entanto, ele percebeu que a primeira parte da história, que mais tarde seria conhecida como Episódios I, II e III, era muito mais política, centrada na queda da República, na ascensão de Palpatine e na transformação de Anakin em Darth Vader. Era uma trama cheia de intrigas, discussões no Senado Galáctico e desenvolvimento de personagens, algo que ele temia não ser tão atrativo para o grande público da época.

Por isso, Lucas tomou uma decisão estratégica: começar pelo trecho mais empolgante e acessível da saga, a luta da Aliança Rebelde contra o Império. Assim nasceu Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança, lançado em 1977, que tinha uma narrativa simples, direta, cheia de ação, aventura e carisma.

Curiosamente, na época do lançamento, o filme não carregava oficialmente o título de "Episódio IV", isso só foi adicionado nas relançamentos após o sucesso inesperado do primeiro filme, quando Lucas se sentiu mais confiante para expandir a história.

Com o sucesso estrondoso da trilogia clássica (Episódios IV, V e VI), ele então teve respaldo financeiro e criativo para, décadas depois, contar a trilogia prequel, mostrando a origem de Darth Vader, os bastidores da Guerra dos Clones e como a democracia caiu nas mãos do Império.

Essa decisão de começar do meio, na verdade, acabou contribuindo para o fascínio da saga. Ela nasceu cheia de mistérios, com o passado dos personagens sendo citado, mas não mostrado. Esse senso de uma galáxia viva, com histórias que antecedem o que vemos, foi um dos segredos do sucesso de Star Wars, um universo que sempre pareceu maior do que a própria tela.

 



3 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Rated 5 out of 5 stars.

top

Like

Tier NERD
Tier NERD
May 28
Rated 5 out of 5 stars.

Especial de Natal é icônico

Like

Rated 5 out of 5 stars.

Gostei demais das curiosidades 👏🏻👏🏻

Like

©2022 por Lar Da Cultura POP. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page