A Cultura POP mudou muito ao longo dos anos, de geração em geração, gostos mudaram, novos personagens foram criados, e universos foram expandidos. Naturalmente, de uma década para outra, um personagem que anteriormente era visto como o mais popular, seria sobrepujado por outro, e é sobre isso que falaremos nessa lista. Claro que é impossível eleger isso com 100% de certeza, principalmente se tratando dos tempos mais antigos, mas, tentaremos manter ao máximo a lógica nas escolhas.
Mickey Mouse (1920-1929)
A maior criação de Walt Disney. Ao contrário do que muitos pensam, Mickey não foi o primeiro personagem da Disney, título que pertence ao personagem Oswald, o Coelho Sortudo, criado em 1923 por Disney, cinco anos antes do Ratinho Preto e Branco.
Mickey teve sua primeira aparição no clipe ´´O Vapor Willie´´, de 1928, onde o ratinho simplesmente assovia enquanto pilota sua embarcação. O sucesso não foi imediato, mas sua reincidência nas produções da empresa lhe fizeram cair nas graças do público infantil, se tornando o personagem símbolo da Disney até os dias de hoje, e mesmo surgindo no final da década de 1920, é sem dúvida o seu personagem mais relevante.
Popeye (1930-1939)
O poderoso Marinheiro deu as caras pela primeira vez em 1929, mas atingiu seu auge apenas na década seguinte. Criado por Elzie Crisler para algumas tirinhas de jornal, Popeye sempre surgiu com sua latinha de espinafre, que lhe tornava poderoso suficiente para vencer o valentão Brutus, e salvar sua amada, Olivia Palito.
A série agradou não só as crianças como também os pais, devido a mensagem sobre boa alimentação. O personagem vendia igual água nos quadrinhos, e ao longo dos anos, se expandiu para séries de tv, filmes e muitos mais, se tornando uma verdadeira lenda, sendo o personagem mais midiático dos anos 1930.
Personagens como Superman e Batman, que também nasceram nos anos 1930, tiveram sim grande relevância, mas pouco tempo para desenvolve-la, por isso, deixaremos ambos para outro momento....
Batman (1940-1949)
O primeiro super herói dessa lista, Batman foi criado em 1939 por Bob Kane e Bill Finger, se tornando o maior sucesso da DC nos anos 1940. Foi nessa década que a mitologia do Cavaleiro das Trevas foi fundamentada, com a criação de Robin, Coringa, Alfred, Duas Caras, Mulher Gato e até mesmo a cidade de Gotham.
Enquanto Superman rompia barreiras, chegando a receber sua própria série de rádio, o Cavaleiro das Trevas era o primeiro herói da DC a receber uma série Live-Action, a primeira em 1943, e a segunda em 1949. O Maior Detetive do Mundo era o maior sucesso de vendas dos quadrinhos na época, e foi o primeiro herói a romper com as diversas barreiras do período.
Superman (1950-1959)
O Homem de Aço é o personagem com maior relevância nos anos 1950, recebendo sua primeira série televisiva, onde George Reeves interpretou o poderoso herói. Nos quadrinhos, o Homem do Amanhã competia com Batman e Mulher Maravilha pela hegemonia absoluta dos quadrinhos, em um período onde a Marvel não havia emplacada boa parte dos seus sucessos.
James Bond/Homem Aranha (1960-1969)
Aqui temos um impasse. James Bond chegou aos cinemas em 1962, com o clássico 007: Contra Doutor No, que iniciou a consagrada série de filmes com Sean Connery no papel principal, tornando o personagem um verdadeiro ícone pop, eternizado até os dias de hoje.
Já o Homem Aranha, foi criado em 1962 por Stan Lee e Jack Kirby, se tornando o nome mais forte da Marvel, representando a fase onde a DC virou o jogo contra a DC, e se tornou naquele período, a editora mais poderosa dos quadrinhos. Atualmente, o Homem Aranha é o herói mais popular da Marvel, e seu império se iniciou justamente nos anos 1960.
Rocky Balboa (1970-1979)
Os anos 1970, foram o berço de franquias marcantes, como Star Wars, Superman e Rocky, que iremos selecionar como representante dessa era. Rocky: Um Lutador de 1976, trouxe Sylvester Stalone ao papel principal, um homem completamente desconhecido, que apelava para produções duvidosas para conseguir algum sustento, e que naquele momento, se tornaria um verdadeiro ícone. Mesmo com o baixo orçamento, cerca de 4 milhões de dólares, o filme rendeu 225 milhões de dólares.
Rocky representava a força, humildade e acima de tudo, perseverança. O sucesso foi tamanho, que em 1979, uma sequência chegou aos cinemas, e atingiu um considerável sucesso, guardando o Garanhão Italiano eternamente na memória do público.
Batman (1980-1989)
O Cavaleiro das Trevas viveu seu apogeu durante os lendários anos 1980, com quadrinhos como Ano Um, Piada Mortal, Asilo Arkham, Cavaleiro das Trevas e outros, redefinindo a mitologia do herói.
Com a obra de 1989 chegando aos cinemas, tivemos a consagração final daquela que foi conhecida como década do morcego, com a adaptação de Tim Burton, faturando 411 milhões de dólares, uma das maiores bilheterias de todos os tempos até então.
Jogos de videogame começaram a chegar, séries de TV faziam sucesso, qualquer mídia onde o herói embarcava, era certeza de sucesso.
O sucesso do Cavaleiro das Trevas teve de ser colossal para atingir o posto de campeão dos anos 1980, pois essa década foi verdadeiramente mágica para a Cultura POP, talvez a maior de todos os tempos. Lendas como Rocky, Indiana Jones, ET, Luke Skywalker e Darth Vader, Martin Mcfly e vários outros personagens inesquecíveis do cinema, bombaram na década.
Neo (1990-1999)
Batman e outros heróis de DC e Marvel continuaram populares na década seguinte, no entanto, as obras péssimas lançadas no período e a reinvenção nos quadrinhos, reduziram um pouco sua aclamação. A década de 1990 foi palco do surgimento de diversos ícones da cultura pop moderna, entre eles, Neo, do clássico Matrix, lançado no ano final da década.
Apesar de ser um filme de 1999, Matrix e seu personagem central, foram pilares da estética do início dos anos 2000, com seu estilo futurista e repleto de feitos especiais.
Vivido por Keannu Reeves, Neo foi o astro de um dos melhores filmes de todos os tempos, e foi eternizado na história do cinema, ressurgindo em todas as sequências da franquia.
Homem Aranha (2000-2009)
Dessa vez de maneira mais concreta, o Cabeça de Teia ressurge na lista. Vivido por Tobey Maguire, Homem Aranha recebeu sua própria trilogia pelas mãos de Sam Raimi, recebendo diversos prêmios, moldando diversos vilões lendários, e gerando a versão que para muitos, é a melhor do Amigão da Vizinhança.
Obviamente, temos uma grande concorrência, como Batman e Coringa da DC, Gandalf e Aragorn de Senhor do Anéis, Maximus de Gladiador, Beatrix Kiddo de Kill Bill e Homem de Ferro da Marvel.
Homem de Ferro (2010-2019)
E por fim, os anos 2010, uma era completamente dominada pelo Marvel nos cinema, exibindo duas das maiores bilheterias da história, como Vingadores Guerra Infinita e Ultimato, com um personagem central em comum, Tony Stark, o Homem de Ferro, eternizado por Robert Downey Jr.
Robert teve uma juventude difícil, com drogas e prisões, sendo uma personalidade bastante complicada de Hollywood. No entanto, superando seus vícios, semelhante ao arco do próprio Tony Stark dos quadrinhos, que superou o alcoolismo.
O jeito carismático de Tony, somado ao seu visual estiloso, lhe tornaram o personagem mais querido, das produções mais bem sucedidas da década.
Comments