OS FILMES CANCELADOS DE DC/MARVEL
top of page

OS FILMES CANCELADOS DE DC/MARVEL

Atualizado: há 4 dias

Os universos de Marvel e DC são conhecidos por suas dezenas de filmes, com mais e mais continuações, chegando a ser difícil acompanhar todas as suas produções e lore (MCU que o diga). Mas, diversos projetos jamais viram a luz do dia, alguns realmente promissores, e outros que devemos erguer as mãos por terem sido cancelados. Hoje, vamos falar de algumas dessas produções, que foram engavetadas pela eternidade.

ree

Superman Lives

ree

Sem dúvida, o cancelamento mais famoso da lista, que chegou a ser referenciado em The Flash (2023). Em 1990, o universo de Christopher Reeve com Superman havia chegado ao fim. Assim, Tim Burton, responsável pelos filmes do Batman desde o fim dos anos 1980, passou a desenvolver um projeto para reviver o Homem de Aço nos cinemas. O roteirista Kevin Smith também embarcou nessa empreitada, chamada previamente de Superman Lives.

E o ator responsável por viver o Homem do Amanhã na obra seria o icônico Nicolas Cage. Até então, o ator havia feito papéis em filmes como Arizona Nunca Mais e Feitiço dos Sonhos.

Burton iria dar ao Superman seu estilo gótico e bizarro, algo totalmente incomum ao herói. Brainiac havia sido cotado para ser o vilão da trama, nessa que seria sua primeira aparição em live-action.

Porém, os gastos excessivos e diferenças criativas fizeram com que o projeto fosse cancelado. Isso não impediu que montagens e especulações corressem pela internet.

Cage demonstrou-se decepcionado com o cancelamento, estando muito interessado em viver o Último Filho de Krypton.

Não nego que seria massa ver essa versão, mas que seria bizarro, seria!

Batman Triunfante

ree

Esse é o tipo de filme pelo qual os fãs devem agradecer por nunca ter ocorrido! Após o fracasso estrondoso de Batman & Robin (1997), Joel Schumacher afastou-se do Cavaleiro das Trevas, mas ele ainda tinha mais uma carta na manga, que seria lançada se Batman & Robin não tivesse simplesmente sido a maior aberração do gênero de heróis até então.

George e Chris haviam assinado um contrato para três filmes, ou seja, ainda estavam devendo um. Sem dúvida, uma dívida que os fãs da DC estariam dispostos a perdoar.

Para quem não sabe, os filmes de Joel fazem parte do universo de Tim Burton, apesar das conexões entre os filmes serem rasas e o elenco mudar quase por completo (com exceção de Gordon e Alfred).

A Warner manteria os três heróis do filme anterior: Batman (George Clooney), Robin (Chris O’Donnell) e Batgirl (Alicia Silverstone), que enfrentariam o Espantalho, que tudo indica seria interpretado por Nicolas Cage. Através de seu gás do medo, o vilão faria com que Batman visse o Coringa de Jack Nicholson, e até mesmo uma Arlequina, que, acredite se quiser, seria vivida por Madonna.

O Morcego Humano também seria um dos vilões e estava cotado para ser vivido por Jeff Goldblum, conhecido por interpretar em A Mosca. Até mesmo o Robin Jason Todd seria adaptado, enquanto Dick Grayson deixaria Gotham, tornando-se o Asa Noturna.

Se seguisse a mesma linha de seus antecessores, o filme seria uma verdadeira bomba, além de uma confusão total, por trazer uma pá de vilões novos em um único filme. Porém, com um elenco e uma proposta como essa, é simplesmente impossível não ter uma pontinha de curiosidade para saber como isso seria.

Batman Triunfante estava marcado para lançamento em 1999, mas acabou sendo cancelado. Anos depois, alguns fãs chegaram a escrever roteiros para o filme, e até mesmo desenvolveram alguns pôsteres, como o visto no início do texto.

Homem Aranha 4

ree

Um sonho que os fãs ainda não esqueceram. Após o sucesso de bilheteria de Homem-Aranha 3, Sam Raimi e Tobey Maguire encerraram sua parceria em grande estilo. Porém, sabemos que o dinheiro é capaz de ressuscitar qualquer super-herói, ainda mais quando se tratam de 894 milhões de dólares.

Assim, Raimi começou a pensar em uma continuação, que traria de volta Tobey e Kirsten Dunst. Sam iria trazer o Abutre como seu vilão principal, que possivelmente seria vivido por John Malkovich. Mas ele não é o nome mais curioso do elenco. Anne Hathaway, conhecida por seu papel como Mulher-Gato em Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, iria interpretar outra gata, a Gata Negra, vilã e amante conhecida do Cabeça de Teia.

Até mesmo o Kraven esteve nos planos de Raimi, mas a Sony queria o Carnificina como vilão principal. Essa foi apenas uma das várias divergências criativas do diretor com a produtora.

A Sony anunciou o lançamento do filme para 2011, deixando todos os fãs extremamente ansiosos e alguns receosos. Homem-Aranha 3 podia ter feito dinheiro, mas também havia desagradado muitos fãs, sendo o pior da trilogia em todos os veículos de crítica.

Essa desconfiança, somada aos rachas na produção, enterrou o filme.

Assim, o projeto de continuação foi substituído pelo reboot nas mãos de Marc Webb, estrelado por Andrew Garfield.

Porém, desde o retorno de Tobey Maguire em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, os fãs sonham que o multiverso seja capaz de nos entregar esse quarto filme do Amigão da Vizinhança.

Demolidor 2

ree

Isso parecia loucura. Demolidor (2003), estrelado por Ben Affleck, foi um fracasso absoluto, tanto na crítica quanto na bilheteria. Desde o traje horrível até o roteiro vergonhoso, era plausível que esse filme deixasse o Homem Sem Medo na geladeira por um bom tempo.

Porém, Michael Duncan, responsável por interpretar o Rei do Crime em 2003, sugeriu uma continuação para o original, baseada no enredo de Demolidor: Renascido, que posteriormente foi adaptado pela Disney.

Fisk iria treinar em seu tempo na prisão e voltar ainda mais obstinado a matar o vigilante de Nova York. Ao seu lado, teríamos um novo vilão, o Senhor Medo.

O sonho permaneceu vivo quando Affleck fez uma participação em Elektra, spin-off de 2005. No entanto, ele conseguiu ser pior que seu antecessor, e olha que a tarefa não era fácil. Assim, os planos de Duncan foram definitivamente encerrados.

Anos depois, Ben se pronunciaria, dizendo que jamais voltaria a viver o Demolidor, por não ter gostado do filme e pelo desconforto que o traje lhe causava. Posteriormente, ele interpretaria o Batman na DC, sendo também alvo de muitas críticas. Parece que nosso amigo realmente não se encaixa com o gênero de heróis.

Para a alegria dos fãs, o Demolidor foi enfim adaptado de maneira respeitosa pela Netflix, em 2015, com Charlie Cox no papel de Matt Murdock. Mas, nos cinemas, o advogado ainda espera por um filme digno.

Liga da Justiça: Mortal

ree

Talvez o maior entre todos esses projetos cancelados. Em 2007, a DC se reconstruía nos cinemas, com sucessos como Batman Begins, e desastres antológicos, como Mulher-Gato. Foi nesse período que George Miller encabeçou uma das empreitadas mais ousadas da DC.

Miller trouxe os roteiristas Kieran e Michelle Mulroney para ajudá-lo na missão, e já tinha em mente o elenco para cada um dos papéis principais:

  • Armie Hammer como Bruce Wayne/Batman.

  • Megan Gale como Diana de Themyscira/Diana Prince/Mulher-Maravilha.

  • D.J. Cotrona como Kal-El/Clark Kent/Superman.

  • Adam Brody como Barry Allen/Flash.

  • Hugh Keays-Byrne como J'onn J'onzz/Caçador de Marte.

  • Teresa Palmer como Talia al Ghul.

  • Zoe Kazan como Iris Allen.

  • Santiago Cabrera como Arthur Curry/Aquaman.

  • Jay Baruchel como Maxwell Lord.

  • Common como John Stewart/Lanterna Verde.

  • Anton Yelchin como Wally West/Flash.

Um orçamento de 220 milhões de dólares era especulado, e Miller viajava para reunir uma equipe. Porém, a greve de diretores que assolava Hollywood e os valores altíssimos da produção tornaram impossível a continuidade do projeto.

O plano foi reformulado. Agora, era planejado que houvesse quatro filmes solo de personagem antes de Liga da Justiça: Lanterna Verde, Flash, Superman e Mulher-Maravilha. Christian Bale e Ryan Reynolds possivelmente reprisariam seus papéis como Batman e Hal Jordan. Mas esse mega projeto, nos padrões do MCU, foi completamente desmantelado.

De todos esses projetos, esse sem dúvida era o que eu mais queria ver em tela. Tínhamos bons atores e atrizes, e um planejamento interessante. Mas, infelizmente, é um mega projeto que jamais viu e nem verá a luz do dia.

Pantera Negra

ree

Conhecido mundialmente por seu papel como Blade, Snipes teve mais de uma chance de voltar ao universo Marvel, mas acabou perdendo a maior delas. Todos conhecem Pantera Negra (2018), estrelado por Chadwick Boseman. Mas, nem todos conhecem a tentativa de levar o Rei de Wakanda aos cinemas, ainda nos anos 1990.

Após inaugurar o cinema moderno de super-heróis com Blade (1998), Wesley enviou a diversos estúdios sua proposta para adaptar T'Challa. O ator era fã do herói, e sonhava em adapta-lo para os cinemas pela primeira vez.

Diretores foram procurados, mas a ideia não foi para frente.

O eterno Blade teve a chance de voltar aos cinemas em Deadpool e Wolverine (2024). Na época, ele zombou da possibilidade de um remake do Caçador de Vampiros, querendo ele mesmo reinterpretar o herói.

Com certeza, ele seria um ótimo Pantera Negra, sendo um ator de muita personalidade, e que manda muitíssimo bem na ação.

Batman: Ano Um

ree

Batman: Ano Um foi o renascimento do Cavaleiro das Trevas pelas mãos de Frank Miller, em 1986, sendo até hoje uma das HQs mais aclamadas do Homem-Morcego. Em 2000, a Warner contratou Darren Aronofsky para dirigir o filme e escrever sua adaptação junto ao próprio Miller.

Aqui, não existiria o Bruce Wayne playboy e bilionário. Assim que os Wayne são assassinados, Bruce perde toda a sua fortuna e se torna um sem-teto. Alfred, aqui chamado de Little-Al, é um homem afro-americano de meia-idade, que dá abrigo ao jovem Wayne, que, com sua ajuda, decide iniciar sua cruzada contra o crime.

Bruce treina sem sair de Gotham, apenas lendo livros e assistindo filmes para obter habilidades em combate. Seu Batmóvel é um carro modificado de Little-Al. Ao invés dos gadgets característicos, o Homem-Morcego iria utilizar armas químicas.

O vilão central seria Carmine Falcone, e não algum inimigo mais icônico e caricato do Batman.

O Comissário Gordon seria um suicida, que tiraria a própria vida após fracassar em tirar sua família de Gotham. A Mulher-Gato seria uma afro-americana, com uma participação bastante ativa na trama. Como podemos ver, a história seria bem mais realista e violenta, abrindo mão de muitos elementos clássicos dos quadrinhos. Algo que era visto como promissor, mas também arriscado. Esse projeto se assemelha, em certos aspectos, às HQs da saga Absolute Batman, lançadas a partir de 2024.

Esse projeto foi engavetado em prol da trilogia de Christopher Nolan.

Não tivemos o filme, mas algumas artes conceituais do artista David Williams ainda ficaram disponíveis. Confira uma delas abaixo:

As aparências de Jim Gordon e Mulher Gato.
As aparências de Jim Gordon e Mulher Gato.

Bom, esses foram alguns dos filmes de herói que ficaram no ´´quase´´. Qual deles você mais queria que fosse feito? Comente!


©2022 por Lar Da Cultura POP. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page