top of page
Foto do escritorCanal Cultura POP

Os Meus 10 Personagens Favoritos

Atualizado: 30 de set. de 2023

Assim como fizemos no youtube, vamos falar um pouco sobre a minha humilde opinião. Vamos conhecer os meus 5 personagens favoritos, com várias informações sobre a criação deles, e outros fatos curiosos.

 

5. Superman

O maior símbolo da história dos super heróis, Superman foi criado em 1933, por Jerry Siegel e Joe Shuster. Inicialmente, o Homem de Aço seria um vilão, com poderes concedidos através de um cientista louco. Porém, rapidamente o personagem se tornou um herói, e suas histórias eram produzidas em pequenas tirinhas, que após muitas recusas, foram parar nas mãos da National Comics (futura DC), que colocou o personagem da dupla, como o protagonista da revista Action Comics em 1938, se tornando um dos primeiros heróis da história dos Quadrinhos.

Kar-el nasceu em Kripton, e foi enviado para Terra por seus pais, para salvá-lo da destruição do seu planeta. O kriptoniano acaba caindo no Kansas, onde é adotado pelo casal Jonathan e Martha Kent, que o criam como se fosse seu filho, mesmo sabendo dos seus dons especiais, lhe dando o nome de Clark.

Quando adulto, Clark foi contratado pelo Planeta Diário, e se muda para Metropolis, onde passa a combater o crime.

Superman quebrou barreiras, recebendo uma série de rádio na década de 1940, e em 1949, teve a sua primeira série de TV. Em 1978, o herói ganhou seu primeiro filme solo, que foi um verdadeiro marco na história do cinema.

Superman é um símbolo de esperança e poder, com uma imagem que marcou gerações através dos anos, poucas cenas me arrepiaram tanto, como a surra que ele deu no Lobo da Estepe no Snyder Cut, mostrando todo o poder e peso desse personagem, que sem dúvida merecia uma vaga na minha lista.

 

4. Dumbledore

Alvo Percival Wulfrico Brian Dumbledore, o maior e mais sábio bruxo de todos os tempos. Alvo nasceu em 1881, e foi o mais velho de três irmãos, Ariana e Albeforth Dumbledore. Ariana era uma obscurial, e por isso apresentava um enorme poder mágico, mas pouco controle sobre ele, o que a fez ser exposta a um grupo de trouxas, que atacaram a jovem. O pai dos irmãos, Percival, atacou os trouxas como vingança, e acabou sendo preso em Azkaban pelo resto da vida, deixando o comando da família nas mãos de Alvo.

Dumbledore foi a Hogwarts com seus 11 anos, sendo escolhido para a casa Grifinória, e sofrendo uma certa perseguição pelo passado criminoso de seu pai. Mesmo com essa dificuldades, Alvo foi um dos alunos mais brilhantes da sua geração, e futuramente, se tornaria professor de transfiguração na escola.

Na adolescência, Dumbledore conheceu Garlet Grindewald, outro jovem brilhante, e com ideias muito parecidas com as de Alvo, que vinha nutrindo um ódio crescente pelos trouxas. Com o tempo, Alvo se apaixonou por Grindewald, ficando cego para as intenções malignas do bruxo, o que não duraria muito tempo. Albeforth confrontou os dois, o que provocou Garlet, que o atacou, e iniciou um embate, que resultou na morte acidental de Ariana, por uma maldição ricocheteada.

Dumbledore estava confuso e impotente, sendo incapaz de se voltar contra Garlet, Com a ajuda de Newt Scamander, Alvo consegue frustrar o plano de Grindewald de se tornar o ministro supremo, e quebra o pacto de sangue que havia feito com ele, o que permitiu que em 1945, Alvo o derrotasse, num duelo que ficaria conhecido como ´´O Maior Duelo Que o Mundo Bruxou já Viu´´.

Em 1938, Dumbledore havia conhecido um jovem bruxo chamado Tom Riddle, em um orfanato, e lhe convidou para ir a Hogwarts, onde ele foi um aluno brilhante, ao mesmo tempo que obscuro. O professor tinha conhecimento da natureza esquisita do jovem, e nunca se deixou levar pelos encantos do garoto. Já como Voldemort, Tom retornou a Hogwarts para pedir o cargo de professor de defesa contra as artes das trevas, e é barrado pelo diretor. Revoltado, o Lorde das Trevas deixou uma maldição sobre o cargo, e depois disso, nenhum professor jamais passou mais um ano no cargo.

Durante a primeira guerra bruxa, o diretor fundou a Ordem da Fênix, reunindo bruxos como Lilain e Tiago Potter, os Longbotom, Sirius Black, Alastor Moody e muitos outros, para combater Voldemort, com o diretor de Hogwarts sendo o único bruxo que Riddle temia. Com a queda de Voldemort, Dumbledore começou a traçar um complexo plano junto a Snape, para guiar Harry até a sua vitória contra o vilão. Dumbledore salvou Harry do Basilisco através de Fawkes, ajudou o garoto a salvar Sirius, o salvou de Barto Crouch, e até mesmo duelou com Voldemort para defender Harry. Mas o ultimo sacrifício do velho bruxo, foi quando ele mesmo pediu para que Snape o matasse para que assim, ele tivesse a total confiança de Voldemrot, e assim foi feito.

No final de tudo, o plano do sábio deu certo, e o Lorde das Trevas foi finalmente morto por Harry, e fez com que Dumbledore fosse responsável por derrotar os dois maiores bruxos das trevas da história, Grindewald e Voldemort, se provando não só como o bruxo mais poderoso da história, mas também como o mais sábio, derramando sabedoria em cada ação que tomava e cada frase que dizia.

 

3. Luke Skywalker

O maior herói que a galáxia já viu. Luke foi escondido em Tatooine após a queda de seu pai para o lado sombrio, sendo criado por seus tios, até os seus 19 anos. Com a chegada dos droides RD-D2 e C3-PO, Luke entra em uma aventura ao lado do velho Ben Kenobi, para resgatar a princesa Leia, principalmente depois da morte de seus tios pelas mãos do império.

Skywalker inicia seu treinamento jedi ao lado de Obi Wan, e consegue resgatar Leia. Kenobi acaba sendo morto por Vader, mas a sua voz continuava na cabeça de Luke, o que lhe ajudou a destruir a Estrela da Morte.

Como um herói da aliança rebelde, Luke foi essencial em diversas batalhas, sendo um dos melhores pilotos da rebelião. Após a batalha de Hoth, Skywalker é guiado por Obi Wan até Dagobah, onde passa por um treinamento relâmpago com Yoda, partindo pouco depois, para salvar seus amigos em Bespin e enfrentar Darth Vader.

Vader humilha Luke, e revela que era seu pai, o convidando para se juntar a ele, coisa que o jovem nega.

Confuso e perdido, Luke retoma seu treinamento sozinho, se tonando extremamente poderoso, mas decidido a converter seu pai. O Cavaleiro jedi se entrega ao Império, e enfrenta seu pai na sala do trono do Imperador, e o derrota. Skywalker havia cedido a sua raiva para vencer Vader, mas consegue se recuperar e não cede aos desejos do Imperador, o confrontando. Desarmado, Luke é facilmente batido pelo vilão, mas seu pai o salva, em um último ato heroico, morrendo no processo.

Com o fim do Império, Luke passa a reconstruir a ordem jedi. No cânone, Luke cede ao medo, e acaba deixando Ben Solo se tornar Kylo Ren, instaurando o terror na galáxia por anos. Depois de treinar Rey, o velho jedi se sacrifica, criando uma ilusão com a força para distrair Ren e a Primeira Ordem. Nos legends, o mestre jedi reconstrói sua ordem, e chega a confrontar um clone de Palpatine e um antigo sith, chamado Darth Krayt.

Luke poderia ser apenas mais um herói estereotipado, mas toda a história envolvendo Anakin torna o seu arco muito mais pesado, com o jovem Skywalker conseguindo suportar as tentações que consumiram seu pai, e sendo capaz de derrubar um Império, sem matar Vader ou Palpatine, levando ao limite o estilo jedi de ser. Vemos ao longo da saga, um garoto nervoso e impaciente, se tornar um mestre sábio e poderoso, sendo pra mim, um dos melhores personagens da franquia Star Wars.

 

2. Darth Vader

Darth Vader foi criado em 1977, pelo diretor George Lucas no filme ´´Star Wars: Uma Nova Esperança´´. Com seu visual e voz icônicos, tema sonoro arrepiante, e história cativante. Vader se tornou o maior símbolo da saga, agora vamos conhecer um pouco sobre a história do Maior Vilão do Cinema.

Antes de cair para as trevas, Vader era Anakin Skyalker, o escolhido da força para trazer o equilíbrio. Mas, após a manipulação de Darth Sidius, Anakin se transforma em Darth Vader, e assassina diversos jedis, sendo parado apenas por seu mestre Obi Wan Kenobi, que derrota seu aprendiz, deixando seu corpo totalmente destruído e desfigurado.

Após esse desastre, Vader ficou preso em uma armadura extremamente dolorosa, até o fim de seus dias.

Durante o regime imperial, Vader foi o braço direito do Imperador, sendo seu principal executor, matando os Jedis remanescentes e combatendo a Aliança Rebelde. Porém, Vader desejava destronar e matar Palpatine. Porém, era impossível confrontar seu mestre sozinho, pois Palpatine, além de conhecer as habilidades de Vader, havia implantado diversas fraquezas na armadura de seu aprendiz, mas especificamente, uma fragilidade contra eletricidade, o que permitiria ao Imperador, derrotar seu aprendiz, com seus famosos raios da força.

Uma nova esperança surge para Vader, quando ele encontra Luke Skywalker, seu filho. Que provou ser poderoso na força, o bastante para derrotar o Imperador. Porém, Vader fracassa em converter seu filho, e continua sendo subordinado do Imperador.

Durante os acontecimentos de ´´O Retorno de Jedi´´, Vader e Palpatine armam seu plano final para acabar com a aliança rebelde, e trazer Luke Skywalker para o lado sombrio. Porém, tudo acontece ao contrário. Luke consegue trazer seu pai para a luz, causando assim a morte de Vader, que se sacrifica para matar Palpatine.

E no momento em que Vader estava nos braços de seu filho, ele havia deixado as trevas em definitivo, ele havia voltado a ser Anakin Skywalker.

Darth Vader é o maior vilão do cinema, visualmente perfeito, imponente e ameaçador. A história de Vader cobre praticamente toda a saga Star Wars, com o herói destinado a trazer a paz, jogando a galáxia em um reino de trevas, e todo o seu poder sem limites, acaba completamente estraçalhado, com o que restou dele, sendo usado por Palpatine. Porém, mesmo se tornando o homem mais temido da galáxia, Vader ainda tinha bondade dentro de si, e a libertou na hora certa, para matar o Imperador e salvar seu filho, dando uma lição de vida excecional para várias gerações, e mostrando o tamanho da complexidade desse grande personagem.

 

1. Batman

O maior super herói de todos os tempos. Movido pelo sucesso de Superman, a National Comics (futura DC) precisava criar novos personagens a altura do Homem de Aço, e ficou a cargo do jovem desenhista Bob Kane, criar esse tal personagem. Durante uma festa, Kane conheceu o quadrinhista Bill Finger, que decidiu ajudá-lo nessa missão. O herói da dupla seria um vigilante da noite, sombrio e brutal, reunindo traços dos justiceiros Zorro e Sombra, e do assassino fictício, o Morcego. O nome de Bruce Wayne, foi criado pela junção dos nomes do Rei Escocês Robert Bruce, e do general inglês Anthony Wayne.

O Homem Morcego teve a sua primeira aparição, em maio de 1939, na revista Detective Comics #27, um dos maiores marcos da história dos quadrinhos, e logo no ano seguinte, recebeu a sua revista solo. Durante os quadrinhos do Cavaleiro das Trevas, fomos apresentados a diversos personagens espetaculares, como Coringa, Robin, Alfred, Charada, Duas Caras, Mulher Gato, Bane e muitos outros, que compõe o rico universo do Homem Morcego.

Bruce Wayne perdeu seus pais nas ruas de Gotham, aos 8 anos de idade, e a partir daí, decidiu buscar vingança, jurando trazer o medo ao coração de cada um dos criminosos da cidade. Bruce cruzou o mundo, treinando e estudando ao máximo, se tornando não só um mestre do combate, como também, um gênio.

De volta a Gotham, Wayne adota a identidade de Batman, se aproveitando do seu antigo medo de morcegos, para causar medo em seus inimigos. A partir disso, Batman usaria todos os seus recursos e seus dias, para trazer justiça para Gotham, e também para o mundo, se tornando líder da Liga da Justiça.

Nos cinemas, Batman já foi representado várias vezes, tendo obras primas como ´´Cavaleiro das Trevas´´ e ´´The Batman´´, alguns dos melhores filmes de herói já feitos, além de suas diversas séries e filmes animados. Batman conta com vários dos melhores quadrinhos da história, como: Piada Mortal, Ano Um, Asilo Arkham, Cavaleiro das Trevas, Longo Dia das Bruxas, Corte das Corujas e muito mais.

Nos jogos, Batman também se destaca com os melhores jogos do gênero, a espetacular saga Arkham, com quatro jogos de sucesso.

Indiscutivelmente, o herói de Gotham possui as melhores histórias, filmes, quadrinhos e jogos, além de contar com um universo riquíssimo, que apenas contribuem para elevar o personagem espetacular que ele é, lhe transformando no maior super herói de todos os tempos.

89 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 comentário


Arthur Daniel
Arthur Daniel
31 de dez. de 2022

Minha lista:

5. Hades

4. Homem Aranha

3. Feiticeira Escarlate

2. Mulher Maravilha

1. Batman

Curtir
bottom of page