QUAL O PERSONAGEM MAIS BURRO DA FICÇÃO?

Todos já falamos sobre as maiores mentes da ficção: Batman, Tony Stark, Sherlock Holmes, Light, Reed Richards, e tantos outros gênios que fazem da inteligência, seu maior poder. Mas, como seria o contrário disso? Quais seriam os personagens mais imbecis de todos os tempos? Hoje, vamos elencar algumas das personalidades mais burras da cultura pop, e com certeza, você irá se surpreender!

Rafael Silva

1/5/202610 min read

Patrick

O fiel amigo de Bob Esponja foi o grande campeão quando realizamos nossa enquete nas redes sociais! Mas será que o resultado realmente se justifica? A notória imagem da estrela do mar rosada, com uma madeira pregada na própria testa, ou, talvez, o momento em que foi contratado como caixa do Siri Cascudo e confundiu o nome do restaurante com o seu próprio, ilustram muito bem a imagem que Patrick passa. Ele é um retardado completo.

A mente de Patrick parece extremamente rasa a princípio, morando debaixo de uma pedra, sem emprego ou qualquer tipo de responsabilidade, além, é claro, de brincar com seu amigo Bob Esponja (já está vivendo mais certo que muitos de nós…). Porém, sua estupidez constante, somada à sua total falta de tato social, como quando coçou as costas com a espátula de Bob diante de todo o restaurante, ou quando contou a famosa história do "Amigo feio" para Esponja em meio a uma crise existencial, demonstram com clareza sua incapacidade de compreender o mundo à sua volta. As explicações para isso são diversas. Cientificamente falando, Estrelas do Mar não possuem cérebro, apenas um tipo de sistema nervoso central, ou seja, não podemos exigir muito delas. Outros acreditam na notória teoria dos Sete Pecados Capitais, em que Sirigueijo seria a ganância, Lula Molusco, a ira, e Patrick, por sua vez, a preguiça, algo que se encaixa perfeitamente em seu padrão de vida. Lembramos que a preguiça pode se mostrar de diversas formas, inclusive na falta de empenho em pensar, como é o caso de Patrick.

Porém, diversas outras teorias nasceram, especialmente no Reddit, afirmando que ele na verdade estaria escondendo sua verdadeira inteligência por detrás de sua máscara de asno. No episódio "A Repentina Inteligência do Patrick", ele simplesmente lê diversos livros, avalia medicamente Bob Esponja e ensina Lula Molusco a tocar piano e outros instrumentos musicais, mesmo sem nunca tê-los tocado na vida.

Temos também o fatídico episódio em que Bob Esponja quase é aprovado no exame da escola de pilotagem, graças às dicas de Patrick.

Tudo indica que a estrela do mar se finge de burra para ter uma vida mais "simples" ao lado de seus amigos. Os momentos ocasionais de inteligência que ele tem são uma prova disso, assim como sua capacidade de manipular emocionalmente as pessoas (como no episódio: Preso no Espremedor). Ele só é "inteligente" quando isso realmente o beneficiaria muito, mas, de outra forma, ele apenas finge ser um idiota para irritar as pessoas.

Alguns creem até mesmo que ele seria um vilão disfarçado. Nos três episódios do Homem Sereia e Mexilhãozinho, Sereia grita "O mal, o mal" sempre que vê Patrick, sendo que essa frase é uma espécie de "alarme de vilão" para a dupla. Patrick também tem conhecimento sobre como o cinto do herói funciona (algo que somente o próprio sabia) e derrotou o temível Homem Raio com imensa facilidade. Além disso, no episódio "A Esponja que podia voar", Patrick simplesmente voa pela Fenda do Biquíni, sem explicação lógica, e esse é apenas um dos vários momentos em que Patrick aparenta poderes sobre-humanos. Assim sendo, ele poderia ser uma espécie de vilão ou até mesmo herói com poderes e conhecimentos ocultos, mas não passam de teorias (ou será que não…).

Porém, por via das dúvidas, vamos considerar o QI estimado de Patrick, com base na maioria de suas aparições. Plakton seria um caso de superdotação, batendo 120 de QI. Bob Esponja seria um caso um pouco abaixo da média mundial (100), chegando a 85 pontos. Porém, Patrick simplesmente quebra todos os recordes (negativos) e atinge incríveis 55 pontos, sendo, tranquilamente, o personagem mais burro do universo de Bob Esponja. Mas será que isso basta para ser o mais idiota da cultura pop?


Lóide

Esse é literalmente um sinônimo de burrice, mesmo contracenando com alguém como Debby, que não fica muito para trás nesse quesito. Interpretado por Jim Carrey, Lóide possui feitos absurdos de ausência de inteligência, desde dirigir sem olhar para os lados, não conseguir ler uma única vírgula em uma revista (precisando da ajuda de Debby para isso), até vender um periquito decapitado para uma criança cega, pensando que o animal ainda estava vivo. Assim como Patrick, seus atos não demonstram apenas uma falta de capacidade cognitiva, como também uma falta de tato social. Um fato curioso é que Lóide acredita piamente ser um gênio, o que o leva a cometer atos extremamente idiotas, achando que está sendo genial.

No universo do filme, a maioria dos personagens apresentados são extremamente caricatos e burros, o que faz com que a estupidez da dupla se sobressaia ainda mais em relação aos outros personagens da lista. Não existe nenhuma pesquisa formal que tente definir um QI médio para Lóide, mas é possível especulá-lo. Com base em suas ações, é possível deduzir que seu QI médio esteja entre 65 e 80, mostrando um quociente de inteligência abaixo da média mundial e até mesmo abaixo da média dos países menos desenvolvidos do planeta.

Porém, ainda assim, ele se põe à frente de alguns nomes da lista, por fatores simples, como a capacidade de dirigir, uma vez que trabalhou por muito tempo como motorista particular (apesar de não cumprir as leis de trânsito e levar a mala cheia de dinheiro de seu cliente acidentalmente). No entanto, a dupla tem a sorte ao seu lado, conseguindo escapar das situações mais impossíveis, deixando seus perseguidores impressionados, acreditando que estão lidando com uma dupla de ladrões profissionais, mesmo que eles não tenham a menor ideia do que estão fazendo.

Enfim, você acha que Lóide, ou até mesmo Debby, tem alguma chance de alcançar o top do ranking do minimalismo intelectual?


Quico

O que podemos esperar de alguém que joga com uma bola quadrada? Quico é um clássico caso de ingenuidade extrema, fruto da relação com sua mãe superprotetora, Florinda. Quantas vezes já o vimos ser ludibriado por Chaves ou Seu Madruga, como no episódio do disco voador, em que ambos o fazem de idiota do início ao fim, pegadinha em que ele cai por estar acostumado com os mimos de sua mãe, que não o obrigam a pensar ou se empenhar para absolutamente nada.

Na escola do professor Girafales, ele também se destaca entre os mais imunes ao conhecimento. A inteligência pode persegui-lo, mas ele sempre é mais rápido.

O fato mais impactante sobre a imbecilidade de Quico está justamente em sua arrogância e inveja extrema, algo que inclusive deu origem a mais uma teoria dos Sete Pecados Capitais (incrível como quase todo o universo tem uma teoria como essa). Tudo que Chaves e Chiquinha têm, ele deseja ter duas vezes melhor, não importa o que seja, e, caso não consiga, chora e faz birra, sempre apelando para sua mãe. Ele também interrompe explicações antes da conclusão e sempre acredita saber mais que todos à sua volta (mesmo que não saiba absolutamente nada em 99% dos casos).

Isso demonstra que sua imbecilidade não é apenas cognitiva, como também emocional, sendo incapaz de lidar com suas próprias frustrações, sempre explodindo.

Porém, a mentalidade de Quico passa longe de ser apenas ficção.

Roberto Bolaños escreveu Quico como um estereótipo das crianças da classe média alta mexicana: jovens completamente alheios à realidade dos outros, que raramente precisam se esforçar para ter o que queriam e que não aceitam de forma alguma terem "menos" que aqueles à sua volta, algo que define Quico quase como um sinônimo.

Assim como Lóide, não existe nenhuma pesquisa que comprove o QI do menino da vila, mas, com base em seu HD externo espaçoso, podemos estimar (baseada exclusivamente em nossa opinião) que suas medidas estejam entre os 75 e 80 pontos, cerca de 25 pontos abaixo da média mundial.

Em suma, entende-se que Quico é uma vítima de sua própria criação, que limita sua capacidade de crescimento intelectual e emocional, condenando-o a viver eternamente como uma criança mimada, arrogante e invejosa, e tranquilamente, o personagem mais imbecil do multiverso de Chaves/Chapolin. Porém, ainda é cedo para decidir se ele é ou não o mais burro da lista. Antes de tomar essa difícil decisão, temos que avaliar mais alguns nomes!


Homer

Talvez o maior mistério de toda a série dos Simpsons (e não são poucos) seja: como esse animal conseguiu emprego em uma usina nuclear? Diferente de quase todos na lista, o Sr. Simpson tem um motivo canônico para sua burrice, que nos é apresentado no episódio 9 da temporada 12. Aos seis anos, ele teria introduzido um giz de cera em seu nariz e aspirado. Assim, o giz se dissolveu em seu cérebro, danificando-o e prejudicando seu funcionamento. O quadro é progressivo e, por esse mesmo motivo, Homer parece ficar mais burro a cada ano, como fica subtendido ao longo de 35 temporadas do desenho. Além disso, a série detalha que o "Gene Simpson" passado para Homer por seu pai, Abraham, e transferido para seu filho, Bart, carrega uma predisposição para a falta de inteligência, o que explica por que os três personagens são tão pouco sagazes.

Sua impermeabilidade ao conhecimento se dá por diversas formas: raciocínio extremamente lento (como quando fez uma barricada para impedir que zumbis entrassem pela sua porta, esquecendo TODAS as janelas abertas), incapacidade de resolver questões simples do cotidiano (como os quase apocalipses nucleares que causou em seus pequenos "deslizes" no trabalho) e uma falta de cuidado próprio absurda, como quando comeu o lanche mais "pouco saudável do mundo" no Krusty Burger e quase morreu, assim como toda a sua família.

Ao contrário dos outros três, Homer é capaz de dirigir, trabalhar e fazer trabalhos manuais simples (mesmo que não seja bom em nenhuma dessas funções), além de possuir certa percepção emocional e social, apesar de ser um pai e marido questionável em diversas ocasiões.

Oficialmente, Homer possui um QI de 55 pontos, algo que o equipara a alguns nessa lista e o tornaria completamente incapaz de fazer quase qualquer tipo de ação humana. Obviamente, a série exagera grandemente nessa estimativa, para manter seu tom cômico. Por mais que seu Qi empate com o de Patrick, por exemplo, ele é inegavelmente mais inteligente que a estrela do mar, por ter um repertório intelectual mais vasto (apesar de não ser muita coisa).

Estamos quase completando nossa análise, e elegendo a mente mais vazia da ficção, mas ainda precisamos dissecar mais um nome!


Peter Griffin

A "cópia" ainda mais burra de Homer Simpson. O protagonista da série de humor ácido Family Guy, não é só burro: o cara simplesmente comete todo o tipo de absurdo possível e imaginável. Vamos conferir alguns dos momentos mais imbecis e viajados de Peter:

-Foi enganado e teve seus próprios órgãos internos roubados por uma piñata

-Esqueceu como sentar

-Em um programa de perguntas escolheu uma caixa misteriosa em vez de um barco, esperando que a caixa contivesse um barco

-Se trancou dentro do seu próprio carro

-Saiu de casa esquecendo que deixou o cortador de grama ligado

• Peter acredita que “peito de frango” vem literalmente de um frango com seios humanos e entra em pânico.

• Tenta brigar com o próprio reflexo achando que é outro homem o encarando.

• Compra seguro anti-atômico de um vendedor de rua acreditando que protege contra bombas.

• Usa gás lacrimogêneo para “tratar” um machucado.

• Gira o pescoço como uma coruja para beber cerveja de lado e se machuca.

• Corre pela casa tentando viajar no tempo “ficando rápido” e bate na parede.

• Troca a televisão por feijões mágicos acreditando que vale mais a pena.

• Usa uma granada para abrir um frasco de picles e explode a cozinha.

• Se tranca no banheiro porque não entende como girar a maçaneta ao contrário.

• Come sabão e tenta raspar o “gosto ruim” com uma lâmina de barbear.

Bom, esses foram só ALGUNS momentos de estupidez desse Einstein moderno, onde ele demonstra: Lerdeza de raciocínio, desconhecimento da realidade, incapacidade de interpretação absoluta e muito mais. Obviamente, essa idiotice sem limites, tem propósito narrativo, uma vez que a série baseia-se no humor absurdo.

Porém, muitos espectadores chegam a se incomodar com a burrice de Griffin, comentando que personagens tão burros quanto, como Patrick e Homer, não chegam ao ponto de deixá-los desconfortáveis, algo que Peter consegue. A ignorância é uma benção, e Peter Griffin, certamente, é uma das pessoas mais abençoadas.

Assim como Homer, Griffin possui um Qi canônico na série. Na quarta temporada, Peter realiza um teste de Qi, que resulta em 70 pontos, cerca de 30 pontos abaixo da média mundial, deixando-o à beira de uma deficiência intelectual severa.

Apesar de cientificamente não ser tão burro quanto Homer e Patrick, em quantidade de atos desprovidos de inteligência, fica difícil não colocá-lo como o mais imbecil da lista.

Em nossa enquete, Patrick venceu com 41% dos votos, seguido por Quico com 31%, Homer com 16%, Lóide com 14% e Peter, que não foi citado. Particularmente, levando em consideração não só o Qi, mas principalmente, os feitos de burrice (e os breves de inteligência), meu ranking ficaria assim:

  1. Patrick Estrela

  2. Peter Griffin

  3. Homer Simpson

  4. Lóide

  5. Quico

Patrick é o símbolo máximo da burrice na cultura pop, apesar dos momentos de brilhantismo (que põe em cheque a veracidade dessa burrice), não supera Griffin, que apesar de ter tantos momentos imbecis quanto a estrela, também tem momentos de lucidez, e consegue comportar-se como um humano normal com mais regularidade. Quico seria o menos burro, por simplesmente ter menos ´´feitos´´ que os outros. E para você, qual o personagem mais burro da lista?