top of page

Os 10 Personagens Mais Icônicos dos Games

Os Videogames possuem personalidades quase tão icônicos quanto o cinema e a literatura. Em seus mais diversos gêneros e eras, os jogos trouxeram diversas lendas da ficção. Hoje, vamos listar os 10 melhores personagens mais icônicos dos games.

ree

Lara Croft

ree

Lara Croft é a protagonista da franquia Tomb Raider, uma das personagens mais icônicas da cultura pop e dos videogames. Criada pela desenvolvedora britânica Core Design e lançada pela Eidos Interactive em 1996, Lara é uma arqueóloga aventureira conhecida por sua inteligência, coragem e habilidades extraordinárias. Sua missão principal é explorar tumbas, resolver enigmas antigos e enfrentar perigos sobrenaturais e humanos enquanto busca artefatos perdidos. Originalmente, Lara foi apresentada como uma aristocrata britânica, filha do Lord Henshingly Croft. Após sobreviver a um acidente de avião nos Himalaias, ela abandona sua vida de luxo para se dedicar à arqueologia. No reboot da série, lançado em 2013, sua origem foi reimaginada, mostrando-a como uma jovem inexperiente que evolui para uma aventureira destemida após naufragar na ilha de Yamatai e enfrentar desafios extremos.

Lara é determinada, curiosa e resiliente, sendo uma mistura de autossuficiência e compaixão. Seu visual clássico, com regata verde, shorts marrons e pistolas duplas, tornou-se um ícone dos jogos antigos, enquanto no reboot ela ganhou trajes mais realistas e equipamentos práticos, como arcos e picaretas. A personagem é uma atleta habilidosa, capaz de escalar, nadar e lutar, além de ser especialista em combate e resolver enigmas complexos, o que a torna uma figura indispensável no gênero action-adventure.

Em 2024, Lara Croft foi premiada como a personagem mais icônica dos videogames, pelo prêmio Bafta. Realmente, estava com a moral em alta!

Kratos

ree

God of War chegou às lojas em 2005, desenvolvido pela Santa Mônica Studios. No modelo hack and slash, o game de ação e aventura tornou-se um verdadeiro sucesso, não apenas por sua jogabilidade, ação e ambientação únicas, mas muito por seu protagonista, o Fantasma de Esparta.

Kratos é um guerreiro espartano, que jurou lealdade a Ares, até ser traído pelo mesmo, e matar sua própria família sob controle do Deus da Guerra.

Assim, Zeus lhe escolheu para detê-lo assim que os poderes de Ares se descontrolaram, e assim ele fez. Porém, Kratos foi traído novamente, dessa vez pelo próprio Zeus. Em God of War 2 (2007), o Espartano busca vingança contra o próprio Rei do Olimpo, que descobre ser seu pai. Apesar de vencê-lo, fracassa em matá-lo, por intervenção de Atena.

Apenas em God of War 3, ele enfim destrói o Olimpo, e com a missão cumprida, embarca rumo às Terras Nórdicas, onde se passam os dois games mais recentes da saga.

Kratos é um personagem extremamente carregado emocionalmente, indo muito além de seus poderes quase ilimitados. Ele perdeu todos que amava, confiou que os deuses lhe dariam uma nova chance, mas foi novamente manipulado. Assim, ele entrou em uma espiral de vingança, não conseguindo parar de matar até destruir Zeus, Hades, Poseidon e todo o Olimpo, mesmo que a custo de vidas inocentes.

Em God Of War 2018, vimos uma nova personalidade para o ex-deus da guerra. Após casar-se com Faye e ter seu filho, Atreus, ele lutou para abandonar seu antigo eu. Através do amor, ele tentou buscar a redenção para si mesmo, pelo animal que ele havia sido por anos.

Mesmo mantendo sua persona carrancuda, ele faz o possível para criar seu filho com amor e ensiná-lo a não render-se ao ódio, como ele mesmo fez no passado. Pois ele sabe que isso pode destruir um homem por completo.

No processo, ele teve de enfrentar novos seres mitológicos, como Thor e o próprio Odin, que ameaçaram trazer de volta o homem que ele tentou abandonar na Grécia.

Falando de poderes, ele se torna ainda mais interessante. Além de sua inegável habilidade em combate, que mostrou-se suficiente para derrotar guerreiros a nível de Hércules e Ares. Sua força é algo quase incalculável, uma vez que mostrou-se capaz de erguer os 9 Reinos de Asgard, com um peso virtualmente infinito. É realmente outro patamar!

Sem dúvida, Kratos é um dos personagens mais badass dos games, e não poderia ficar de fora da lista.

Steve

ree

Talvez o mais querido de todos na lista, por ser um reflexo de nossa própria imaginação. Desenvolvido pela Mojang e lançado em 2012, Minecraft é basicamente o maior jogo de Mundo Aberto já feito, com possibilidades virtualmente infinitas de criação. Se quiser ir ao End e matar o Ender Dragon, você pode. Se quiser ir ao Nether viver em um submundo alternativo, você pode. Mas, se quiser criar uma casinha, próximo a um vilarejo de Villagers, e viver na paz, você também pode.

Steve não pode falar, e nem mesmo tem uma aparência muito elaborada, mas é a face daquele que possivelmente é o jogo mais icônico de todos os tempos. Um jogo onde você constrói sua própria história, por meio de Steve.

Ele pode ser um construtor, um guerreiro, um explorador, tudo depende de você.

Não importa o quão estranho isso pareça, mas o protagonista de Minecraft também é imensamente poderoso. Ele é capaz de carregar consigo centenas de blocos de pedra sem dificuldade. Quebrar diamante com as mãos. Resistir à explosão, flechadas, golpes de espada e muito mais. Além disso, é exímio em diversas técnicas de sobrevivência, sendo um bom caçador, construtor e minerador. O cara não é de se jogar fora!

E, como não poderia ser diferente, ele se tornou um verdadeiro meme, aparecendo em diversos vídeos de humor e sendo adicionado em diversos mods em outros jogos, como por exemplo, GTA V (que é muito reconhecido por isso).

Em Minecraft: O Filme, de 2025, Steve (interpretado por Jack Black) recebeu uma origem. Ele seria uma criança curiosa, que ao explorar uma mina junto a seu pai, encontraria um cubo mágico, que poderia levá-lo ao mundo de Minecraft, que para nós, seria um tipo de realidade alternativa. Nesse novo mundo, Steve é praticamente um deus, responsável por protegê-lo de ameaças externas, e guiá-lo conforme sua vontade.

CJ

ree

Se Steve era um meme, CJ é simplesmente a figura mais adicionada através de mods em todos os jogos possíveis e imagináveis.

Carl Johnson é o protagonista de GTA San Andreas, lançado em 2004 pela Rockstar Games, jogo esse, considerado por muitos não só o melhor da franquia, mas um dos melhores jogos de todos os tempos.

Carl era natural de Los Santos, mas decidiu deixa-la para mudar de vida. Porém, após a morte de sua mãe, ele decide voltar à cidade, retomando sua vida de crimes. Big Smoke, seu grande 'amigo' e traficante de drogas, pede que CJ permaneça em Los Santos e ajude ele e seus novos sócios a reerguer a influência de sua gangue no cenário cada vez mais corrupto da metrópole.

CJ é enviado em diversas missões, desde enfrentar gangues rivais e policiais corruptos, participar de corridas ilegais, cometer assaltos, até invadir a notória Área 69, uma instalação militar secreta, que abrigava aliens, o que rendeu diversas teorias em torno da presença de extraterrestres em outras partes do jogo.

Ao fim da trama, CJ é traído por Big Smoke, tendo que encarar a missão mais difícil do game, eliminando sua gangue inteira para enfim matá-lo.

Carl foi interpretado por Young Maylay, na época aspirante a rapper, que deu uma personalidade única ao personagem. CJ é retratado como um cara consideravelmente ´´comum´´, em comparação aos protagonistas insanos da saga. Ele até mesmo demonstra arrependimento após cometer certos atos, soltando seu lado mais agressivo somente quando alguém importante para ele corre perigo.

Foi com ele também que a Rockstar experimentou o modo de customização, onde, com dinheiro dentro do jogo, você poderia vesti-lo de maneiras diferentes e também mudar sua aparência física, comendo mais para engordar ou malhando para ficar bombado.

Como dito no início, Carl tornou-se o rosto de GTA até os dias de hoje, sendo talvez seu personagem mais carismático. Com isso, passou a ser adicionado em diversos outros jogos, por meio de modificações. Até mesmo em Mortal Kombat, ele já foi personagem jogável. Para quem não acredita, veja a imagem abaixo:

ree

Joel

ree

Joel é o protagonista do jogo e da série The Last of Us. Ele é um sobrevivente em um mundo pós-apocalíptico dominado por uma doença devastadora que transforma as pessoas em criaturas hostis e perigosas.

A história de Joel começa vinte anos após a disseminação da infecção. Ele é um contrabandista e vive em uma zona de quarentena militar.

Sua vida muda drasticamente quando ele é encarregado de proteger e escoltar Ellie, uma jovem com imunidade à doença, até um grupo de resistência conhecido como os Vagalumes

Ao longo do jogo, Joel e Ellie enfrentam diversos perigos, incluindo infectados, sobreviventes violentos e desafios emocionais. Durante essa jornada, eles desenvolvem um vínculo afetivo e Joel se torna uma figura paterna para Ellie.

Assim como o game anterior, The Last of Us alcançou uma notoriedade notável, sendo adaptada em 2023, em série produzida pela HBO. Interpretado por Pedro Pascal, o Mandaloriano de Star Wars, o personagem continuou sendo bem visto, e atingiu um novos status de fama, com a série sendo um grande sucesso nas críticas, tanto especializada quanto popular.

Arthur Morgan

ree

Arthur Morgan é o protagonista do jogo Red Dead Redemption 2, desenvolvido pela Rockstar Games. Ele é um membro da gangue de fora da lei liderada por Dutch van der Linde, conhecida como a gangue de Van der Linde.

A história de Arthur se passa no final do século XIX, durante os últimos dias do Velho Oeste nos Estados Unidos. A gangue está em fuga após um assalto fracassado e enfrenta a pressão das autoridades e de gangues rivais.

Ao longo do jogo, Arthur lida com conflitos internos, questionando sua lealdade à gangue e a moralidade de suas ações. Ele embarca em missões perigosas, rouba trens, assalta bancos e enfrenta inimigos perigosos.

Conforme a história avança, Arthur começa a questionar o estilo de vida criminoso da gangue e busca encontrar um propósito maior. Ele se envolve em eventos históricos, como o declínio do Velho Oeste e a chegada da era industrial.

Sonic

ree

O ouriço da Sega é conhecido como um dos personagens mais rápidos da ficção e o ícone máximo da empresa. Sonic foi criado por Yuji Naka e Naoto Oshima para substituir Alex Kidd como mascote da Sega. Ele deu as caras pela primeira vez em Sonic: The Hedgehog, de 1991, lançado para Mega Drive.

A maioria dos jogos do Ouriço são no formato 2D de rolagem, onde o velocista precisa impedir seu arqui-inimigo, Robotinik, de dominar o mundo com seus robôs. Muitas vezes, ele atua ao lado de seu melhor amigo, Tails, nessas missões.

Sonic possui mais de 40 jogos e tornou-se um dos nomes mais icônicos da cultura pop. Sua fama foi muito além dos videogames, chegando aos quadrinhos e até mesmo ao cinema.

Nas telonas, o Ouriço Azul possui uma trilogia, iniciada em 2020 e concluída em 2024. Em um dos raros casos em que uma adaptação de jogo realmente agradou as pessoas, a trilogia foi um tremendo sucesso, investindo muito na comédia.

Porém, assim como os outros citados, Sonic sofreu com os mods e também com as fanfics da internet. Quem não ouviu falar do famoso Sonic EXE? Uma fita do jogo que amaldiçoava o jogador que a usasse. E outras ainda mais elaboradas, onde Sonic tomava uma forma física, com olhos vermelhos e dentes enormes, e perseguia o jogador no mundo real. Viajado é pouco para essas histórias!

Recentemente, uma relação foi feita entre Sonic e as pessoas do Espectro Autista, que parecem ter um imenso carinho pelo personagem. Isso começou como uma mera especulação, uma vez que muitos autistas, tanto crianças quanto adultos, amavam Sonic e seus jogos. No entanto, isso tem raízes científicas. Em pesquisa realizada pela Bridge Care ABA, o motivo desse hiperfoco está na repetição da jogabilidade, nas cores vibrantes e nas músicas altas e envolventes. Como prova disso, todos os jogos da saga que fogem o mínimo dessa fórmula são considerados os piores dela.

Porém, isso não é uma regra. Eu mesmo, como membro da comunidade, nunca fui fã da saga.....

Por sua tremenda popularidade entre as massas, e por facetas tão interessantes que permeiam sua figura, Sonic merecia, sem dúvida alguma, uma vaga entre as maiores lendas dos videogames.

Master Chief

ree

Master Chief é o protagonista da série de games Halo. Ele é um super soldado geneticamente aprimorado conhecido como Spartan-II (semelhante ao Capitão América). Sua história começa quando ele é selecionado como uma criança para fazer parte do programa Spartan e é submetido a um intenso treinamento militar.

No primeiro jogo, Master Chief é acordado de sua hibernação para combater uma ameaça alienígena conhecida como Covenant. Ao longo da série, ele enfrenta inimigos novos e poderosos, como o Flood e os Prometheans.

 Chief é conhecido por sua armadura icônica, chamada de Armadura MJOLNIR, que lhe confere habilidades avançadas e proteção. Ele também é acompanhado pela inteligência artificial Cortana, que o auxilia em suas missões.

A história de Master Chief continua em vários jogos subsequentes, sua jornada envolve descobertas sobre a história dos Forerunners, a luta contra o domínio dos Covenant e a busca pela salvação da humanidade.

Um ponto a se ressaltar é a alta qualidade da franquia Halo como um todo, com a nota mais baixa entre os 9 jogos da saga, sendo um 74%, uma média ainda muito boa. Diferente de alguns personagens a seguir, Master Chief jamais recebeu uma série ou filme próprio, aparecendo somente nos games de Halo.

Mário

ree

Que Mário? O da Nintendo...... é claro! Muitos não sabem, mas o encanador mais famoso da cultura pop não apareceu pela primeira vez em um jogo solo, e sim, como um mero NPC conhecido como ´´Jumpman´´, no clássico Donkey Kong de 1981.

Seu primeiro jogo oficial foi Super Mario Bros, de 1985, lançado originalmente para NES. O game simples no formato de rolagem lateral rendeu mais de 200 continuações, tanto principais quanto spin-offs, desde Donkey Kong até as últimas adaptações para Nintendo Switch.

Seu império nos jogos é um dos maiores da ficção, rendendo mais de 30 bilhões de dólares em todo o mundo, e mais de 840 milhões de cópias vendidas, sendo a franquia mais vendida dos videogames, com quase o dobro de vendas do segundo lugar, Tetris.

No entanto, esse sucesso inicialmente não se refletiu em suas adaptações cinematográficas. Em 1993, Mario e Luigi chegaram aos cinemas, em uma obra no mínimo inusitada. Atuações terríveis, trama bizarra e visuais dignos de uma paródia fizeram desse filme um dos primeiros de muitos desastres em adaptações de jogos. Um orçamento de 41 milhões de dólares rendeu apenas 38, enterrando o Encanador até 2023.

Pelas mãos da Illumination, Mario recebeu uma adaptação em 3D. Os irmãos italianos acabam caindo no Reino Cogumelo, abandonando suas vidas tediosas como encanadores, e salvando a Princesa Peach das mãos de Bowser. Ao contrário da primeira tentativa, aqui temos uma aventura cativante, esteticamente belíssima e agradável aos fãs. Não por menos, a bilheteria ultrapassou 1,3 bilhões de dólares.

Quando se fala de videogames, Mario é simplesmente o rei. Mario não é só o mascote da Nintendo — ele é o símbolo de toda uma geração que aprendeu a jogar sorrindo.

Scorpion

ree

A face da maior franquia de jogos de luta de todos os tempos. Mortal Kombat teve início em 1992, originalmente para os fliperamas, e posteriormente, ganhou espaço nos consoles. Seus gráficos realistas, personagens baseados em atores e fatalities brutais tornaram o jogo um tabu por um bom tempo, com diversas censuras ameaçando ceifá-lo ainda no princípio.

MK foi banido em diversos países, como Coreia do Sul e Austrália. Teve códigos aplicados na versão japonesa para desbloquear efeitos mais violentos que eram inicialmente censurados. Politicamente, o jogo também sofreu. Nos EUA, Senadores americanos criticaram o anúncio do jogo em rede nacional, alegando que ele promovia a violência entre os jovens. No Reino Unido, os pôsteres do jogo foram censurados pelo Advertising Standards Authority (ASA), por glorificarem a violência.

Mesmo com tanta controvérsia, o game resistiu. Entre personagens icônicos como Raiden, Sonya Blade e Sub-Zero, foi Scorpion que se destacou. Sua aparência e estilo de combate únicos, somados com seu golpe especial de lançar e puxar sua corrente rapidamente (o famoso get over here), tornaram-no muito popular. Scorpion é oficialmente o personagem mais jogado da história de Mortal Kombat.

Mesmo sendo o ícone da franquia, ele não fez história somente nela. Scorpion deu as caras em Mortal Kombat vs DC Universe e Injustice: Gods Among Us.

Com o passar dos jogos, ele recebeu um nome verdadeiro, Hanzo, e uma história de origem melancólica. Hanzo sempre foi um grande guerreiro, mas vivia uma vida pacata ao lado de sua família, em um vilarejo simples. Porém, Sub-Zero e seus soldados interromperam essa paz, matando todos na vila, incluindo o próprio Hanzo. No reino dos mortos, seu espírito implorava por vingança, retornando na forma de um fantasma. Ele espera o torneio, para que tenha a chance de matar Sub-Zero, pois para ele, matá-lo fora da competição seria desonroso.

Nos filmes de Mortal Kombat, ele é retratado de maneira um tanto rasa. Na adaptação de 1995 e sua continuação de 1997, ele nada mais é que um dos guerreiros de Shao Kan, sem nem ao menos ter uma explicação quanto à sua origem ou motivação.

Apesar desses altos e baixos, e da pressão em torno de sua franquia, Scorpion segue sendo um dos grandes ícones da cultura pop, o maior nome de Mortal Kombat e uma lenda dos games.

Bom, para nós, esses são os dez maiores personagens da história dos videogames. É claro, sabemos que muitos ficaram de fora, por isso, vamos deixar algumas menções honrosas, que por pouco não foram inclusas:

  • Link (Zelda)

  • Pac-Man (Pac-Man)

  • Agente 47 (Hitman)

  • Nathan Drake (Uncharted)

  • Ellie (The Last of Us)

  • Solid Snake (Metal Gear Solid)

  • Geralt (The Witcher)

  • Jimmy (Bully)


Faltou algum? O que achou da lista? Não deixe de comentar! Caso tenhamos sucesso, traremos novos conteúdos relacionados a jogos por aqui, então, fique atento a nossas próximas publicações.

 
 
 

2 comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
Obtuvo 5 de 5 estrellas.

Sonic é o maior da lista


Me gusta

Tier NERD
Tier NERD
11 ago
Obtuvo 5 de 5 estrellas.

Concordo

Me gusta

©2022 por Lar Da Cultura POP. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page