Em mais um top 10 do Lar da Cultura POP, estaremos trazendo uma lista, sobre os 10 lordes siths mais lendários da franquia Star Wars, contando tanto o Cânone, quanto o legends. Lembrando, que essa lista não é baseada no poder dos personagens, e sim em sua importância, história e personalidade. A lista estará bastante completa, e recheada de informações, então vamos lá!!!
10. Darth Malgus
Nascido no planeta de Droumund Kass, Verandun (Que posteriormente se tornaria Malgus), viveu sobre o comando o império Sith, e após assassinar uma servente do império, acabou sendo levado para academia sith e treinado nos caminhos do lado sombrio.
Durante seu treinamento na academia, Malgus se apaixonou por uma jovem chamada Eleena, com quem lutou várias batalhas. Malgus foi treinado pelo Lorde Sith Vindican, que mais tarde seria traído e morto pelo próprio Malgus, após ser ferido em batalha.
Agora como um dos líderes do império Sith, Darth Malgus liderou um ataque ao planeta de Alderaan, mas, seu ataque foi um completo desastre, onde teve seu rosto completo desfigurado, após uma batalha com a Jedi, Satale Shan. O que o forçou a usar um respirador semelhante ao de Darth Vader, pelo resto de sua vida.
Ainda mais consumido pelo ódio, Malgus decide lançar um ataque contra a capital da república, Coruscant, atacando diretamente o templo jedi. Ao lado de seus seguidores siths, o Lorde Sombrio propõem um verdadeiro massacre. Após destruir os jedis e bombardear Coruscant, Malgus mata sua amada (ou nem tanto) Eleena, imaginando que ela fosse um obstáculo em sua evolução como um sith. Transformando a sua perda em uma fonte inesgotável de tristeza e ódio, ou seja, poder.
Com a suposta morte do Imperador Vitiate, Malgus se tornou o novo imperador sith, até ser derrotado por um grupo de Jedis, e dado como morto. Entretanto, Malgus permaneceu vivo, decidindo se afastar da guerra, após o tratado de paz ser assinado.
9. Exar Kun
Exar Kun, era um talentoso estudante na ordem jedi, que assim como Anakin Skywalker, era bastante arrogante e sedento por poder. Esses fatores, somados com sua grande impaciência, fizeram com que Kun deixasse a ordem e fosse até o planeta de Onderon. Em Onderon, Exar encontra o espírito de um poderoso Lorde Sith chamado Freedon Nadd, que estava aprisionado naquele planeta, e transforma Exar em seu novo aprendiz.
Nadd envia Exar até o planeta natal dos sith, Korriban, onde os antigos espíritos, iriam testar a conexão do jovem com o lado sombrio. E se surpreendem, quando Exar foi capaz de sobreviver, após ser esmagado por uma montanha, graças ao poder do lado sombrio.
Agora, oficialmente como um Lorde Sith, Exar monta seu próprio exército, e por um desejo do espirito de Marka Ragnos (Outro antigo Lorde Sith), toma o ex jedi, Ulic Qel-Droma, como seu aprendiz.
Após a destruição causada por Kun e seu exército, a república monta uma força tarefa Jedi, para acabar com o Sith. Já imaginando que não sairia vivo dessa batalha, Kun decide deixar seu corpo físico, e manter sua alma nos antigos castelos do planeta de Yavin 4, onde passou vários séculos aprisionado, até ser finalmente destruído por Luke Skywalker e seus padawans.
8. Tulak Hord
O maior duelista de sabre de luz da saga Star Wars, de acordo com a poderosa sith, Darth Traya.
Lorde Hord foi um dos grandes prodígios da academia sith, sendo especialista em combate com sabre de luz e rituais do lado sombrio, o que o tornava praticamente imbatível em combate, sendo dito que ele jamais perdeu um combate de sabre de luz.
Devido a seu talento, Hord rapidamente se tornou o Senhor das Trevas dos sith, trazendo assim um jovem Sith chamado Kallig para ser seu general e servo, após o jovem derrotar um dos generais de Hord em combate.
Ao ver o tamanho poder de seu servo, Tulak o mata, temendo que ele pudesse se voltar contra ele no futuro, e continua cumprindo sua missão, achar e dominar planetas em nome do império sith.
Após anos de conflito, finalmente Hord encontra um sith digno de se tornar seu primeiro e único aprendiz, Ortan Cela, que após aprender muito com o poderoso mestre, o mata pelas costas (ao estilo dos Lordes Siths), sabendo que não poderia derrota-lo em uma luta justa.
7. Darth Revan
Um dos guerreiros mais poderosos do universo Star Wars.
Revan era um sábio e talentoso guerreiro, porém assim como outros jedis caídos, ficou revoltado com a impotência e hipocrisia da ordem jedi. O principal motivo dessa revolta, foi a recusa da ordem em ajudar a republica nas guerras Mandalorianas. Com isso, Revan junto com seu fiel companheiro, Malak, reuniram um pequeno grupo de guerreiros, e entraram no conflito. Graças ao poder e inteligência militar de Revan, os jedis vencem o conflito, e os mandalorianos revelam que haviam sido influenciados por um poder sombrio dos sith.
Em busca de respostas, a dupla acaba chegando nas Regiões Desconhecidas, onde é surpreendida por Darth Vitiate e seu novo império sith. A dupla tenta confrontar o Imperador, mas acabam derrotados e convertidos ao lado sombrio. Em seguida, Vitiate os envia em busca da Forja Estelar.
Em uma certa luta contra as forças da republica, Revan é traído por Malak que dispara com seu Destroyer contra a nave de seu mestre, porém, Revan consegue sobreviver, sendo salvo pela jedi, Bastila Shan, com que teria um caso futuramente.
Levado de volta ao conselho jedi. Eles decidem apagar as memórias sombrias de Revan, o transformando novamente em um Jedi.
Porém, algo terrível e inevitável acontece. Revan é obrigado a confrontar seu amigo Malak, ao lado de Bastila. O sith consegue sequestrar Bastila durante a missão, o que levou Revan até a Forja Estelar, para combater Malak mais uma vez, e no processo, descobre que Bastila havia sido convertida para o lado sombrio. Porém, em mais um ato heroico, Revan a trás de volta para a luz, destruindo Malak junto com a Forja Estelar.
Nos próximos anos, Revan viveu em paz com sua esposa. No entanto, aos poucos, ele começa a recobrar suas antigas memórias como um Lorde Sith, e decide ir atrás de Vitiate, porém acaba sendo capturado, e torturado pelo Imperador por vários séculos. Porém, Revan é salvo por uma jedi. E começa a planejar sua vingança contra Vitiate, caindo novamente para o lado sombrio. Chegando a criar um exercito de droides para isso. Por fim, a parte boa de Revan, convence o Sith a abandonar seu desejo de vingança, e finalmente, Revan morre, aceitando a paz e se juntando a força.
6. Darth Plagueis
Treinado por Darth Tenabrous, Darth Plagueis viveu décadas antes da batalha de Yavin, e foi um dos lordes siths mais sábios e poderosos da história.
A especialidade de Plagueis, era a manipulação de Midi Chlorians (As células que dão poder aos jedis e siths. E são a base de toda a vida no universo de Star Wars), afim de se tornar imortal, e criar vida.
Após matar Tenebrous, Plagueis toma Sheev Palpatine como seu aprendiz, e ao lado dele, começa a traçar o plano para derrubar a ordem jedi e a republica, forjando uma guerra, e transformando Palpatine em Chanceler. E para ajudar seu aprendiz na parte política, Plagueis assumiu a identidade do nobre, Dom Damasco, e entrando no senado da republica.
Enquanto seu plano maligno fluía, Plagueis continuava em busca de seu maior objetivo, alcançar a imortalidade, e criar vida. Em algum de seus testes, Plagueis conseguiu criar um ser nascido da força, que muitas teorias, apontam ser Anakin Skywalker, o que explica o fato do jovem não ter um pai.
Durante os eventos de Ameaça Fantasma, Palpatine se torna Chanceler, após essa vitória, Plagueis e Palpatine comemoram. O Mestre sith acaba ficando bêbado, e aproveitando esse momento de distração, Palpatine mata Plagueis com os relâmpagos da força, se tornando o Lorde Sombrio dos Sith.
E como o próprio Sidius disse a Anakin, Plagueis foi capaz de criar novas vidas, mas não foi capaz de salvar a sua própria.
5. Darth Bane
Um dos Siths mais importantes da história de Star Wars.
Darth Bane foi treinado no império sith, sendo membro de uma divisão chamada Irmandade das Trevas. E mesmo com o grande poder dos siths, eles estavam começando a ser subjugados pelos jedis, e isso fez com que Bane acreditasse que a Ordem Sith já estava arruinada, e precisava ser exterminada. Por isso, Bane arma um plano para matar todos eles de uma única vez, e durante uma batalha contra os jedis, Bane explicou uma antiga magia Sith para seus colegas, chamada Bomba de Pensamento.
Enquanto Bane estava em um lugar seguro, seus colegas utilizavam a bomba de pensamento, afim de destruir todos os jedis no planeta, porém, essa magia se volta contra eles, e acaba destruindo todos os membros da Irmandade Das Trevas, como Bane havia previsto.
Com o caminho aberto, Bane aplica sua nova filosofia, chamada, Regra de Dois, nessa regra, os siths deveriam estar sempre em dois, um mestre, e um aprendiz, um para reter o poder, e outro para cobiça-lo. E assim que o mestre tivesse ensinado tudo para seu aprendiz, ele deveria ser morto pelo seu aprendiz. Para que a geração continuasse.
A primeira aprendiz de Bane, foi a jovem Darth Zanhaah. Porém, ele começou a perceber, que ela não seria capaz de derrota-lo, e seguir a regra, mas, o que ele não esperava, é que ela o mataria enquanto ele dormia.
Os restos mortais de Bane foram enterrados nas tumbas de Moraband, e seu espirito ficou aprisionado no local. Após vários séculos, o espírito de Bane é encontrado por Mestre Yoda.
4. Darth Nihilus
Nihilus nasceu no planeta de Miraluka, durante a Guerra Civil Jedi, entre a republica e os Mandalorianos. Durante a batalha final da guerra, Nihilus estava no planeta de Malachor 5, onde uma super arma chamada, Gerador de Massa Sombria foi ativada pela república, obliterando quase toda a vida do planeta. Nihilus conseguiu sobreviver, mas desenvolveu uma fome insaciável pelo poder da força, algo que geraria um problema enorme para toda a galáxia.
Com o tempo, a fome de Nihilus só aumentava, enquanto ele passava por uma grande depressão perdendo a vontade de viver. No entanto, assim que ele consumiu a alma de um homem, sua dor e fome se dissiparam, por um tempo. Com o tempo, ele começou a fazer cada vez mais vítimas, o que atraiu a atenção da Sith Darth Traya, que o tomou como seu aprendiz. E ao lado de sua mestra, Nihilus começou a consumir planetas inteiros, para saciar sua fome.
Em um certo momento, Nihilus havia se tornado tão poderoso quanto sua mestra, e ao lado de Darth Sion, Nihilus derrota Traya.
A sua fome era realmente implacável, o que começou a consumir o seu próprio corpo, e antes que ele morresse. O Lorde Sith deixou seu corpo físico, e colocou sua alma em sua máscara, se transformando assim, em uma espécie de fantasma.
Porém, uma jedi chamada Meetra Surik, se uniu com a ex mestra de Nihilus, Darth Traya. E junto a diversas tropas mandalorianas e da republica, foram capazes de derrotar o Senhor da Fome de uma vez por todas.
A máscara de Nihilus contendo seu espirito, foi enterrada no antigo planeta sith de Korriban.
3. Imperador Vitiate
Talvez o Sith mais poderoso de todos os tempos.
Tenabrae, filho do Lorde sith, Dramath, se provou forte no lado sombrio, quando com apenas dez anos, assassinou seu pai apenas com sua raiva. Após isso, o Senhor dos Sith, Marka Ragnos, nomeou o jovem Tenabrae como Darth Vitiate, reconhecendo o grande poder do garoto.
Após a derrota dos sith na guerra do hiperespaço, Vitiate atraiu os siths sobreviventes para seu planeta natal, Nathema. Em Nathema, Vitiate absolveu a energia vital de cada um deles, assim como a de todo o planeta, o que o tornou muito mais poderoso, e imortal.
Para confrontar a republica, Vitiate manipulou os Mandalorianos, afim que eles servissem como base, para entender o poderio da republica. Porém, durante esse processo, Vitiate é confrontando pelos Jedis Revan e Malak (citados anteriormente), e consegue converter os dois para as trevas. Após o fracasso em achar a forja estelar, e a perda de Malak e Revan. Vitiate permaneceu recluso por séculos, enquanto Malgus e o império Sith, confrontavam a república.
Em meio aos séculos, Vitiate trocou de corpo, assumindo a identidade de Valkorion (Na imagem), e teve 3 filhos. E um deles, Arcann, se revolta contra seu pai, e com um ataque covarde, o mata parcialmente, fazendo com que ele se prendesse a vida, apenas por um espírito, algo que não duraria muito tempo, pois alguns anos depois, seu espirito foi selado pelo comandante Outlander e diversas outras almas absolvidas por Vitiate.
2. Imperador Palpatine
Nascido em uma família nobre de Naboo, Sheev Palpatine foi um jovem bastante inteligente e com um enorme poder na força, porém extremamente problemático, o que fez com que o jovem, matasse toda a sua família em um acesso de raiva.
Com todo esse poder, Palpatine foi encontrado pelo grande mestre, Darth Plagueis, e se tornou seu aprendiz, agora com o nome de Darth Sidius. E junto com seu mestre, começaram a traçar o plano para o fim dos Jedis, com Palpatine assumindo uma figura pública, de senador da república.
Descumprindo a regra de dois, Sidius passa a treinar o jovem Darth Maul, já planejando descartar seu mestre quando tivesse a oportunidade. Mais tarde, Palpatine mata Plagueis em um momento de distração, e com a aparente morte de Darth Maul, Sidius contata o ex jedi, Conde Dookan para se tornar seu novo aprendiz.
Como Chanceler, Palpatine inicia as guerras clônicas, orquestrando os dois lados do conflito, planejando fundar seu império e governa-lo ao lado do jovem Jedi, Anakin Skywalker.
Após a execução da Ordem 66, a fundação do Império e a conversão de Darth Vader. Palpatine passa a governar a galáxia com punho de ferro, e em seu tempo livre, fazia experiências bizarras no planeta de Exagol.
Ao final da Guerra Civil Galáctica, Palpatine começa a perceber que seu aprendiz Darth Vader, estava começando a balançar em suas crenças no lado sombrio, e se volta para o filho de Vader, Luke Skywalker, para se tornar seu novo aprendiz. Porém, seu plano fracassa, e Palpatine acaba sendo morto por Vader, que se sacrifica pra salvar seu filho das garras do Imperador.
Porém, os experimentos de Palpatine em Exagol não foram em vão, já que o Imperador havia feito um novo corpo para ele lá, o que o manteve vivo por mais de 30 anos.
Após causar a criação da primeira ordem, e a queda da nova republica, Palpatine é finalmente derrotado por Rey e Ben Solo. Acabando de uma vez por todas com o Lorde Sith.
1. Darth Vader
O maior vilão da história, e com certeza o maior Lorde Sith. Anakin Skywalker era o escolhido da força para trazer o equilíbrio, sendo levado dos braços de sua mãe em Tatooine pelos jedis Qui Gon Jin e Obi Wan Kenobi. Após a morte de Quin Gon, o treinamento de Anakin fica a cargo de Kenobi, que treina o garoto como pode.
Desde a juventude, Skywalker já demonstrava um enorme potencial, sendo capaz de manter um duelo parelho com o próprio Conde Dookan. Após diversas decepções com a Ordem Jedi, e diversos sonhos com a morte de sua esposa Padmé, Anakin acaba caindo nas tentações de Darth Sidius, e se torna Darth Vader. Vader mata centenas de jedis no Templo, não poupando nem as crianças. Em Mustafar, Vader executou os líderes separatistas e finalmente acabou com as guerras clônicas.
Ainda em Mustafar, o jovem Lorde Sith confronta seu ex mestre, e acaba derrotado e gravemente queimado na lava do planeta vulcânico, sendo salvo nos últimos instantes por Sidius. Simultaneamente a isso, Padmé morre no parto de Luke e Leia, aumentando ainda mais o ódio do jedi caido. Em decorrência de seus ferimentos, Darth Vader foi obrigado a viver preso em uma armadura muito precária, com um pulmão artificial para lhe permitir respirar. Enfraquecido, o Lorde Sith se tornou um fantoche na mão do seu mestre, seguindo todas as suas ordens, e nunca conseguindo derruba-lo. Uma nova esperança surge para Vader, quando ele descobre que seu filho ainda estava vivo, e era o responsável pela destruição da Estrela da Morte, enxergando nele um aliado para assassinar o Imperador. O Sith encurrala Luke em Bespin, mas fracassa ao converte-lo, e pouco depois é humilhado novamente por Palpatine, acabando de vez com as esperanças do Senhor do Mal.
Em o Retorno de Jedi, Palpatine e Vader capturam o jovem Skywalker, e tentam novamente traze-lo para o Lado Sombrio, fracassando mais uma vez. Após um épico confronto, Luke vence Vader, mas não cai para as trevas, o que provoca a fúria do Imperador, que o ataca com seus relâmpagos. O Lorde Sith balança, e acaba traindo seu mestre, salvando seu filho, o que acaba custando a vida de Anakin, que teve seu sistema de respiração completamente fritado pelos relâmpagos de seu mestre. Com isso, Anakin morre nos braços de seu filho, trazendo o equilíbrio a força.
O Plagueis é muito massa, merecia um filme próprio
Muito bom