top of page

A Primeira História dos Principais Super-Heróis

Toda a história tem um começo, e com os lendários super-heróis de DC e Marvel não poderia ser diferente. Nas décadas de 30, 40 em frente, a maioria das lendas dos quadrinhos nasceu, com histórias que seriam replicadas ao longo das décadas, e são dessas primeiras histórias que falaremos hoje.

 

Batman: O Caso da Sociedade Química

A origem do Cavaleiro das Trevas se deu em 1939, na edição 27 da revista Detective Comics, desenhada por Bob Kane e escrita por Bill Finger. A primeira aventura, O Caso da Sociedade Química, trás o Batman trabalhando para desvendar o assassinato de um magnata da química chamado Lambert, que foi morto a facadas em sua própria casa, e nos braços de seu filho, disse algo sobre um contrato. Ainda na identidade de Bruce Wayne, o herói acompanhou seu amigo policial James Gordon, com o qual já tem uma relação estabelecida desde a primeira hq, e escuta toda a história, descobrindo que Lambert era membro de um quarteto de sócios da química, e também que o próximo alvo era Steven Crane.

Batman chega na mansão de Steven Crane, quando o homem já havia sido morto, mas ainda pode capturar seus assassinos, dos que roubou um contrato que lhe revelou tudo. O Vingador da Noite chegou a casa de Alfred Stryker, quarto membros da associação, que estava prestes a matar Paul Rogers, o terceiro membro. Batman salva Rogers e mata Striker lhe lançando em um tanque de ácido, já que em seu começo, ele não tinha sua conduta moral de não matar. Então, ele revela que o plano de Striker era eliminar todos os seus sócios, para obter 100% da empresa sem pagar.

Apesar da trama curta e simples, a história tem a alma do Cavaleiro das Trevas, com mistérios, grandes cenas ação e um clima soturno. Ainda em 1939, Batman receberia sua origem, além de sua cidade natal, Gotham, já que suas primeiras aventuras se desenrolavam em Nova York.

 

Superman: A Estreia do Superman

O Homem de Aço nasceu um ano antes de seu amigo de Gotham, em 1938, pelas mãos de Jerome Siegel e Joel Shuster, que fizeram uma origem em três partes para o seu grande herói.

Vindo de Kripton, Superman caiu em Smallville, onde foi encontrado pelo casal de fazendeiros Jonathan e Marta Kent, e entregue a um orfanato, onde cresceu e desenvolveu seus incríveis poderes.

Adulto, ele partiu para Metrópolis, onde passou a trabalhar no Estrela Diária (Futuro Planeta Diário) como Clark Kent, enquanto atuava na luta contra o crime como Superman. Ele salva uma moça inocente de uma sentença de morte, assim como outra de ser morta pelo marido, em atos de extremo heroísmo. Como Clark, ele se aproxima de Lois Lane, uma linda repórter do Estrela, mas acaba recebendo seu ódio, ao não defende-la de um cafajeste em um baile, para não acabar revelando sua real identidade.

Posteriormente, o homem ataca Lois, e como Superman, Clark intervém. Nas duas partes seguintes, Superman segue sua guerra ao crime, combatendo um fabricante de armas conhecido como Norvell, e salva Lois de ser presa injustamente por espionagem, quando se infiltra nas forças militares para obter informações.

Essa primeira história trás o suco do Homem de Aço nas décadas seguintes, mostrando sua força e seus valores, assim como a tônica de suas aventuras e boa parte de seus aliados, como Lois, os Kent e Perry White.

 

Homem Aranha: A Estreia do Homem Aranha

O Cabeça de Teia surgiu em 1962, pelas mãos de Stan Lee e Jack Kirby. A ideia de um herói aracnídeo era totalmente ridicularizada pelos executivos da Amazing Fantasy, mas a revista vinha de mal a pior, e por isso, na décima quinta edição, eles aceitaram essa ideia maluca de Lee.

Peter Parker era um jovem nerd e franzino, que vivia sendo zoado por seus colegas bullies do colégio, e humilhado por todas as mulheres que cruzavam seu caminho, ao melhor estilo filme de high school americano, até que por acidente acabou picado por um aranha radioativa, e ganhou incríveis poderes, se tornando mais forte e ágil que qualquer homem comum, além de adquirir a capacidade de disparar teias por seus pulsos. Peter desenha diversos modelos de uniforme, tecendo um azul, branco e vermelho, que seria seu manto para sempre.

Ele decide usar seus poderes para fazer dinheiro, participando de uma luta clandestina a qual vence e humilha seu adversário, recebendo assim a oportunidade de participar de um programa de tv, onde exibe suas habilidades e começa a ganhar dinheiro e fama. Seus tios o admiram e sua vida parece mudar, até que sua arrogância cobra seu preço. Saindo de mais um programa, ele permite que um assaltante roube o caixa e fuja sem resistir de forma alguma. Assim que esse meliante chega na rua, ele mata impiedosamente Ben Parker. Peter chora com seu tio nos braços, jurando vingança, sem saber ao certo quem o havia matado, mas ao descobrir onde o assaltante se escondia, ele veste seu traje e vai ao local.

Parker desarma e surra o inimigo, percebendo que ele era o criminoso que ele deixou escapar. Arrependido, ele jura usar seus poderes para o bem do próximo, e não mais para benefício próprio.

Toda essa trama foi adaptada magistralmente para o primeiro filme dirigido por Sam Raimi, que trás todas essas lições e desenvolvimento de maneira mais aprofundada.

 

Capitão América: A Estreia do Capitão

O Supersoldado foi uma das grandes propagandas militares norte-americanas no período da Segunda Guerra Mundial, responsável por reforçar na mente dos jovens da época, os valores e moral estadunidense.

Criado por Joe Simon e Jack Kirby em Capitão América #1, Steve Rogers era um jovem franzino, que tentava por repetidas vezes se alistar no exército, mas devido a sua forma física risível, ele jamais recebia uma oportunidade. Porém, devido a seu enorme coração e bondade, ele recebe a oportunidade de participar do programa do supersoldado, no subsolo de uma loja de antiguidades em Nova York.

O experimento é feito, e foi um sucesso. O magricela se tornou uma verdadeira máquina de guerra, o símbolo de um exército que seria moldado a sua imagem, senão houvesse um espião alemão, que mataria o criador do soro ali mesmo, acabando com seu sonho de uma legião de super homens. Rogers captura o assassino, e jura lutar pelos valores americanos e pôr um fim a Segunda Guerra Mundial e a opressão do eixo.

 

Mulher Maravilha: A Origem da Mulher Maravilha

Criada por William Marston em 1941, Diana deu as caras na sétima edição da All-Star Comics, um subtítulo da National Comics, futura DC. A trama narra a história da mãe da Amazona, Hipólita, que é a rainha de uma raça de guerreiras criadas pela deusa grega Afrodite, as Amazonas.

O filho de Zeus, o semideus Hércules, invade a Ilha Paraíso com seus homens, trazendo o conflito para uma ilha de paz. Lideradas por sua poderosa rainha, as guerreiras vencem o poderoso Hércules, que usa da compaixão das mulheres para engana-las. Simulando um arrependimento e rendição, ele ganha o coração de Hipólita, se deitando com a mesma, e permitindo que seus homens confraternizem com as Amazonas. Quando elas baixam a guarda, são capturadas pelas tropas de Hércules.

Hipólita implora a Afrodite que lhe perdoe, e dê a ela a força necessária para derrotar Hércules, e ela o faz. Forte novamente, Hipólita vence Hércules e seus lacaios, o expulsando para sempre da Ilha.

Posteriormente, ela forja sua filha, Diana, do barro, e implora aos deuses que lhe deem vida, e eles concedem novamente a graça. Diana cresce forte e sábia, e assim que um piloto americano chamado Steve Trevor cai na ilha paraíso, afirmando que uma guerra assola o mundo dos homens, Diana não perde tempo em ir com ele até o conflito, para trazer a paz e esperança ao coração de todos.




26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page