Em séculos passados, na ausência da ciência, os acontecimentos do cotidiano eram explicados com mitos e lendas, envolvendo deuses. Para os nórdicos, as tempestades eram fruto da fúria de Thor, filho do Deus máximo do mundo nórdico, Odin, e essas explicações variam em diferentes regiões, com novos deuses. Nessa lista, vamos ver alguns dos deuses mais poderosos das mitologias, explorando a mitologia Nórdica, Grega, Egípcia e até mesmo Brasileira.
Hades
O Deus do Submundo da mitologia grega, e irmão mais velho de Zeus. Hades foi devorado por Kronos assim que nasceu, e foi libertado por Zeus no início da guerra dos Titãs, onde Hades foi essencial para derrotar Kronos e seu exército. Hades, Poseidon e Zeus, decidiram sortear quem assumiria cada um dos principais reinos da terra, sendo eles céu, mar e submundo. Poseidon e Zeus estavam decididos a trapacear, e manipularam o sorteio, deixando Hades com o submundo, o que enfureceu o deus, que nada pode fazer.
Como governante do Submundo, Hades estava condenado a ser visto com medo e raiva pelos mortais, sendo considerado o responsável por tirar-lhes a vida. Ele possuía algumas armas muito interessantes, como suas correntes, que são capazes de arrancar a alma dos seus inimigos, e seu elmo da invisibilidade, que obviamente, lhe dão invisibilidade. Esse deus era extremamente isolado, não participando dos eventos do olimpo, por isso, sequestrou a deusa Perséfone, para lhe fazer companhia pela eternidade. Outro grande companheiro dele, é seu cão de três cabeças Cérbero, que guarda os portões do reino dos mortos.
Odin
O Deus supremo da mitologia nórdica, o pai do Deus do Trovão, Thor. Odin é conhecido como o pai de todos, sendo um dos deuses mais antigos da mitologia nórdica, como um ser de extrema sabedoria e poder. Seu conhecimento é tão grande, que Odin chegou a dar um de seus olhos, em troca de mais conhecimento, se tornando um grande feiticeiro.
Ele é o governante supremo dos nove reinos, vivendo em Argard, sendo visto pelos mortais como o deus da sabedoria, caça, vitória e poesia. Ele tem alguns filhos poderosos, como Thor e Baldur, além de suas filhas, as Valquírias, as guerreiras de Argard.
Odin chegou a ser retratado no universo Marvel, onde também é um ser extremamente poderoso, chegando a rivalizar com Galactus e Thanos.
Anúbis
Agora vamos partir para a mitologia egípcia, uma das mais fascinantes. Anúbis é o deus dos mortos, fazendo um papel semelhante ao de Hades na Grécia. O deus meio homem meio cão, era o responsável por guiar as almas ao reino dos mortos, colocando seu coração na balança com uma pena, caso ela a pena pesasse mais, essa alma seria levada ao Duat, caso o contrário, essa alma seria devorada e lançado no submundo.
Anúbis tinha ligação direta com os rituais de mumificação do antigo Egito, e era responsável pela proteção dos túmulos e cemitérios. Com o passar dos séculos, Anúbis foi despopularizando, e sendo substituído pelo deus Osíris.
O seu corpo de chacal, tem ligação com a presença desses animais em cemitérios.
Zeus
O Deus dos Deuses. Zeus foi o único dos filhos de Reia que conseguiu escapar de Kronos ao nascer, e foi levado para que Gaia o criasse, até que ele estivesse completamente preparado para derrotar seu pai.
Zeus conseguiu salvar seus irmãos, e ao lado deles conseguiu acabar com os titãs, assumindo o trono do Olimpo, como o mais poderoso dos deuses. Ele era cultuado pelos gregos como o deus das tempestades, e como um grande símbolo de sabedoria, mesmo sendo um ícone bastante controverso. O deus dos raios traiu sua esposa Hera por diversas vezes, se relacionando com diversas mortais, tendo vários filhos, sendo o mais famoso deles, Hércules. O rei do Olimpo foi responsável por diversas torturas e assassinatos sem motivo, como quando torturou Prometeu, após ele levar o fogo aos homens, sendo um verdadeiro tirano, com alguns até mesmo tentando destroná-lo, mas nunca conseguindo.
Zeus também foi responsável por derrotar o monstro Tifão, criado por Gaia para derrotá-lo, mas ao lado de Hermes e as irmãs do destino, Zeus foi capaz de deter essa fera.
Thor
O poderoso Deus do Trovão é provavelmente o mais famoso dos deuses nórdicos, sendo o filho do pai de todos, Odin. Thor contava com seu poderoso martelo Mjonir, e o cinto de Megingjord, que aumentava a sua própria força. Ao contrário do que vemos nos filmes da Marvel, Thor não era irmão de Loky, e sim seu sobrinho. Outra mudança, mostra que Thor não era capaz de voar com seu martelo, e sim com a ajuda de cabras mágicas (que podemos ver em Thor: Amor e Trovão).
O grande objetivo de vida de Thor, era impedir o Ragnarok, matando a Serpente do Mundo, para salvar os nove reinos, algo que ele consegue, mas custando a sua vida. Thor era um deus extremamente violento e beberrão, bastante diferente do herói dos cinemas, mas que se assemelha muito com os padrões da época, com os povos vikings.
Tupã
O grande deus da mitologia indígena brasileira. Tupã seria o responsável pela criação do céu, terra e mar, além de todas as formas de vida que ali vivem, dando aos homens todo o conhecimento que tem.
O nome Tupã aparentemente se origina do som dos raios, cujo deus controla. O deus primário deu origem a alguns outros deuses conhecidos da nossa mitologia, como Jaci e Guaraci, deuses da lua e do sol.
Tupã também teria sido culpado pela criação de todo o universo, sendo dito que ele habita o próprio sol, e se comunica conosco através das tempestades.
Rá
O deus criador do Egito Antigo, sendo assim como Anúbis, um ser meio homem e meio animal, sendo uma fusão direta com um Falcão, o animal que seus fiéis usavam para representá-lo. Rá criou todo o universo, sendo conhecido como o Deus do Sol, o mais cultuado pelos egípcios. A criação da raça humana teria vindo diretamente do suor e das lágrimas do deus, após tanto trabalho para criar o universo.
Mais tarde, Rá se casa com Ret, e da origem ao primeiro panteão de deuses do Egito, com alguns nomes bem famosos, como Isis e Osíris.
Top
Muito bom