Qual Seria a Pena dos Maiores Vilões do Cinema?
O cinema nos apresentou vilões tão icônicos quanto cruéis — figuras que transformaram o mal em arte e o crime em espetáculo. Mas e se eles fossem julgados de acordo com o código penal dos Estados Unidos, que ainda prevê pena de morte e prisão perpétua? É isso que analisamos hoje: qual seria o destino jurídico dos maiores vilões do cinema, de acordo com os crimes que cometeram.
MARVEL E DCHARRY POTTERSTAR WARSTERROR
Rafael Silva
10/27/202510 min read
Coringa


O Palhaço do Crime possui diversas versões. As mais leves, como a de César Romero, nunca cometeram crimes realmente hediondos, possivelmente sendo condenadas a alguns anos de cadeia. Porventura, versões como as de Jack Nicholson, Mark Hamill, Joaquin Phoenix e a que iremos usar de base, Heath Ledger, estão em outro patamar.
Vamos aos seus crimes:
- Crimes: terrorismo, homicídio múltiplo, sequestro, incêndio criminoso, conspiração, uso de explosivos, extorsão. 
Pena média por crime nos EUA:
- Terrorismo: até prisão perpétua ou pena de morte. 
- Homicídio: 25 anos a perpétua por cada vítima. 
- Uso de explosivos: 10 a 20 anos por incidente. 
- Sequestro: até prisão perpétua. 
O Palhaço do Crime mata dezenas de pessoas em Cavaleiro das Trevas. Comete atos de terror que amedrontam o país inteiro, enquanto destrói o patrimônio com explosivos e sequestra diversas pessoas, em especial, Rachael e Harvey Dent.
Nessa conta, ele possivelmente receberia 12 prisões perpétuas, dificilmente escaparia da cadeira elétrica. Porém, o vilão poderia alegar insanidade, algo que sempre usou nas HQS para escapar da morte e ser internado em Arkham.
Porém, qualquer advogado poderia rebater essa alegação. Um homem irracional poderia elaborar planos tão engenhosos? Difícil imaginar isso! Para mim, em uma situação real, o Palhaço do Crime iria de arrasta para cima. Mas tem uma pequena possibilidade dele ir para um hospital psiquiátrico para o resto da vida.
Darth Vader


Esse tem a ficha criminal mais extensa, de longe. Vader matou milhões de pessoas durante a Ordem 66 e a Guerra Civil Galáctica. Essa conta pode alcançar os bilhões, se considerarmos que ele não interviu na ordem de Tarkin em destruir Alderaan.
Homicídios múltiplos e assassinato em massa
- Execução de subordinados (como o Capitão Needa e outros oficiais do Império). 
- Assassinato de Separatistas e Jedis em A Vingança dos Sith. 
Tortura
- Interrogatório brutal da Princesa Leia e diversos outros rebeldes. 
- Tortura de Han Solo em Bespin. 
Sequestro
- Leia, Han e Chewbacca em O Império Contra-Ataca. 
Terrorismo
- Liderança de um regime ditatorial e opressor com atos violentos constantes. 
- Colaboração com a Estrela da Morte arma de destruição planetária. 
- Conspiração e traição - Golpe contra a República e cumplicidade na ascensão do Império. 
- Participação direta no assassinato de membros do Senado e do Conselho Jedi. 
 
- Abuso de poder militar e autoritarismo galáctico - Execuções sumárias sem julgamento. 
- Supressão de liberdades civis e escravização de povos. 
 
De traição até genocídio, Vader dificilmente escaparia da cadeira elétrica. São tantos crimes, que ele seria morto nessa vida e em dezenas de outras para cumprir a pena. Ele acumularia 31 prisões perpétuas, em anos corridos, seriam mais de 700 anos de prisão.
Diferente de quase todos da lista, Vader é o único que buscou a redenção, sacrificando-se para salvar seu filho. Porém, isso obviamente não apaga todos os seus crimes... a menos que consideremos que eles não foram cometidos por Anakin Skywalker!
Com a mesma tese usada para o Coringa, seria possível alegar que Anakin e Vader NÃO SÃO A MESMA PESSOA. O próprio Obi Wan afirma que seu antigo amigo morreu, e isso não é tão metafórico quanto imaginamos. Ao cair para o lado sombrio, o usuário da força deixa-se levar por seu ódio, e sua racionalidade se esvai. Com isso, seria possível inferir que Vader sofria de um transtorno de múltipla personalidade, não tendo pleno controle sobre suas ações. Porém, isso dificilmente funcionaria, tendo em vista que Skywalker já teve comportamentos agressivos enquanto ainda não havia caído completamente, algo que demonstra claramente que ele possui sim pleno entendimento de suas ações. Além disso, a magnitude de seus crimes é inalcançável para qualquer um nessa lista. Ele nunca escaparia da morte.
Michael Myers


A forma do mal, o vilão primordial do slasher! Myers iniciou sua vida de crimes ainda na infância, matando sua irmã, e passando mais de uma década no sanatório Smith Groove. Sob os cuidados de Sam Loomis, Michael mostrou-se inalcançável a qualquer tratamento, sendo mentalmente corrompido além da compreensão.
Halloween possui quatro linhas do tempo distintas, variando a quantidade de crimes cometidos por Michael de uma para outra. Porém, considerando somente o original, Myers já seria passível de receber uma pena de morte, por ter assassinado 5 pessoas, fugido da prisão, roubado um carro, invadindo diversas casas e matando um cão (aí ele pegou pesado....). Mas, vamos listar os crimes cometidos pelo ´´The Shape´´, em todos 13 filmes da série Halloween.
Homicídio em primeiro grau (assassinato premeditado)
- Múltiplos assassinatos em quase todos os filmes. 
- Assassinato da irmã mais velha, Judith Myers, aos seis anos de idade (1978). 
- Número de vítimas confirmadas em todos os filmes ultrapassa 90 mortes. 
- Tentativa de homicídio - Tentativas recorrentes contra Laurie Strode, Jamie Lloyd e outros personagens centrais. 
- Muitas vítimas escaparam gravemente feridas. 
 
- Fuga de instituição psiquiátrica / Prisão - Fugas constantes de hospitais de segurança máxima. 
 
- Arrombamento, invasão domiciliar e destruição de propriedade privada - Quebra constante de entradas para caçar vítimas. 
- Danos a residências, viaturas policiais, hospitais, escolas, etc. 
 
- Resistência à prisão e agressão a oficiais - Ataques brutais a policiais e agentes da lei (com diversas mortes). 
 
- Terrorismo doméstico (interpretação livre) - Criação de pânico coletivo em Haddonfield. 
- Atos que geram trauma psicológico em massa. 
 
Assim sendo, Michael Myers seria condenado a pelo menos 90 prisões perpétuas e diversas penas de mais de 20 anos, somando quase 100 anos de pena corrida. Possivelmente, seria condenado à morte por seus diversos assassinatos e caos público. PORÉM, já vimos nos cinemas como ele conseguiu driblar facilmente a prisão, alegando insanidade. No caso dele, é quase impossível escapar dessa condição. Diferente de Coringa ou Vader, ele é completamente irracional, é uma simples máquina de matar, com pouca complexidade em seus atos. Mesmo assim, um bom promotor poderia incriminá-lo. Ele já se provou impossível de recuperar, mesmo após décadas internado. Talvez, a prisão fosse a única forma de mantê-lo contido. Mas, talvez o clamor popular poderia levá-lo à pena de morte. Mas, será que eles conseguiram matá-lo? Isso com certeza seria desafiador!
Drácula


Esse tem séculos e séculos de crimes bizarros, sendo talvez, o mais cruel entre todos os criminosos já listados aqui. Vlad Drácula é o Príncipe das Trevas, o Rei dos Vampiros, responsável por incontáveis mortes ao longo dos milênios, e isso é apenas a ponta do Iceberg. Os sequestros seguido de transfiguração em vampiros feita contra humanos, estão entre seus piores crimes.
Em Castlevania, o Lorde das Trevas chegou ao ponto de lançar pragas sob a humanidade, sendo esse talvez, seu pior crime.
Assassinato em massa (homicídio em 1º grau e em série)
- Drácula matou centenas de vítimas ao longo dos séculos, muitas vezes com premeditação e prazer. 
- Sugava o sangue das vítimas lentamente, causando morte por exsanguinação ou hipnose. 
Canibalismo (ou equivalente vampírico)
- Ingerir sangue humano é considerado crime em várias jurisdições, podendo ser enquadrado como profanação de cadáver ou canibalismo simbólico. 
Transformação forçada de humanos (vampirismo)
- Transformar pessoas em criaturas semelhantes contra sua vontade seria equiparado a sequestro, escravidão, abuso físico e psicológico. 
Violação de sepulturas
- Entra e dorme em túmulos, às vezes ao lado de corpos. 
- Em algumas versões, acorda cadáveres ou interage com os mortos. 
Manipulação mental, hipnose e abuso psicológico
- Usa charme e hipnose para dominar mentalmente vítimas humanas, o que pode ser considerado assédio, abuso de vulneráveis e coação psicológica. 
Invasão de domicílio e perseguição (stalking)
- Entra à noite nas casas sem ser convidado (exceto onde a tradição do "convite" vampírico se aplica). 
- Persegue vítimas por dias, semanas ou até décadas. 
Terrorismo e bioterrorismo (versões modernas)
- Em algumas mídias, espalha o vampirismo como epidemia podendo ser lido como propagação de praga, bioterrorismo ou ameaça à ordem mundial. 
Fraudes e falsidade ideológica
- Vive sob diferentes nomes, identidades e nacionalidades ao longo dos séculos. 
Considerando um período de atuação de, no mínimo, 500 anos, e com base nas representações mais conhecidas:
- Cerca de 300 mortes diretas. 
- Pelo menos 100 pessoas transformadas à força em vampiros. 
- Centenas de casos de hipnose, perseguição, invasão, crimes psicológicos. 
- Uso recorrente de identidades falsas, atuação em diversos países. 
Drácula sem dúvida alguma seria morto, por um simples motivo. Ele viverá para sempre, a menos que seja executado. Uma prisão perpétua não lhe faria efeito, e muito provavelmente, ele escaparia. Além disso, ele está literalmente morto, apenas mantendo-se vivo através da magia. Sela-lo definitivamente, seria a única forma de impedir a continuidade de seus crimes.
Drácula não é insano como todos os outros da lista, é maldoso, e faz o que faz por pura e simples maldade.
Jason Voorhees


Jason é o maior vilão do terror, culpado por centenas de crimes terríveis, em seus 12 filmes (incluindo Freddy vs Jason). Pessoalmente, creio que Jason nem sequer esteja vivo, sendo uma espécie de morto-vivo ao estilo Evil Dead, revivido pela vontade de sua mãe (e verdadeira vilã da saga), Pamela Voorhees, que tornou seu filho uma espécie de entidade instalada em Cristal Lake, existindo somente para uma única coisa.
Homicídio em massa (assassinato em série / 1º grau)
- Jason é um dos serial killers mais letais da ficção. 
- As estimativas mais conservadoras indicam cerca de 150 a 200 mortes, muitas delas brutais e premeditadas. 
Tortura e mutilação de corpos
- A brutalidade de seus assassinatos (decapitações, empalamentos, esmagamentos) implicaria em crueldade excessiva e profanação de cadáveres. 
Invasão de propriedade e perseguição
- Persegue vítimas por acampamentos, cabanas, florestas e até cidades. 
- Invade casas, carros, trailers, barcos, etc. 
Tentativa de homicídio e atentado contra a vida
- Algumas vítimas escapam por pouco, o que configura tentativa de homicídio. 
Sequestro e cárcere privado (algumas versões)
- Em certos filmes, Jason captura vítimas antes de matá-las ou as mantém vivas por tempo indeterminado. 
Uso de armas brancas ilegais e posse de instrumentos letais
- Usa facões, lanças, machados, arpões e até cortadores industriais. 
Resistência à prisão / ataque a autoridades
- Enfrenta policiais, investigadores, e sobrevive a múltiplas tentativas de neutralização. 
Lorde Voldemort


O maior criminoso que o mundo bruxo já viu (talvez ao lado de Grindewald). Voldemort é o clássico psicopata, enxergando todos a sua volta como peças de um tabuleiro. Em sua longa vida, ele atentou diversas vezes contra as leis trouxas, com mortes, roubos e invasões. Contra as leis bruxas, a coisa vai mais além. A criação de Hocruxes e o uso constante das Maldições Imperdoáveis, lhe condenariam sem sombra de dúvida, ao beijo do Dementador.
Assassinato em massa (1º grau)
- Voldemort é responsável direto por dezenas de mortes e indireto por centenas, desde sua ascensão nos anos 1970 até a Batalha de Hogwarts. 
- Alvo principal: bruxos "traidores do sangue", nascidos trouxas e opositores. 
Tortura (Cruciatus)
- Fez uso frequente da maldição Cruciatus contra adversários e até aliados como punição. 
- Casos notórios: os Longbottoms, Olivaras e até Bellatrix quando a desobedeceu. 
Formação de milícia armada (Comensais da Morte)
- Criou, financiou e comandou uma organização terrorista, responsável por atos de guerra, sequestros, execuções e torturas. 
Sequestro e cárcere privado
- Capturou e manteve como reféns diversas figuras importantes, como Luna Lovegood, Olivaras, os irmãos do Sr. Weasley e até a diretora Charity Burbage (que foi morta em seguida). 
Genocídio e crimes de ódio
- Campanha sistemática contra nascidos trouxas, tentando exterminá-los ou colocá-los sob regime de submissão. 
- Isso se equipara a crimes contra a humanidade sob convenções internacionais. 
Manipulação política e subversão do Estado
- Infiltrou agentes no Ministério da Magia e tentou dominar o governo. 
- Estabeleceu um regime de medo, com controle de mídia, censura e execuções sumárias. 
Roubo de propriedade privada / invasão de domicílio
- Invadiu residências e instituições (Gringotes, Ministério, Hogwarts), saqueando artefatos e assassinando ocupantes. 
Necromancia / profanação de corpos
- Usou magia negra para criar horcruxes, violando cadáveres e fragmentando sua alma repetidas vezes. 
Uso de armas ilegais / terrorismo
- Espalhou terror em lugares públicos com maldições fatais, explosões e ataques coordenados. 
Sem dúvida. Voldemort seria executado no corredor da morte federal, com destaque na mídia internacional. Suas ações caracterizam terrorismo internacional e genocídio, o que atrairia até julgamentos por crimes de guerra em cortes internacionais (como Haia). Porém, como seria seu julgamento, diante das leis do Ministério da Magia Britânico.
Criminosos notórios como Grindewald e Bellatrix Lestrange, não foram condenados ao Beijo do Dementador, por ser considerado algo realmente extremo, até mesmo para os piores dos piores. Porém, Voldemort poderia ter um destino pior, devido a criação de Horcruxes, que são consideradas as coisas mais imundas que um bruxo pode criar. Assim sendo, o Lorde das Trevas possivelmente seria morto no mundo dos trouxas, mas, teria um destino muito pior na justiça mágica!
Thanos


Thanos leva a lista de crimes até aqui, a um patamar completamente diferente. O Titã Roxo basicamente eliminou 50% da população do universo, ou seja, trilhões de forma de vida. Além disso, realizou invasões interplanetárias, formou uma quadrilha (Ordem Negra), e cometeu diversos crimes de guerra. Ele seria condenado a morte não só pela Terra, mas por milhões de outros planetas, atingidos direta ou indiretamente por seus crimes.
- Segundo os quadrinhos da Marvel, alguns planetas têm leis próprias que autorizariam a execução imediata de Thanos por ameaça à existência, como é o caso de Xandar (Nova Corps) e os Kree. 
- Nos quadrinhos, Adam Warlock já o condenou a viver eternamente num estado de introspecção como punição. 
Talvez, há execução seria muito pouco para seus crimes, sendo mais adequado, uma punição como a dada por Warlock, que fizesse Thanos sentir o peso de seus crimes por toda a eternidade. Nenhuma prisão poderia contê-lo, e a morte para ele, seria um deleite, uma vez que ele é apaixonado pela mesma.
