O Homem Aranha tem a melhor galeria de vilões da Marvel, com alguns dos maiores vilões de toda a editora. E agora, vamos citar os grandes inimigos do cabeça de teia.
10. Rhino
Aleksei Sytsevich ou Rhino, apareceu em 1966, em Amazing Spider-Man #66 e cravou presença nas histórias do aracnídeo a partir daí. Aleksei era um imigrante russo, que entrou na vida do crime para conseguir dinheiro para que sua família pudesse vir para os Estados Unidos com ele.
Diferente do que vimos nos cinemas em 2012, Rhino não usava uma simples armadura, e sim um traje que se fundia com a sua própria pele, lhe provendo uma força e resistência sobre humanas, transformando o homem em uma verdadeira máquina de matar, porém, com pouquíssima inteligência, o que sempre permitiu que o Miranha o derrotasse.
O vilão tem participações no filme The-Amazing Spider-Man 2, e no jogo Spider-Man PS4, sendo um vilão secundário, mas que sempre marca presença.
9. Kraven
Kraven é um dos vilões mais perigosos do Homem Aranha, estando sempre um passo a frente da sua presa heroica. O vilão nasceu em 1964, como mais um vilão soviético, algo que será muito recorrente nessa lista, já que a maioria desses personagens foram criados durante a Guerra Fria.
Kravinoff era um caçador renomado, que foi capaz de abater as maiores feras do planeta, e acreditava que Parker seria uma presa digna do seu esforço. O caçador criava armadilhas, armas e até mesmo bebia chás e ervas que aumentavam sua força, para vencer o herói, mas o Miranha sempre saía vitorioso. Acumulando fracassos, vemos Kraven se tornar cada vez mais psicótico e fanático, criando arcos muito famosos da história do herói ´´A Última Caçada de Kraven´´
O vilão fez parte da primeira formação do maior grupo de vilões do Homem Aranha, o Sexteto Sinistro e receberá um filme solo em 2023.
8. Lagarto
O grande doutor Curt Connors era um experiente biólogo, que desejava usar o DNA de repteis, para regenerar membros humanos, para que assim ele pudesse recuperar o seu próprio braço que havia perdido. Porém, tudo dá terrivelmente errado, e Connors se torna uma criatura meio homem meio lagarto. Podemos ver sua história de origem em Amazing Spider-Man #6, de 1963.
Curt seria curado pelo Homem Aranha em diversas histórias, mas sempre acabava se transformando no monstro novamente. O Lagarto foi o vilão no primeiro filme de Andrew Garfield como Homem Aranha, onde tentava transformar Nova York inteira em mutantes como ele, mas foi impedido pelo Amigo da Vizinhança.
7. Abutre
Abutre era um velho senhor chamado Adrian Toomes, que após ser roubado por seu sócio de empresa, ficou sedento por vingança, e usou um traje que havia criado, para matar o traidor. Porém, antes que Adrian matasse o homem, Miranha o impede e joga o velho na cadeia. A partir dessa derrota, Toomes desenvolveria um ódio colossal pelo herói, voltando a cometer novos crimes no futuro, para ter a oportunidade de destruir o herói. Com o passar dos anos, o vilão desenvolveu câncer, e seu manto foi parar nas mãos de Jiimy Natale
Em 2016, vimos um Abutre muito diferente, interpretado pelo antigo Batman, Michael Keaton. Ele buscava vingança contra os Vingadores, pela destruição que causaram em Nova York, e não tinha nenhum ódio pessoal com nosso herói.
6. Homem Areia
Flint Marko era um ladrão de rua completamente normal, que após tentar fugir da Ilhar Ryker, ele acaba caindo em reator experimental, que mescla seu corpo com areia, o transformando no Homem Areia. Marko é um dos vilões mais poderosos da galeria do herói, sendo bastante resistente a danos, e conseguindo mudar de forma, criando armas com seus membros. O vilão apareceu no polêmico Homem Aranha 3, onde Peter acreditava que ele fosse culpado pela morte de seu tio Ben. Vemos o fim do seu arco no último filme do Miranha, quando Peter finalmente consegue curá-lo em definitivo.
O vilão já fez parte do Sexteto Sinistro, e também do Quarteto Terrível, um grupo de inimigos do Quarteto Fantásticos pouco conhecido.
5. Escorpião
Antes de se tornar um vilão, o Escorpião era um detetive particular chamado Gargan, contratado por J.J Jameson, para descobrir quem era o Homem Aranha, mas sem sucesso.
Em um ato bastante contraditório do jornalista, Jameson pagou para que Gargan participasse de um experimento militar, que lhe daria as características de um escorpião. O experimento é um sucesso, deixando Gargan extremamente poderoso e agressivo, pronto para destruir o Homem Aranha.
4. Electro
Um dos vilões mais poderosos do herói. Max Dillon apareceu pela primeira vez em 1964, na nona edição da revista do Homem Aranha. Antes de entrar na vida do crime, Dillon era um simples eletricista, até ser atingido por um raio enquanto subia em um poste, adquirindo poderes elétricos absurdos, podendo até mesmo assumir a forma da eletricidade, e se movimentar através das redes de energia.
Ao perceber a extensão de seus poderes, Electro começou a cometer roubos e outros crimes, o que o colocou diretamente no caminho do Homem Aranha. Entre os vários embates e derrotas para o Cabeça de Teia, Electro chegou a utilizar a energia de uma usina elétrica inteira, e até mesmo absolver toda a eletricidade de Nova York, mas nada bastou para vencer seu adversário.
O vilão apareceu em O Espetacular Homem Aranha 2, onde foi duramente criticado, pela falta de motivação e CGI duvidoso do personagem.
3. Venom
O parasita simbionte veio para a terra através do próprio Homem Aranha, que ao tentar reparar seu traje durante o arco Guerras Secretas, acabou sendo hospedeiro dessa criatura criada por Knull, uma das entidades mais poderosas da Marvel.
O poder do herói aumentou exponencialmente, mas a sua mente estava sendo destruída aos poucos pelo parasita, só conseguindo se livrar dele com a ajuda dos sinos de uma igreja, já que o traje tinha fraqueza a sons altos. Com isso, o simbionte acabou caindo nas mãos do jornalista Eddie Brock, que nutria um grande ódio pelo Aranha, e não perdeu a oportunidade de usar o simbionte para destruí-lo.
Venom é dos vilões mais brutais e poderosos do Homem Aranha, sendo superior a ele fisicamente, e chegando a travar um duelo com o próprio Superman em um crossover. Porém, Eddie não foi o último hospedeiro do parasita, já que tivemos vilões como
Cletus Kassady, mas conhecido como Carnificina, que se tornou um dos vilões mais violentes do da Marvel, sendo um psicopata antes mesmo de se tornar um super-humano.
2. Doutor Octopus
Com a medalha de prata, temos o Doutor Otto Octavius, ou Doutor Octopus. Otto era um cientista renomado, que acabou sofrendo um acidente enquanto testava alguns braços mecânicos que havia criado, que acabaram se fundido com sua espinha, e manipulando sua mente, o levando ao crime. O interessante do personagem, é o seu desinteresse pessoal pelo Homem Aranha, buscando apenas eliminá-lo para que possa cometer seus crimes em paz, ao invés de vilões anteriores, que tinham uma rixa com o personagem.
Ele é o fundador do Sexteto Sinistro e talvez o vilão mais querido do Homem Aranha, estando presente na maior obra do herói, Homem Aranha 2, e sendo trazido de volta para Homem Aranha: Sem Volta para Casa.
Um episódio bizarro envolvendo o vilão, foi quando ele tentou se casar com May Parker, na intenção de tomar uma ilha que ela havia herdado, mas foi obviamente impedido pelo Homem Aranha.
1. Duende Verde
Em Spider Man 14 de 1964, tivemos a primeira aparição do maior vilão do Homem Aranha, Norman Osborn, o Duende Verde. Osborn era um magnata da cidade de Nova York, que após ser exposto a químicos, acaba se tornando completamente insano, e desenvolve uma dupla personalidade. Usando seu dinheiro, Osborn se equipou com um verdadeiro arsenal, tendo como maior arma, seu planador militar, com o grande objetivo de se tornar o maior criminoso da cidade, matando o Homem Aranha. Devido a sua rixa com o aracnídeo, Norman não se juntou ao Sexteto, por julgar que deveria acabar com o herói por conta própria.
O maior horror do Duende, foi assassinar Gwen Stacy, namorada de Peter, em uma das histórias mais dramáticas da Marvel. Sedento por vingança, Parker espanca o Duende, mas não o mata, algo que foi inesperado para o vilão.
A própria Marvel fez questão de manter em segredo a identidade do Duende, revelando-a apenas dois anos depois da primeira aparição do vilão. Em versões futuras, o manto do Duende seria passado para Harry Osborn, filho de Norman e melhor amigo de Peter.
O personagem apareceu duas vezes nas telonas, sendo interpretado duas vezes pelo grande William Defoe, e também pelo polêmico Dane Dehaan, que teve um visual um tanto quanto bizarro.
Kommentare