top of page
Foto do escritorCanal Cultura POP

Versões Sombrias dos Super Heróis

Atualizado: 3 de out.

Os super heróis dos quadrinhos, são conhecidos como símbolos de bondade e justiça, mas, ao longo dos anos, se tornou extremamente interessante para as editoras, dobrar esse estereótipo, os tornando vilões cruéis. Hoje, vamos conhecer algumas dessas versões.

 

Batman Que Ri

A versão mais sombria do Cavaleiro das Trevas. Sua origem ocorre quando o Coringa comete seu ultimo ataque, matando várias pessoas, e fazendo Batman cruzar a linha, e mata-lo. No momento em que o herói parte o pescoço do Palhaço do Crime, seu gás do riso é disparado, e Batman é rapidamente infectado. Mesmo tentando resistir, a toxina toma conta da mente de Bruce, e lhe faz matar toda a Batfamília a tiros. Com seu preparo, Wayne acaba com toda a Liga da Justiça, torturando Superman até o seu ultimo suspiro.

Não satisfeito em destruir seu próprio mundo, Batman Que Ri continua vagando pelo multiverso, recrutando mais versões malignas do Homem Morcego, uma mais doentia que a outra, como o Rei Robin, Batman Apocalipse, Batman Sinistro e Morte Negra. Entre essas, sem dúvida a primeira é a mais bizarra, onde vemos Bruce desenvolver uma psicopatia desde a infância. Durante o fatídico assalto no Beco do Crime, Bruce mata o assaltante, mas também seus pais, revelando não ter nenhum controle. Após isso, ele também massacra Gordon e Alfred, sucumbindo de vez a loucura.

Essa versão do personagem, era tão preparada quanto a original, de acordo com o próprio, estava sempre um passo a frente, e possivelmente nunca seria derrotado. Até mesmo depois da sua morte pelas mãos da Mulher Maravilha, Batman Que Ri tinha um plano, transferindo sua consciência para um corpo de pura energia sombria, O Cavaleiro Mais Denso. Mesmo com um poder quase ilimitado, ele mais uma vez é derrotado pela Mulher Maravilha. O fim definitivo do Batman Que Ri, vem quando o nosso Batman se entrega a loucura, e passa a pensar como o seu inimigo, finalmente o derrotando.

 

Homem de Ferro Superior

Na saga Eixo, Doutor Destino e Feiticeira Escarlate lançam o chamado ´´Feitiço de Reversão´´, que altera a personalidade de heróis e vilões, entre eles, o Homem de Ferro. A primeira ação suspeita de Stark, foi distribuir o vírus extremis (cujo o próprio Stark já fazia uso constante) para milhares de pessoas pelo país, aparentemente de graça, através de um aplicativo. Depois de várias pessoas se tornarem viciadas no composto, ele cria uma taxa de 100 dólares por dia, deixando as pessoas desesperadas.

Stark manipula diversas empresas, jornais e políticos, em troca de dinheiro, e começa a passar dos limites na arrogância e agressividade. O novo vilão cria um novo traje chamado Endo-Sym, feita com tecnologia simbionte. Peper Pots e o Demolidor, tentam por diversas vezes deter o bilionário maligno, mas acabam fracassando. O fim definitivo do vilão, veio no arco guerra secretas, onde o Doutor Destino ´´resetou´´ todo o multiverso, enquanto Tony travava uma luta acirrada contra um envelhecido Capitão América, dentro de um traje especial.

 

Homem Aranha Superior

Essa versão do herói, misturou a consciência de Peter Parker, com a de um dos seus maiores inimigos, o Doutor Octopus. Ambos são gênios, e com a ambição de Octopus, Parker desenvolveu várias tecnologia, e se tornou um grande empresário inventor, mudando completamente seu padrão de vida.

Porém, ao mesmo tempo, Parker se tornou muito mais violento em relação aos criminosos, atravessando todos os limites. Porém, suas atitudes violentas apenas colocaram as pessoas contra ele, e fizeram com que o Duende Verde, formasse um exército dos vilões para matar esse Homem Aranha Superior. Por fim, Octopus percebeu que estava agindo errado, e libertou a consciência de Parker, que enfim voltou a ser o Homem Aranha.

 

Batman Vampiro

Na primeira parte da saga, um exercito de vampiros liderado por Drácula, atacam Gotham, obrigando Batman a enfrentar inimigos muito mais poderosos que ele. Graças a sua grande inteligência, o herói arma planos para dizimar os vampiros, inclusive Drácula, mas acaba sendo infectado. Sem tempo para pensar em uma cura para si mesmo, o defensor de Gotham precisa impedir o Coringa e sua gangue da vampiros. O palhaço mata Selina Kyle, o que faz com que Bruce perca seu ultimo resquício de humanidade, e mate a o assassino sem dó, bebendo seu sangue em seguida.

Sabendo que não havia volta, Batman ordena que Gordon o mate com uma estaca, e ele o faz, matando Batman. O herói não ficaria muito tempo morto, pois assim que o crime voltou a tomar conta da cidade, Alfred e Gordon ressuscitam o morcego vampiro, que agora estava mais descontrolado do que nunca.

Essa saga se tornou filme animado em 2005, quando Batman enfrenta Drácula, derrotando o Lorde das Trevas com um feixe de luz semelhante ao sol.

 

Superman Injustice

A versão mais notória de um herói caído. Superman havia acabado de descobrir que Lois estava grávida, e vivia um momento muito feliz em sua vida. Enquanto isso, o Coringa escapa de Arkham, e dessa vez, queria jogar o game no modo fácil, e ao invés de provocar o Homem Morcego, iria aprontar pra cima do Superman.

O Príncipe do Ódio captura Lois e instala uma bomba atômica em Metrópolis, se escondendo em um submarino. Toda a Liga da Justiça é levada para tentar salvar Lois, mas nem mesmo Flash, que havia averiguado cada palmo de Metrópolis, havia conseguido encontra-la. Usando seus super sentidos, o Homem de Aço encontra sua esposa, e invade o submarino, onde se depara com o Apocalipse. Prevendo um destruição desenfreada, o herói leva o monstro para o espaço, e só lá, percebe seu erro. Na verdade, quem ele havia levado ao espaço, era Lois, que agora, olhava para ele com olhos sem vida, ela estava morta. Usando sua visão raio x, ele percebe que havia um dispositivo conectado ao coração de Lane, que assim seu coração parou, ativou a bomba em Metrópolis, matando milhões de pessoas. O Coringa celebrava as mortes ao lado de Arlequina, mas, Batman o captura e leva ao Arkham.

Superman estava possesso, era o fim da era dos heróis, agora, ele iria mudar o jeito de fazer ´´justiça´´. O Último Filho de Kripton invade o sanatório, e mata o Coringa, arrancando seu coração, deixando o Batman perplexo. Apesar disso, poucas críticas foram feitas, o grande público, assim como a maioria dos heróis, queria o Palhaço morto pelos milhares de crimes que havia cometido, mas, o Superman não ia parar. Ao lado de Mulher Maravilha, ele passou a interferir em conflitos internacionais, matando centenas de pessoas. Muitos se aliaram a esse projeta déspota do Superman, como Lanterna Verde e Flash. Alguns que estavam ao lado de Batman, como Arqueiro Verde, Asa Noturna e Canário Negro.

O ponto de ruptura que transformaria esse desentendimento em uma verdadeira guerra, seria o ataque de Superman e seus seguidores ao Asilo Arkham, onde Clark pretendia obliterar todos os maníacos ali internados. Batman e Asa Noturna foram impedir, e em meio ao duelo, Damian Wayne, o filho de Bruce, muda de lado, e ataca covardemente Dick Grayson, o matando. Nesse momento, Batman carrega o corpo do filho que vida lhe deu em suas mãos, e nem mesmo Superman ousou intervir, dali pra frente, uma rivalidade inalterável nasceria entre eles, e Wayne nunca mais teria Damian como um filho.

Superman mataria diversos aliados do passado, como Arqueiro Verde, Canário Negro, Caçador de Marte, e vários outros inocentes, auxiliado de perto por Diana, que havia se tornando uma mente tão doentia quanto a do próprio Superman.

Apenas o Cavaleiro das Trevas, insistia em resistir, e sua perseverança em lutar pela verdadeira justiça, lhe trouxe a vitória sobre o kriptoniano, quando ao lado de Lex Luthor, que nesse universo é um herói, trouxe uma Liga da Justiça de outra dimensão, que municiada com seu Superman, pode derrotar o Regime de Kal-El.

Esse Superman do mal, foi base para outros personagens semelhantes, como Capitão Pátria, Brightburn, Omni Man, e outros vilões, baseados em versões cruéis de um Superman alternativo.

 

Mulher Maravilha Injustice

Nos games e quadrinhos de Injustice, temos o Superman como maior vilão da série, mas, é fácil notar a manipulação absurda que o Homem de Aço sofre da Amazona, e da crueldade muito além que ela possui. Diana estava ao lado do Homem de Aço desde o início dos seus crimes, matando centenas de pessoas em nome da ´´paz´´ e usando Superman como um símbolo da sua revolução. Incentivado por ela, Superman se une a Sinestro e mata parceiros como Shazam e Caçador de Marte. Ela converte Flash, Lanterna Verde Cyborgue para o seu lado, mostrando o seu alto poder persuasão e a imensa maldade, e podemos ver que ela mesma pensa isso, quando é envenenada pelo gás do Espantalho, e se depara com Superman afirmando que foi usado por ela, Diana teme mais do que tudo, ter sido na verdade, a vilã da história.

A brutalidade dela vai além do comum, matando Espantalho, atravessando a coluna da Arlequina com sua espada sem motivo nenhum, mentiu para Supergril para que ela se voltasse contra Batman (chegando a se unir com vilões como Adão Negro), além das centenas de pessoas que ela matou ao lado do Homem de Aço. E então, será que Superman era realmente o maior vilão de Injustice?

 

Capitão Da Hydra

Durante a saga ´´Império Secreto´´ o Capitão América acaba perdendo o soro do super soldado no seu sangue, durante uma luta com o Prego de Ferro (Um belo nome para um vilão), o que deixa Steve com o corpo de um homem de 90 anos. Mesmo velho, o herói não abandonou o seu trabalho, e foi com Maria Hill, verificar uma prisão para super criminosos, que era mantida por uma garota chamada Kobik, a personificação de um cubo cósmico.

Durante uma fuga na prisão, Kobik devolve os poderes ao super soldado, que confronta o vilão Ossos Cruzados. Após a Segunda Guerra Civil, Steve Rogers se tornou diretor da Shield, algo que seria um grande erro. Quando Kobik devolveu os poderes para Steve, ela também passou a sua ideologia para ele, já que o cubo cósmico passou anos nas mãos do Caveira Vermelha, o maior inimigo do Capitão América, criando assim um novo Capitão.

Com sua mente corrompida, Rogers assume o comando da Hydra, e prende os heróis mais poderosos da terra, fora do planeta, enquanto manipula Thor, fingindo ser digno do Mjölnir, fazendo com que o filho de Odin acreditasse que suas intenções eram nobres, e abanondando a batalha.

Personagens como o Justiceiro, também seguem cegamente o novo Capitão da Hydra. Com o seu líder contra eles, os heróis foram massacrados, já que Steve sabia todas as suas fraquezas. Com o fim da resistência, o Capitão da Hydra governou os Estados Unidos com punho de ferro. Ao fim do arco, o Falcão consegue libertar o verdadeiro Capitão América, que estava preso no cubo cósmico, e de brinde, retira os poderes colossais do Capitão da Hydra. O verdadeiro Capitão derrota a sua cópia, e restaura a paz no país, ficando ainda sim, com sua imagem muito manchada. Mesmo com uma trama sensacional, a história decepciona com um final pra lá de clichê, com uma solução extremamente previsível.





18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page