Fala nação, anteriormente, fizemos duas listas referente a versões de personagens do universo do Homem Morcego, a primeira delas, sendo com as versões do próprio Batman, e a segunda, sobre seu arqui-inimigo, o Coringa. Mas, hoje, vamos fazer uma viagem no tempo, para acompanhar a história de uma das vilãs mais notórias e sedutoras do universo de Batman, Selina Kyle, também conhecida como Mulher Gato!
1966- Julie Newmar
A primeira atriz a vestir o manto da ladra foi Julie Newmar, na série televisa Batman e Robin, transmitida entre 1966 e 1968. A Mulher Gato, assim como todos os outros personagens da série, foram bastante amenizados, para se adaptarem ao padrão infantilizado das produções de super-heróis na época.
Porém, sua atuação se destaca, por servir de base para uma característica muito importante da relação Batman e Mulher Gato, a sedução. Usando de sua beleza, a vilã muitas vezes fez o Batman de Adam West quase desistir de sua cruzada por não conseguir resistir aos seus encantos, somente com Robin sendo capaz de traze-lo de volta a si.
Visualmente, o traje se assemelha muito ao visto nos quadrinhos, a apesar de pouco conhecida hoje em dia, a atuação de Newmar segue tendo uma imensa importância para a história da personagem.
1992- Michele Pfeiffer
A versão definitiva da personagem. Em 1992, Tim Burton lançou Batman: O Retorno, um filme onde enfim o estúdio lhe deu carta branca para pôr a sua cara na obra, e assim ele fez, e não houve personagem que representou melhor o estilo do diretor, do que a Mulher Gato de Michele.
Selina Kyle era uma secretária atrapalhada e insegura do magnata Max Shereck, que vivia em um pequeno apartamento repleto de gatos. Acidentalmente, ela acaba mexendo em arquivos exclusivos de Max, que tenta mata-la para impedir que a verdade sobre ele fosse espalhada. Ele arremessa Selina pela janela, que surpreendentemente não morre, por ter sua queda amortecida por um guarda sol. Caída no chão congelado da calçada, Selina é cercada por gatos, que começam a lamber e morder seu corpo, e de alguma forma, a trazendo de volta a vida, de forma quase sobrenatural.
Renascida, ela volta ao seu apartamento, o destruindo completamente, pegando uma jaqueta de couro, e moldando como um traje extremamente apertado e sensual, que lhe daria o nome de Mulher Gato. Nenhuma versão da personagem teve um apelo sexual tão grande quanto essa, e esse lado dela é muito explorado nesse filme. Batman tenta deter sua onda de crimes, mas acaba sempre fracassando, enquanto Selina começa um relacionamento com Bruce Wayne, sem saber que o milionário era o Cavaleiro das Trevas.
Trabalhando ao lado do Pinguim, Selina quase derrota Batman, mas ao saber que ele era Bruce, ela acaba abrindo mão de sua vingança, tendo verdadeiros sentimentos por ele. No final, Mulher Gato morre, após matar Max pelo que fez com ela. Porém, até a morte dela fica subentendida, pois na última cena, quando o batsinal surge nos céus, a silhueta da vilã surge no topo de um prédio, indicando que ela pode ainda estar viva.
2004- Halle Berry
Essa talvez seja a mais bizarra de todas, alguns nem mesmo sabem que essa versão existe. Halle Berry, recém vencedora do Oscar, chegava com moral para interpretar a Rainha dos Gatos, mas ninguém imaginaria, que isso iria terminar com ela recebendo o prêmio Framboesa de Ouro no ano seguinte por essa bomba.
Já pra começar, mudaram o nome da personagem, não é mais Selina Kyle, e sim Patience Phillips, que em uma trama sucateada de Batman: O Retorno, é alvo de uma tentativa de assassinato ao descobrir a corrupção dentro de sua empresa. Porém, mais uma vez igual a versão de Pfeiffer, Patience é ressuscitada pelos gatos, e passa a ter certos poderes sobre-humanos, para confrontar um bando de homens engravatados com zero personalidade.
A atuação é caricata, não pela atriz ser ruim, mas pelo texto ser péssimo. Por fim, temos aqui a pior versão da personagem nos cinemas.
2012- Anne Hathaway
nne Hathaway, é uma atriz americana amplamente reconhecida por seu talento e versatilidade. Ela começou sua carreira com papéis em séries de televisão e filmes independentes, mas ganhou fama com seu papel como Mia Thermopolis em "O Diário da Princesa".
Sua fama cresceu amplamente nos anos 2000, onde fez o papel que definiu sua carreira, como Fantine, em os Miseráveis. Protagonizando a obra ao lado de Hugh Jackman, Anne teve grandes momentos, conquistando o Oscar de melhor atriz coadjuvante. Em 2012, ela interpretou a Mulher Gato em Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, sendo uma ótima versão da personagem. Aqui, Selina é uma ladra fichada, que rouba as digitais de Bruce Wayne para John Daggett, um rival de Wayne, que queria fali-lo, e em troca, daria a Kyle o ´´Ficha Limpa´´, que apagaria seus crimes. Sua traição vai além, quando ela mesma leva Batman até Bane, em troca do programa, que se prova uma mentira. Durante a guerra por Gotham, ela enfim luta ao lado de Batman e da polícia, ajudando a restaurar a ordem na cidade, pouco antes do sacrifício de Bruce, quando o herói leva a bomba atômica de Bane para fora de Gotham.
Outro sucesso seguido desse, foi a obra Interestelar, também dirigida por Christopher Nolan.
2022- Zoe Gravitz
Minha versão favorita ao lado de Michele Pfeiffer. Zoe interpretou a Mulher Gato em The Batman de 2022, trazendo uma ótima dinâmica com Robert Pattinson, e sendo talvez a versão mais bem desenvolvida da ladra.
Aqui, Selina Kyle é filha de Carmine Falcone, chegando a tentar mata-lo, quando descobre que ele era culpado pela morte de Anika, uma amiga próxima. Selina luta ao lado de Batman diversas vezes, com ambos se salvando diversas vezes ao longo da trama, e tendo um relacionamento interessante.
Sem dúvida, é uma personagem com um potencial incrível para seguir se desenvolvendo nos próximos filmes de Matt Reeves.
1 Comment