top of page

Os Primeiros Desenhos de Super-Herói

Foto do escritor: Canal Cultura POPCanal Cultura POP

Os desenhos animados foram o mecanismo que conectou milhões de fãs aos super-heróis que antes habitavam somente as páginas dos quadrinhos. Quem não tem pelo menos UM desenho de herói que marcou a sua infância? Eu por exemplo, acompanhava a série animada do Batman dos anos 1990 (comente a sua série favorita de herói). Mas afinal, quais foram os primeiros desenhos de super herói? Quando Batman, Superman e Homem Aranha apareceram pela primeira vez nas telinhas? É isso que iremos descobrir hoje!

Desenhos animados do Homem Aranha, Superman e Batman e Robin
 

(Os Primeiros Desenhos de Super-Herói)


Superman (Fleischer Studios)

O primeiro grande desenho de super-herói só poderia ter Superman, o herói primordial, como protagonista. Essa foi a primeira jogada da National Comics (futura DC) para levar seu maior nome a novas mídias além dos quadrinhos. Na época, o Homem de Aço era líder absoluto em vendas de HQs, especialmente entre os soldados americanos na Segunda Guerra Mundial, e também dominava a audiência no rádio.

Produzido pelos estúdios Fleischer e distribuído pela Paramount, Superman foi a animação mais cara de sua época, com um custo médio de 50 mil dólares por episódio (para comparação, Popeye, o segundo desenho mais caro do estúdio, custava cerca de 14 mil por episódio). A série contou com 17 episódios lançados nos cinemas entre 1941 e 1942, já que a televisão ainda não era comum nos lares.

Logo no primeiro episódio, Superman and the Mad Scientist, a série demonstra sua maestria. Os aspectos técnicos são impecáveis, com o visual art déco para Metrópolis e designs que parecem ter saltado diretamente dos quadrinhos. As cenas de ação são magníficas, especialmente quando acompanhadas pela trilha sonora frenética.

A animação foi responsável por estabelecer diversos elementos marcantes da mitologia do Homem de Aço, como as frases “É um pássaro? É um avião? Não, é o Superman!” e “Mais rápido que uma bala, mais forte que uma locomotiva...”. Até mesmo a cena clássica de Clark Kent entrando em uma cabine telefônica para se transformar em Superman nasceu ali.

O alto custo de produção resultou no encerramento da série após 17 episódios, mas isso foi o suficiente para consagrá-la como um dos maiores clássicos das animações de super-heróis.

 

Homem Aranha (A Série de TV)

O Homem Aranha foi o maior sucesso dos quadrinhos da Marvel nos anos 1960, surgindo como um verdadeiro fenômeno, uma ideia inovadora, de um herói jovem, mais próximo que lhe acompanhava.

´´Homem Aranha, aí vem o Homem Aranha...´´ bordões como esse apresentado na música clássica de Ray Ellis, que futuramente se tornariam memes, surgiram nesse desenho lendário, encabeçado pela Marvel em 1967, com 52 episódios em 3 temporadas, encerrando-se em 1970.

A série é divertida e nostálgica, trazendo em seus episódios, os vilões mais marcantes do Amigão da Vizinhança, do Abutre até Elektro.

Uma curiosidade, todos conhecem essa foto dos dois homens apontando um para o outro:

Esse icônico meme surgiu no episódio 19, quando o Mystério, mestre das ilusões, fez o Homem Aranha distrair-se com um reflexo de si mesmo, e dessa notória imagem, surgiram milhões de memes de todos os cantos do mundo, sendo referenciada inclusive pelo trio, Tobey, Tom e Andrew em seu crossover em Homem Aranha: Sem Volta Para Casa.

 

Super Amigos

O desenho mais conhecido e talvez o mais referenciado de todos nessa lista. Iniciado em 1973 e encerrado no mesmo ano, foi um dos desenhos mais icônicos da Hanna Barbera, e transmite perfeitamente o espírito dos quadrinhos da época: Bobos, infantis e inegavelmente toscos.

A série focava em lendas da DC, como Batman, Superman e Mulher Maravilha, mas também em personagens menos reconhecidos, como os Irmãos Maravilha e seu cão.

A série acabou sofrendo um pouco com as censuras da época, que tornou suas tramas mais brandas, mas ainda sim, alvo de ataques por parte de alguns ´´especialistas´´, que julgavam-na violenta demais.

Apesar da curta duração, a série rendeu diversos relançamentos, que se estenderam até os anos 1980, tornando-a uma verdadeira lenda da cultura pop, alvo também de memes, especialmente no desenho ´´Frango Robô´´, que concentra a maioria das zoeiras contra o Aquaman e Batman, um por ter poderes toscos, e outro por não tê-los.

 

Batman/Superman Hour

Após a série de 1966, a primeira Batmania estourou na cultura pop, sendo superada somente pela sua segunda onda na década de 1980. Batman se tornava o mais símbolo da DC, enquanto seu colega, Superman, começa a perder força, uma vez que com o surgimento de heróis cada vez mais inovadores, personagens imutáveis e moralmente deslocados no tempo, perdiam espaço.

Com isso, a DC lançou o desenho Batman/Superman, em 1968, com histórias tanto da Dupla Dinâmica Batman e Robin, quanto de Superman, e as vezes, com o trio reunido. As séries são muito fiéis aos quadrinhos dos personagens, e os episódios com Batman e Robin, lembram e muito os da série estrelada por Adam West e Burt Ward, tanto nos trejeitos, quanto no visual dos personagens.

Desenvolvida pelo Filmation e exibida pela CBS, a série contou com 34 episódios, tendo como seu maior trunfo, ser a primeira aparição de Batman e Robin no mundo das animações.

 

As Novas Aventuras do Superman

Talvez o segundo maior desenho do Homem de Aço, atrás somente da lendária série desenvolvida por Paul Dini no anos 1990. As Novas Aventuras do Superman, foi a segunda aparição do Homem de Aço na telinhas, com formato semelhante ao desenho clássico da Fleischer, com episódios curtos e dinâmicos, com tramas simples, especialmente devido a simplicidade dos quadrinhos da época.

A série estendeu-se por 4 temporadas, iniciando-se em 1966, e encerrando-se em 1970, tornando-se uma das adaptações mais icônicas do Escoteiro Azul. A série prestou-se a um serviço de adaptação além do desenho clássica, trazendo Jimmy Olsen e Perry White ao elenco de Superman, trazendo sua mitologia dos quadrinhos para o grande público.

 

Os Super-Heróis da Marvel

Uma verdadeira carta de amor ao auge do Universo Marvel nos anos 1960. Heróis como Namor, Capitão América, Vingadores, Quarteto Fantástico e até mesmo os X-Men, lutando lado a lado, contra vários dos vilões mais lendários da editora.

O desenho é simples e um tanto mal animado, mas, ganha por reunir tantos ícones da editora em aventuras únicas e fiéis aos quadrinhos. A série teve apenas uma temporada, com 65 capítulos, com direito a quase todo o panteão da Marvel. A série contou com diversos segmentos, como as séries de Namor (Episódio disponibilizado acima), Capitão América, Homem de Ferro, Incrível Hulk e Poderoso Thor, servindo como um receptáculo para os desenhos da Marvel. A responsável por desenvolver essa imensa empreitada ao lado da Marvel Comics, foi Grantray-Lawrence Animation.


Comments


©2022 por Lar Da Cultura POP. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page