top of page

Os Principais Planetas de Star Wars

Uma das maiores riquezas da franquia Star Wars, é a sua diversidade de cenários e planetas, cada um deles com uma cultura, geografia e principalmente, fatos históricos diferentes, e será sobre isso que iremos falar hoje.

 

Tatooine

O mais importante entre todos os planeta da galáxia, o ´´Berço dos Heróis´´. Tatooine já foi dotado de muita vida, porém o terrível clima de calor e a alta exploração de seus recursos, transformaram o belo planeta em um deserto vazio, queimado diariamente por dois grandes sois.

Foi aqui onde Anakin e Luke Skywalker viveram suas infâncias. Anakin, como um escravo até ser libertado por Qui Gon Jin, e se seguiu seu caminho como escolhido. Luke por outro lado, teve uma vida pacata e entediante, e sempre teve o sonho de conhecer a galáxia além daquele vazio de areia, e quando seus tios foram mortos pelo Império e o chamado pela aventura veio através de Obi Wan, ele não pode recusar, voltando apenas 5 anos depois, para resgatar seu amigo Han Solo e matar Jabba.

Obi Wan também utilizou o planeta como abrigo por quase duas décadas, enquanto protegia Luke, chegando até mesmo a confrontar Darth Maul pela última vez, o destruindo em definitivo.

Tatooine é tomado pela escória e vilania, sendo comandado pelo cartel Hutt, que concentra suas atividades em Mos Esley, um verdadeiro fim do mundo. Pelos desertos, temos o temido e arisco Povo da Areia, os ladrões Jawas e monstros assustadores como o Dragão Krayt.

 

Mustafar

O local onde Vader caiu. Um planeta exuberante, que após um conflito especial, teve seu núcleo superaquecido, fazendo com que a lava dele explodisse por todos os cantos do planeta, transformando o lugar em um verdadeiro inferno vulcânico.

Sua população se resumia a povos primitivos e mineradores, sendo praticamente impossível ter uma grande civilização naquele local. Quando os líderes separatistas foram se esconder no planeta, Darth Vader foi enviado até lá para extermina-los e acabar com as guerras clônicas, e assim foi feito, sem hesitação, sem misericórdia.

Padmé chegou ao local para tentar salvar seu marido, mas ele já estava fora de si, e lhe atacou. Obi Wan Kenobi também foi ao seu encontro, e tentou traze-lo de volta a si, mas era tarde demais. Em um épico duelo entre irmãos, Kenobi despedaçou Skywalker e o abandonou para queimar no fogo de Mustafar. Usando todo o seu ódio, Vader resistiu, até ser salvo por Palpatine, e posto em uma armadura pelo resto de sua vida.

Anos depois, Vader retornou a Mustafar para construir seu castelo, pois aquele lugar o lembrava da sua escolha pelas trevas, e fervia seu ódio.

 

Coruscant

A capital da República, e posteriormente do Império. Coruscant é o centro da galáxia, reunindo todas as espécies possíveis, e sendo inteiramente coberto por prédios do solo até os céus. Além de um centro político, Coruscant também abriga o Templo Jedi, o quartel general da Ordem. O planeta foi palco de diversos conflitos, como a invasão do templo jedi por Darth Malgus, a Batalha de Coruscant e a Ordem 66.

Após o purgo jedi e a queda da república, Coruscant passou a ser a capital do Império, e assim foi por mais de 20 anos, até a morte de Palpatine. Quatro anos depois da morte do Imperador, a população do planeta levantou uma grande revolta, expulsando os imperais restantes do planeta, e libertando Coruscant.

O visual futurista é ótimo, lembrando os filmes de futuro distópico clássicos, mostrando a grande diferença econômica da capital em relação ao restante da galáxia.

 

Kamino

O berço dos Clones. Kamino é um planeta isolado e sombrio, com grandes bases de operação cercadas pelo mar em todo o planeta. Os Kaminoanos, hábeis, cientistas, foram capazes de criar um grande exército para a República, todos com chips de controle, para faze-los cumprir a vontade do Chanceler, quando a Ordem 66 fosse requisitada. Todos esses clones foram feitos a partir de um residente desse planeta, o mercenário Jango Fett.

Outro momento em que vimos Kamino, foi no jogo ´´The Force Unleshead 2´´, onde Darth Vader cria diversos clones de Galen Marek para substituir o Starkiller original. Ao final do jogo, Starkiller e Vader se enfrentam na estação de clonagem do planeta.

 

Mandalor

O lar dos maiores guerreiros da galáxia, os Mandalorianos. Mandalor é um planeta altamente tecnológico, com um povo altamente militarizado, focado inteiramente em combate. Sua rivalidade com os jedis é conhecida, principalmente durante a era da Velha República, quando foram manipulados por Darth Vitiate a destruir a República. Com isso, Revan e alguns jedis entraram no conflito e destruíram Mandalor, dividindo ainda mais os mandalorianos da República. Até mesmo em conflitos como as Guerras Clônica, os Mandalorianos permaneciam neutros, para não ajudar o governo.

Próximo do fim das Guerras Clônicas, Darth Maul se infiltrou no planeta com ajuda do grupo terrorista Olho da Morte, e desencadeou um novo conflito entre os mandalorianos e a República, em um evento que ficou conhecido como o Cerco de Mandalor. Não muito depois da prisão de Maul, o Império agora comandava a galáxia, e Palpatine estava determinado a ceifar quaisquer ameaças ao seu controle, com isso, ordenou um bombardeio massivo ao planeta, o famoso Purgo de Mandalor, que matou a maioria da população. Com isso, a maioria deles foi forçado a se esconder pela galáxia, vivendo em condições deploráveis, até o dia em que fosse possível retornar ao que restou do seu planeta natal, e assim, recomeçar.

 

Korriban

O planeta natal dos sith. Após a derrota no confronto contra os jedis, os jedis sombrios restantes vieram parar em Korriban, e se relacionaram com seu povo, os sith. Os sith eram fortes no lado sombrio, e foram treinados por esses jedis, se tornando Lordes sith.

Esse planeta serviu como QG da Ordem Sith por anos, e após a aparente extinção dos asseclas do lado sombrio, o planeta se tornou um verdadeiro museu sith, servindo inclusive como a tumba de Darth Bane.

 

Dagobah

Um planeta banhado pela energia da força. Dagobah é um planeta obscuro e sombrio, cercado por pântanos e criaturas assustadoras. Para disfarçar sua presença na força durante seu exílio, Yoda escolheu Dagobah, construindo sua casa próxima a uma caverna com intenso poder do lado sombrio.

Quando Luke veio ao seu encontro, Yoda o treinou e o colocou para enfrentar seus medos na caverna, mas ele fracassou. Foi nesse pântano que o grão mestre passou seus últimos dias, até sucumbir a velhice, e se tornar um só com a força.

 

Endor

O palco da batalha derradeira entre os rebeldes e o Império. Palpatine colocou a segunda Estrela da Morte na órbita de Endor, onde um escudo de força seria instalado para proteger a estação bélica do grupeio rebelde.

Han, Luke e Leia se infiltraram no planeta para desativar o escudo, mas acabam sendo capturados pelos nativos, os Ewoks. Leia consegue convence-los a ajuda-los, e juntos, Ewoks e rebeldes conseguem derrotar os soldados de elite do Império e destruir o escudo. Enquanto isso, a pequena frota rebelde consegue atravessar o mar de caças e destroyers imperiais, com Lando e Antiles chegando até o núcleo para destruir a estação. Em paralelo, Luke e Vader derrotavam o Imperador, e com isso, o Império caiu em Endor. Após a avassaladora vitória, os vencedores comemoram nas copas das árvores, enquanto Luke cremava o corpo de seu pai.

Endor é um planeta extremamente vivo, e praticamente intocado por tecnologia.

 

Ahch-To

O local onde nasceu a Ordem Jedi. Foi aqui, que o primeiro templo jedi foi construído. A primeira grande batalha entre jedis e jedis sombrios também ocorreu em Ahch-To, que após isso foi deixado para trás, com a nova sede da Ordem Jedi sendo transferida para Coruscant.

Nos cinemas, vemos Luke Skywalker se exiliar nesse planeta, que também é o palco do início do treinamento jedi de Rey.

O planeta inteiro é coberto pelo mar, assim como Kamino, com algumas grandes ilhas, sendo habitadas por diversas espécies animais, e abrigando os mais antigos conhecimentos sobre a força.

 

Dathomir

Outro planeta forte no lado sombrio. Dathomir é lar dos Zabrak, uma raça de guerreiros e magos da força. Enquanto os homens são guerreiros poderosos, as mulheres formam uma seita conhecida como ´´As Irmãs da Noite´´, que manipulam a força a sua própria vontade, a aproveitando a intensa energia sombria do planeta. Foi aqui onde Palpatine tirou Maul das mãos de Mãe Talzin, e posteriormente retornou para mata-la, evitando qualquer tipo de ameaça futura em seu Império.


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page