Após muito tempo, vamos voltar a explorar o mundo dos games, mais especificamente de horror. Nessa lista, vamos falar não só das principais franquias, como também jogos indie e de celular, conhecendo as mais diversas obras.
Slenderman
Baseado na lenda urbana de Slenderman, o game Slenderman: Eigth Pages, nos coloca frente a frente com a entidade, em uma floresta escura. Nossa missão é recuperar oito páginas, para assim escapar do Slender. A cada páginas que você acha, o vilão se aproxima mais de você, e fica mais difícil escapar, já que a câmera fica tremida, dificultando a visão.
Tanto o primeiro jogo como suas sequências, apresentam uma atmosfera extremamente tensa, que deixa você vidradado na ação. Foi através dos games, que a lenda que até então só era popular em fórums da internet, se tornou conhecida no mundo todo, chegando até mesmo a receber adaptações para o cinema. Agora, vamos conhecer um pouco sobre a lenda que deu origem ao jogo.
O artista Eric Knudsen, criou o personagem para uma feira de photoshop em 2009, e foi muito bem avaliado, com o visual do personagem se tornando marcante, dando origem ao jogo de 2012, e depois, a uma creepypasta contando a sua história.
O Slenderman é uma criatura que vive em bosques e florestas, atacando principalmente crianças. Ele passa um bom tempo apenas observando os seus alvos, sendo visto apenas por essas pessoas, que muitas vezes são taxadas como loucas, o que ajuda o monstro. A besta é capaz de causar doenças nas suas vítimas, as deixando cada vez mais fracas fisicamente e mentalmente. Essas pessoas muitas vezes se tornam servas dele, cometendo crimes em seu nome ou até mesmo tirando a própria vida, e caso não cedam, são eliminadas pessoalmente pelo Slenderman.
Tivemos um filme do vilão em 2018, que foi uma verdadeira bomba, recebendo críticas negativas de praticamente todo mundo.
Five Nights At Freddy
Uma das maiores séries de games de terror de todos os tempos. A maioria dos jogos se baseia em você sobreviver por cinco noites na Fazbear´s Pizzaria, como vigia noturno. Você passa o jogo todo dentro de um minúsculo escritório, observando os Animatronics através das câmeras de segurança. Porém, esses Animatronics estão vivos, e se movimentam pelo mapa, tentando chegar ao escritório para te matar. Entre os vilões do game, temos Freddy, Bonie, Chica, Foxy e Golden Freddy.
Esses robôs foram desenvolvidos por um serial killer chamado William Afton, que matava crianças e as colocava dentro dos seus robôs, misturando ciência e magia, utilizando o trabalho de seu parceiro, Henry. Os Animatronics se tornaram a maior atração da franquia Fazbear´s, fazendo com que Afton matasse ainda mais, para manter sua empresa. Porém, certo dia ele foi vítima dos seus próprios monstros, quando seu filho Evan, foi morto acidentalmente por um deles, em uma brincadeira de seu irmão mais velho, Michael. Esse incidente dá origem ao quarto game da franquia, onde mudamos de cenário, dessa vez estando na pele de Michael Afton, preso em uma casa com os robôs por cinco noites, como uma punição de seu pai, pelo que ele havia feito ao seu irmão. Mais para frente, William descobre que seu filho mais novo ainda estava vivo dentro do Animatronic, criando assim o famoso Golden Freddy.
Depois, Afton deixou a empresa, e se dedicou completamente ao estudo das almas, capturando crianças e as prendendo em cômodos falsos dentro das Fazbear´s. Seu fim veio apenas nos acontecimentos do primeiro game, onde ele entra em um de seus animatronics, que acaba dando defeito devido a idade avançada, e o mata. Porém, ele se funde com o robô, se transformando no famoso Springtrap, e seu filho, Michael, mais uma vez vai ao seu encontro para mata-lo.
A cada game, novos detalhes são adicionados, porém, a jogabilidade permanece praticamente a mesma em todos, fazendo jogos extremamente misteriosos e tensos.
Granny
O jogo de terror que quebrou a internet em 2018, com uma proposta extremamente simples. Você é capturado por uma velha sinistra, que te deixa presa em sua casa caindo aos pedaços, e você tem apenas 5 dias para escapar. Existem duas formas de fugir, pela porta da frente ou pela garagem, enquanto é caçado pela entidade.
O jogo é tenso, e cheio de mistérios, já que não possui falas, o que abre espaço para diversas teorias sobre quem seria Granny, e qual o seu objetivo.
A versão mais conhecida, é de que Granny seria uma canibal, que ao morrer, teve seu espírito aprisionado em sua antiga casa, caçando pessoas que andam pelos arredores, e se alimentando delas.
Resident Evil
A franquia de jogos de terror mais popular de todos os tempos. Resident Evil teve seu primeiro jogo lançado em 1996, e atualmente conta com 10 continuações e prequels. Devido a quantidade absurda de conteúdo presente nos jogos, somos obrigados a ficar apenas nos pontos principais.
A Umbrella Corporation, é uma empresa farmacêutica de fachada, responsável por criar armas biológicas. A sua maior criação, foi o T-Virus, responsável por criar os famosos zumbis do game, além de outros monstros.
O primeiro jogo na ordem cronológica, é Resident Evil 0, onde vemos a policial Rebecca junto a outros policiais de Racoon City, investigando uma região onde ocorriam diversos assassinatos bizarros envolvendo canibalismo. A equipe é massacrada, e apenas Rebecca sobrevive, entrando em um trem recém atacado pelas criaturas, onde se alia com um condenado chamado Billy. Juntos, a dupla chega até a mansão da Umbrella, onde descobrem todas as bizarrices feitas pela empresa, destruindo então o local.
Em Resident Evil 1, que se passa praticamente ao mesmo tempo que 0, o maior vilão da saga, Albert Wesker envia o restante da polícia da cidade até outra base da Umbrella, na inteção de matar todos de uma só vez, e acabar com qualquer risco. Seu plano fracassa, e ele acaba ferido por uma de suas próprias criaturas, e graças ao soro que o mesmo havia tomado, agora ele era praticamente um super humano. Nesses primeiros jogos, vemos todo o jogo sujo da Umbrella, desde as suas criações monstruosas, até a sua manipulação das autoridades locais através de dinheiro ou ameaças, para continuar praticando suas maldades livremente.
O principal personagem da saga, Leon Kennedy, aparece somente no segundo jogo da franquia, onde enfrente o vilão mais marcante da saga, o monstruoso Nemêsis.
Os jogos de Resident Evil inovaram desde sempre, com puzzles, jogabilidade e gráficos sempre como referências em suas respectivas épocas, além de uma trama riquíssima, que teve lenha para 10 jogos, e com ainda mais por vir.
Além disso, a franquia também conta 6 filmes, de qualidade extremamente duvidosa, e que não se preocupa muito em manter a fidelidade a obra original.
Silent Hill
Em 1999, após o sucesso de Resident Evil, o survival horror estava em alta no mundo dos games, e com isso, era hora de uma nova franquia surgir. Em Silent Hill, vemos Harry e sua filha Cheryl, fazendo uma viagem de férias para a cidade fantasma. Ao chegar, eles sofrem um acidente de carro. Ao acordar, Harry percebe que sua filha despereceu, e ele se vê obrigado a procura-la pela inóspita cidade. Nada lá dentro fazia sentido, as coisas mudavam de lugar, não existiam leis da física, e tudo a sua volta era envolto por uma misteriosa névoa, que servia para disfarçar o loading durante as trocas de cenário.
Ele é caçado por diversas criaturas bizarras pela cidade, até que acaba se deparando com a líder de uma seita, chamada Lessa, que lhe ordena que ele destrua alguns selos pela cidade, que serviriam para aprisionar um demônio. Mas na verdade, ele estava justamente fortalecendo o demônio, que estava no corpo de Lessa, que havia se fundido com sua filha. Ele consegue derrotar o demônio dentro dela, e a bruxa se divide em duas partes, cuja a boa era um bebê, que Harry leva embora. Silent Hill teve 8 jogos, todos com o mesmo estilo obscuro, mas ano após ano, a qualidade dos jogos foi caindo, deixando a franquia quase que totalmente esquecida. Além dos games, a saga recebeu dois filmes.
O grande vilão da saga, Pyramid Head, surgiu no segundo game da franquia, sendo uma raça de monstros, criada para punir as pessoas de acordo com seus pecados.
Outlast
Dito como um dos jogos mais assustadores de todos os tempos, o primeiro Outlast de 2013, estamos na pele do jornalista Mike, que invade um sanatório, cujo a reputação não era nada boa, onde experimentos desumanos eram feitos contra os pacientes. Lá dentro, ele precisa sobreviver aos lunáticos do hospício, que parecem não ser apenas pessoas dementes, mas sim pessoas possuídas por algo maligno. Com o tempo, ele descobre que muitos daqueles internos, eram antigos funcionários do local, que ao pedir demissão, foram jogados ali para sofrer.
A gameplay é muito diferente da maioria dos jogos de terror, pois aqui, você não tem nenhuma arma, sendo completamente incapaz de reagir, tendo como único material, uma simples lanterna, que caso fique sem pilhas, lhe deixará completamente no escuro pelos corredores do manicômio, praticamente o condenando a morte. Conforme Mike investiga, ele descobre que as pesquisas feitas ali, foram feitas pelo próprio governo norte americano, que drogava e torturava os pacientes, no intuito de transforma-los em verdadeiras marionetes.
Mesmo conseguindo sobreviver a muita coisa, Mike acaba morto por Wernicke, o responsável por todos os experimentos feitos lá dentro.
コメント