Os Mestre e Aprendizes Sith em Star Wars
- Canal Cultura POP
- 1 de abr.
- 6 min de leitura
A Regra de Dois, fundada por Darth Bane após a derrota final da Ordem Sith pelas mãos dos jedi, definiu um novo paradigma para os Sith. Agora, eles não precisariam mais de grandes exércitos de usuários da força, somente dois, um mestre, e um aprendiz, um para possuir o poder, e outro para cobiça-lo. Hoje, vamos conhecer algumas relações entre mestres e aprendizes do Lado Sombrio, tanto depois, quanto antes da Regra de Dois de Darth Bane.

Darth Bane e Darth Zannah

A primeira relação entre mestre e aprendiz na Regra de Dois. Bane foi o responsável por destruir a Irmandade da Escuridão de Lorde Kaan, e nos escombros da última batalha entre jedis e sith, ele encontrou Rain, uma garota com um imenso potencial na força, e um ódio ainda maior, após ter sua família morta na batalha, culpando os jedi por isso.
Bane a resgatou, treinando-a por duas décadas, preparando-a para supera-lo, pois em sua ideologia, o aprendiz SEMPRE deve superar o mestre, para garantir que somente o mais forte, governe o Lado Sombrio. E, nos eventos de Dinastia do Mal, Zannah derrota seu mestre, usando seus dons da feitiçaria sith para vencer a força bruta de Bane, tornando-se a Lady Sombria dos Sith, e adotando Darth Cognus como sua aprendiz. Logo de cara, a Regra de Dois de Bane foi um sucesso, os sith estava ganhando poder, e a cada geração, tornaram-se mais poderosos e sábios, até chegar na Queda da República.
Darth Plagueis e Darth Sidius

A relação entre mestre e aprendiz que destruiu a República e a Ordem Jedi. Plagueis talvez tenha sido o Lorde Sith mais sábio de todos os tempos, o mestre da força que por pouco não dominou completamente as midichlorians, podendo controlar a vida e a morte por completo.
Como aprendiz, ele escolheu Sheev Palpatine, um jovem nobre de Naboo, poderoso o suficiente para ocultar as próprias habilidades dos Jedi, mantendo-se no anonimato até sua adolescência. Sheev era orgulhoso e arrogante, e Plagueis, sob a alcunha de Dom Damasco, manipulou seus desejos de grandeza para trazê-lo ao lado sombrio. Lentamente, ele infectou a mente psicótica de Palpatine com o Lado Sombrio, fazendo-o matar toda a sua família e, assim, segui-lo em sua missão.
Plagueis o treinou, transformando-o no sith perfeito, o ápice da Regra de Dois, nomeando-o como Darth Sidious. Porém, ele não desejava ser morto por Sidius, ele queria que ambos fossem o ponto final da Regra de Dois, governando juntos a galáxia. Através do brilhantismo de ambos, Palpatine se infiltrou no Senado da República, tornando-se Chanceler Supremo, uma posição de poder vital para seus planos de poder. E foi nesse momento que Sidius mostrou sua verdadeira natureza, embebedando seu mestre e matando-o com seus relâmpagos, deixando suas cinzas em dois enormes vasos em seu escritório, como um último deboche com seu mestre.
Sidius o respeitava e admirava, mas ele não tinha nenhuma pretensão de manter-se à sombra dele, o poder absoluto deveria pertencer a somente um, e deveria ser ele.
Darth Sidius e seus aprendizes

Sidius inovou a Regra de Dois, fazendo-os competir entre eles (mesmo sem saberem), e descartando-os ao primeiro sinal da fraqueza, por isso, teve três aprendizes.
Darth Maul
Treinado durante o aprendizado de Sidius com Plagueis, deveria ser somente um agente dos Lordes Sith, treinado somente em combate, sem aprofundamento nos dons na força.
Maul foi entregue pelas Irmãs das Noite de Dathomir nas mãos de Sidius, que lhe treinou com todo o ódio possível, tornando-o uma verdadeira máquina de matar, imerso no ódio, diferente de Dookan e Anakin, Maul jamais conheceu a luz.
Maul era poderoso, mas fracassou em eliminar Qui Gon Jin e Obi Wan Kenobi, sendo quase morto. Maul ficou preso em um planeta lixão por anos, até ser salvo por seu irmão Savage Opress, possuindo um ódio pulsante, tanto por Obi Wan, quanto por Palpatine.
Maul tornou-se um mestre do crime, chegando a controlar Mandalor, o que chamou a atenção de seu mestre, que temendo que seu antigo aprendiz pudesse se tornar um rival, foi até lá, matando Savage e aprisionando Maul. Porém, conseguiu escapar, exilando-se, até enfim conseguir uma pista da localização de Obi Wan, o único homem que odiava tanto quanto Palpatine, seguindo-o até Tatooine, onde enfim foi morto, e pela primeira vez na vida, conheceu a paz.
Conde Dookan
Dookan era um poderoso mestre jedi, mas inconformado com o sistema, com o pacifismo exagerado da Ordem Jedi, que permitia que a corrupção destruísse a galáxia. Plagueis notou seu potencial, fazendo inclusive com Sidius temesse perder sua vaga para Dookan, porém, ele mesmo livrou-se de seu mestre antes.
Após a morte de Qui Gon, seu aprendiz, Dookan deixou a Ordem Jedi, voltando para Sereno, planeta onde era um Nobre de uma família tradicional. Foi lá onde Sidius lhe contatou, trazendo-o para seu projeto de poder, usando-o como o rosto do Movimento Separatista, um líder político, de bom papo e poder financeiro, o símbolo absoluto da corrupção da República. Dookan cumpriu bem seu papel, guiando as Guerras Clônicas com brilhantismo ao lado de seu mestre, e provando-se extremamente poderoso, medindo forças com Obi Wan e Anakin mais de uma vez, duelando até mesmo com seu antigo mestre, Yoda.
Dookan foi responsável por treinar Assaj Ventress, uma assassina Sith, como uma de suas agentes, sendo uma exímia guerreira, chegando até mesmo a medir forças com Anakin e Obi Wan ao mesmo tempo.
Nos eventos da Batalha de Coruscant, Dookan foi traído por seu mestre, que desejava descarta-lo, ordenando que Anakin o matasse. Dookan pode ter morrido, mas talvez, tenha sido o mais importante entre os aprendizes de Sidius,
Mara Jade
Mara foi sequestrada por Palpatine ainda criança, e treinada pelo próprio nos caminhos da força. Como sua aprendiz secreta, Jade era posta como uma simples dançarina do palácio real, enquanto na verdade, eliminava alvos definidos por Palpatine, geralmente dentro do Império.
Sua última ordem antes da queda do Imperador, foi eliminar Luke Skywalker. Ela fracassa consecutivamente em matar Skywalker, chegando a ficar presa com o jedi, em um planeta onde ambos não poderiam se conectar com a força, e foi ali que um romance surgiu.
O primeiro ato heróico de Mara, foi salvar Luke das garras de um jedi enlouquecido, chamado Joruus C'baoth, que havia criado um clone perverso do jedi, a partir de sua mão, conhecido como Luuke.
Darth Vader
O Escolhido, manipulado por Palpatine desde que pisou em Coruscant, desejava usar seu poder contra os Jedi, em um deboche malicioso contra a Força. Ele explorou os sentimentos do jovem, o amor que sentia por sua mãe, por Padmé, o ódio que sentiu pela injustiça, o desejo que tinha de controlar as coisas, e pouco a pouco, lhe puxou para a beira do abismo.
Quando Anakin teve seus pesadelos com a morte de Padmé, Palpatine lhe manipulou, dizendo que somente o Lado Sombrio poderia salvá-la de um destino inevitável. Movido pelo medo, Anakin tornou-se Darth Vader, executando a Ordem 66 ao lado dos clones, matando centenas de jedis, traindo seus amigos e todos que confiaram nele. Posteriormente, ele foi a Mustafar para exterminar os líderes Separatistas, assim, acabando com a guerra, enquanto Palpatine fundava o Império Galáctico, prometendo estabilidade e segurança para a galáxia.
Porém, Mustafar foi o palco da queda do Escolhido, quando Obi Wan foi até lá, confrontando e derrotando seu aprendiz, devastando seu corpo, deixando-o à beira da morte. Palpatine conseguia salvá-lo, prendendo-o em uma armadura cibernética, que ceifou seu potencial, tornando-o nada mais que um fantoche nas mãos de Palpatine, poderoso, mas nunca o suficiente para superá-lo.
Porém, os sentimentos de Vader por seu filho, Luke Skywalker, foram a ruína do Imperador. Palpatine queria que Luke tornasse seu novo aprendiz, mas subestimou o autocontrole do jovem, que suportou a tentação sombria e converteu seu pai, fazendo-o matar Sidius, resgatando o lado bom que havia dentro do monstro.
Darth Revan e Darth Malak

Revan era um sábio e talentoso guerreiro. No entanto, assim como outros Jedi caídos, ele ficou revoltado com a impotência e hipocrisia da Ordem Jedi. O principal motivo dessa revolta foi a recusa da Ordem em ajudar a República nas Guerras Mandalorianas. Com isso, Revan, junto com seu fiel companheiro, Malak, reuniu um pequeno grupo de guerreiros e entrou no conflito. Graças ao poder e à inteligência militar de Revan, os Jedi venceram a guerra, e os Mandalorianos revelaram que haviam sido influenciados por um poder sombrio dos Sith.
Em busca de respostas, a dupla chegou às Regiões Desconhecidas, onde foi surpreendida por Darth Vitiate e seu novo Império Sith. A dupla tentou confrontar o Imperador, mas acabou derrotada e convertida ao lado sombrio. Em seguida, Vitiate os enviou em busca da Forja Estelar.
Durante uma batalha contra as forças da República, Revan foi traído por Malak, que disparou com seu destróier contra a nave de seu mestre. No entanto, Revan conseguiu sobreviver, sendo salvo pela Jedi Bastila Shan, com quem teria um caso futuramente.
Levado de volta ao Conselho Jedi, eles decidiram apagar as memórias sombrias de Revan, transformando-o novamente em um Jedi.
Darth Maul e Savage Opress

Um dos exemplos mais claros da desumanização proposta pela Regra de Dois. Savage, irmão de Maul, foi o responsável por resgata-lo do lixão em que havia sido abandonado, e o levou a Dathomir, onde foi curado de seus ferimentos pelas Irmãs da Noite.
Assim, Maul tomou para si um desejo de vingança contra Obi Wan e Palpatine, e tornou seu irmão, seu aprendiz, nem mesmo lhe chamando como deveria, definindo sua relação meramente como de mestre e aprendiz, e não mais uma irmandade.
Ambos formaram uma grande dupla, mas acabaram derrotados, e Savage, morto por Sidius.
Comments