top of page

SENHOR DOS ANÉIS E VERSÍCULOS

John Ronald Tolkien, é considerado um dos maiores escritores da história da literatura britânica e mundial, especialmente por seu grande sucesso, a trilogia Senhor dos Anéis, lançada entre as décadas de 1940 e 1950. Como um católico devoto, Tolkien deixou diversas mensagens cristãs como subtexto desse grande universo, dos personagens até as metáforas. Hoje, vamos conhecer algumas lições que os principais personagens dessa saga podem nos ensinar, dentro dos valores bíblicos.

Frodo

Frodo, mesmo jovem e aparentemente frágil, foi incumbido de proteger a arma mais poderosa e sedutora da Terra Média, o Anel de poder. Ao lado de Sam, ele enfrentou diversos desafios, alguns frutos da viagem, outros de sua própria mente, corrompida aos poucos pelo Anel, mas, com a companhia de seu leal amigo e perseverança, ele pôde cumprir sua missão.

Em Mateus 11:28, fica claro que Deus está ao lado daqueles que estão cansados e sobrecarregados, estando ao lado deles em sua dificuldade, como aquele que lhe erguerá do chão quando mais precisar. Frodo precisou dessas forças muitas vezes, e sempre as recebeu.

Ele é o exemplo absoluto da Jornada do Herói. Ao lado de ícones como Harry Potter e Luke Skywalker, Frodo começou como um jovem desacreditado, que recebeu sobre suas costas um fardo quase impossível de carregar, mas, com a sabedoria de seu mentor, com a força de seus aliados, a lealdade de seus amigos e acima de tudo, sua coragem, pôde cumprir seu destino.

Sauron

Sauron era o todo-poderoso da Terra Média, o mestre do anel. Ao lado de seu exército, ele impôs um verdadeiro reino de terror. Porém, ao ser destruído, seu anel tornou-se sua prisão, seu objeto de poder, agora era seu mestre.

O temível guerreiro tornou-se um gigantesco olho, que tudo poderia ver, mas não poderia sair de sua torre. Alguém que queria tudo acabou sem nada.

Assim como se entende em 2 Pedro 2:19, sua sede de poder o transformou em escravo, sua megalomania o consumiu. Seu próprio anel simboliza muito bem isso, é sedutor e cheio de poder, e todos que o veem desejam conquistá-lo, mas ceder a essa tentação leva qualquer um à loucura. Como uma droga, o anel começa como uma mera ferramenta, mas rapidamente se torna o mestre na vida de quem o consome, assim como um viciado.

Gandalf

Gandalf é o perfeito arquétipo do mentor sábio, um antigo herói, que agora tem o dever de guiar os escolhidos, nesse caso, Frodo e Aragorn. Como um ser milenar, o Mago Cinzento se muniu da arma mais poderosa do mundo, a sabedoria, guiando com maestria seus aliados até a queda de Sauron. A sabedoria não reside somente na inteligência, mas também na coragem de arriscar-se pela missão, como quando lançou-se junto a Balrog em um poço, para proteger Frodo e seus aliados.

Em Tiago 1:5, a Bíblia explicita a importância da sabedoria e de como o Senhor a distribui para todo aquele que lhe pedir. Isso contradiz aqueles que dizem que religião e conhecimento não podem andar juntos. Muitos esquecem que até mesmo a teoria do Big Bang nasceu das ideias de um padre cientista, mostrando que fé e razão não são opostas, mas aliadas.

Assim sendo, Gandalf é o grande exemplo do poder da sabedoria cristã, não apenas por seu conhecimento, pois inteligência sem propósito benéfico ao próximo é ignorância velada. Agora, a inteligência usada para o bem, essa sim, é considerada a mais pura sabedoria, pois envolve não só a mente, mas também a alma.  

Gollum

Gollum foi a maior vítima da corrupção do Anel de poder. Desde seu primeiro contato com o 'precioso', o Hobbit tornou-se fascinado por ele, sendo capaz de matar o próprio irmão para possuí-lo. Esse erro deformou seu corpo e alma, ao ponto de transformá-lo em um ser completamente repugnante e insano.

Quando distante dele, sua lucidez voltava temporariamente, como nas vezes em que ajudou Frodo e Sam, no entanto, a escuridão parecia sempre falar mais alto em seu coração, movido pela ganância de possuir o Anel.

Em Romanos 7:19, podemos entender o sentido bíblico do dilema de Gollum. Ele é incapaz de praticar o bem que almeja, pois não é forte o suficiente para vencer seus vícios, sendo escravo dos próprios desejos, e apenas o mal que almeja, ele é capaz de praticar sem pestanejar. E foi isso que levou à morte, em uma tentativa insana de recuperar o Anel das mãos de Frodo na fornalha de Mordor, onde ele enfim recuperou seu 'precioso', morrendo com o mesmo em sua mão, demonstrando que nem na morte, ele pôde abrir mão de seu vício, sem conseguir abrir mão do mal dentro de si.

Aragorn

Aragorn é o perfeito estereótipo de herói, corajoso, bondoso, leal, unificador, as qualidades perfeitas de um rei sábio. Mesmo sendo seu destino de nascença ascender ao trono, ele esteve em dúvida, por saber que isso poderia separá-lo de seu grande amor, Arwen, ele pensou em abdicar dele. Isso demonstra que ele não tem sede cega pelo poder, mas é guiado pelo dever, e se fosse necessário abrir mão de sua felicidade pelo bem geral, ele faria.

Ele lutou ao lado de Gandalf, Frodo e Legolas pela liberdade da Terra Média, liderando exércitos com sabedoria e honra, e conquistando o respeito unânime de todos ao seu redor.

Em Jeremias 23:5, o Senhor narra as qualidades de um grande líder, alguém sábio e justo, que faz o melhor por aqueles que dependem dele, e existem poucos exemplos melhores que Aragorn dentro da ficção. Um homem bom e valente, capaz de sacrificar-se pelo próximo sem pestanejar, respeitando igualmente todas as espécies, sem distinção. Tudo isso resultou em um grande trunfo, ele tornando-se Rei de Gondor e Arnor ao lado de sua amada, que abriu mão de imortalidade élfica para viver o tempo de uma única vida ao lado do homem que amava. A eternidade sem ele não valeria de nada.

Sam

Sam é um exemplo perfeito de humildade e lealdade. Ele nunca quis ser o herói, apenas apoiou seu amigo Frodo em sua caminhada rumo a seu destino. Mesmo que por vezes o anel o manipulasse, ele mostrou-se forte para resistir às suas tentações e foi fiel a seu amigo até o fim. Podemos fazer a mesma analogia com Harry e Rony, mesmo sem receberem os louros de um grande herói, Rony e Sam fizeram de tudo por Harry e Frodo, sem esperar algo em troca.

Em Mateus 23:11, Deus nos diz que o caminho para a grandeza não é o descaso e a arrogância, e sim, a ação pelo próximo. Quem respeita a todos igualmente, ajuda aqueles que estão à sua volta, trata todos com humildade e age com simplicidade, esse merece liderar, pois o poder não o corromperá, e ele agirá por aqueles sob sua influência, sem advogar por causa própria.

Sam é um exemplo de lealdade e auxílio, de alguém que foi grandioso, não através de atos antológicos de heroísmo, mas sim, de apoio e amizade.

“Quando Frodo caiu de exaustão, Sam não hesitou: ´´Eu não posso carregar o Anel, mas posso carregar você.'”

Éowyn 

Como uma valente guerreira, Éowyn foi muitas vezes subestimada por ser mulher, mas mostrou que pode ser tão valente quanto qualquer homem e, ainda assim, manter a empatia e caridade tipicamente femininas.

Em João 4:18, entende-se que o amor supera qualquer adversidade. Como disse Paulo, o amor é o maior sentimento possível, tão grande quanto a fé e a esperança, e ele é capaz de fortalecer a alma de tal forma, que não há mais espaço para o medo.

Éowyn, guiada pelo amor por seu povo, deixou seus medos e dúvidas para trás, e derrotou o Dragão de Sauron, sendo de vital importância para a derrota final do Senhor do Escuro.

Bom, essas foram nossas reflexões sobre os principais personagens de Senhor dos Anéis. Faltou algum? Comente!

8 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Rated 5 out of 5 stars.

Conteúdo cada vez mais profundo, parabéns

Like

Janea Chaves
Janea Chaves
Jun 20
Rated 5 out of 5 stars.

Excelente !!!!!!!

Like

Rated 5 out of 5 stars.

Que analise do Gollum

Like

Rated 5 out of 5 stars.

Adoreiiii!!

Like

Rated 5 out of 5 stars.

Uma das obras mais bem escritas de todos os tempos

Like

©2022 por Lar Da Cultura POP. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page