top of page
Foto do escritorCanal Cultura POP

Curiosidades Sobre o Superman

Atualizado: 3 de out.

De novo? Sim! Superman foi o primeiro herói a receber um top 10 de curiosidades sobre sua história, mas, ainda existem muitos fatos interessantes sobre seus 86 anos de história, que podem ser explorados! Hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre o maior super-herói da ficção.

 

Herói Corrompido

A versão mais notória de um herói caído. Superman havia acabado de descobrir que Lois estava grávida, e vivia um momento muito feliz em sua vida. Enquanto isso, o Coringa escapa de Arkham, e dessa vez, queria jogar o game no modo fácil, e ao invés de provocar o Homem Morcego, iria aprontar pra cima do Superman.

O Príncipe do Ódio captura Lois e instala uma bomba atômica em Metrópolis, se escondendo em um submarino. Toda a Liga da Justiça é levada para tentar salvar Lois, mas nem mesmo Flash, que havia averiguado cada palmo de Metrópolis, havia conseguido encontra-la. Usando seus super sentidos, o Homem de Aço encontra sua esposa, e invade o submarino, onde se depara com o Apocalipse. Prevendo um destruição desenfreada, o herói leva o monstro para o espaço, e só lá, percebe seu erro. Na verdade, quem ele havia levado ao espaço, era Lois, que agora, olhava para ele com olhos sem vida, ela estava morta. Usando sua visão raio x, ele percebe que havia um dispositivo conectado ao coração de Lane, que assim seu coração parou, ativou a bomba em Metrópolis, matando milhões de pessoas. O Coringa celebrava as mortes ao lado de Arlequina, mas, Batman o captura e leva ao Arkham.

Superman estava possesso, era o fim da era dos heróis, agora, ele iria mudar o jeito de fazer ´´justiça´´. O Último Filho de Kripton invade o sanatório, e mata o Coringa, arrancando seu coração, deixando o Batman perplexo. Apesar disso, poucas críticas foram feitas, o grande público, assim como a maioria dos heróis, queria o Palhaço morto pelos milhares de crimes que havia cometido, mas, o Superman não ia parar. Ao lado de Mulher Maravilha, ele passou a interferir em conflitos internacionais, matando centenas de pessoas. Muitos se aliaram a esse projeta déspota do Superman, como Lanterna Verde e Flash. Alguns que estavam ao lado de Batman, como Arqueiro Verde, Asa Noturna e Canário Negro.

O ponto de ruptura que transformaria esse desentendimento em uma verdadeira guerra, seria o ataque de Superman e seus seguidores ao Asilo Arkham, onde Clark pretendia obliterar todos os maníacos ali internados. Batman e Asa Noturna foram impedir, e em meio ao duelo, Damian Wayne, o filho de Bruce, muda de lado, e ataca covardemente Dick Grayson, o matando. Nesse momento, Batman carrega o corpo do filho que vida lhe deu em suas mãos, e nem mesmo Superman ousou intervir, dali pra frente, uma rivalidade inalterável nasceria entre eles, e Wayne nunca mais teria Damian como um filho.

Superman mataria diversos aliados do passado, como Arqueiro Verde, Canário Negro, Caçador de Marte, e vários outros inocentes, auxiliado de perto por Diana, que havia se tornando uma mente tão doentia quanto a do próprio Superman.

Apenas o Cavaleiro das Trevas, insistia em resistir, e sua perseverança em lutar pela verdadeira justiça, lhe trouxe a vitória sobre o kriptoniano, quando ao lado de Lex Luthor, que nesse universo é um herói, trouxe uma Liga da Justiça de outra dimensão, que municiada com seu Superman, pode derrotar o Regime de Kal-El.

Esse Superman do mal, foi base para outros personagens semelhantes, como Capitão Pátria, Brightburn, Omni Man, e outros vilões, baseados em versões cruéis de um Superman alternativo.

 

Armadura Cósmica

Uma versão um tanto quanto desconhecida do Homem de Aço, mas sem dúvida, uma das mais poderosas. Superman já é naturalmente um dos heróis mais poderosos dos quadrinhos, com poder suficiente para puxar um sistema solar inteiro.

Superman entra em contato com a Armadura Cósmica, durante uma batalha contra um de seus maiores inimigos, o Ultraman, líder do Sindicato do Crime, no Limbo. Quando ambos trocam socos com todo o seu poder, ao invés de se obliterarem completamente, eles dão a vida a armadura cósmica, uma arma de poder imensurável, que vinha sendo guardada pelos monitores durante quase toda a existência do universo, que agora, estava presa ao corpo do Homem de Aço, como última linha de defesa do universo, contra o poder maligno do terrível mago Mandrak. Além de ter seus atributos físicos altamente aumentados, seu poder quase ilimitado, lhe permite existir em todos os lugares ao mesmo tempo, sendo praticamente onipresente, e podendo se adaptar a qualquer ameaça, antes que ela aconteça, o tornando praticamente invencível. Superman tinha uma escala de poder além do multiverso, possuindo também onisciência, imortalidade, manipulação de todas as formas de energia, manipulação da realidade, podendo literalmente alterar tudo a sua volta ao seu bel prazer, em um efeito conhecido como ´´plot manipulation´´ e muito mais.

Sua batalha contra Mandrak foi épica, obviamente acabando com a vitória do Superman Armadura Cósmica.

 

O SUPERsoldado

Mas é claro que não podia faltar, uma história da Amalgam Comics, a editora que fundiu o heróis da Marvel e DC, criando versões bizarras dos super heróis. O Capitão América foi fundido com ninguém mais ninguém menos, do que o Superman. Nessa história, no auge da Segunda Guerra Mundial, o jovem Clark Kent, é usado como cobaia em um experimento do exercito, sendo injetado com o soro do super soldado, que usa restos de um cadáver kripitoniano, criando assim, um verdadeiro SUPER Soldado.

Ao lado da American Girl (Bucky + Supergirl) o Super Soldado foi enfrentando inimigos como Lex Luthor e o Utra-Metallo.

 

Superman e Lois

O casal Lois Lane e Superman nasceu logo na primeira edição de Action Comics, na primeira aparição de ambos os personagens. Lois Lane era uma renomada repórter do Estrela Diária (Futuro Planeta Diário), obstinada e disposta a arriscar sua própria vida para conseguir um furo de qualidade. Por outro lado, tínhamos o pacato Clark Kent, que desenvolve uma espécie de rixa com Lane, conseguindo as melhores notícias graças a sua velocidade superior. Sua primeira interação é um baile, onde Lois é provocada por um homem bêbado, e Clark se mostra passivo ao abuso, com medo de revelar sua identidade. Lois se enfurece com Kent, mas, pouco depois é perseguida pelo mesmo homem e seus amigos, sendo salva por Superman.

Superman era adorado por Lois, enquanto Clark era desprezado, e essa foi a tônica dos quadrinhos do Homem de Aço. Algumas vezes a jovem jornalista chegou perto de descobrir o segredo do herói, mas ele sempre se desvencilhava, e o aprofundamento na relação de ambos era nulo, já que as tramas ficavam limitadas a esse jogo de gato e rato.

Nos quadrinhos dos anos 1980, Superman enfiam revelaria sua identidade secreta a sua amada, e o casamento entre eles poderiam ocorrer. Em uma linda cerimônia, na presença de várias heróis, Clark e Lois se uniram, e receberam presentes como um apartamento de luxo, propriedade de Bruce Wayne.

Nos cinemas, tivemos diversas adaptações da dupla, com destaque para a versão de 1978, onde Christopher Reeves e Margot Kidder, lhes interpretaram. Entre os melhores momentos, temos a entrevista de Lois com o Homem do Amanhã, que termina com um voo noturno, um dos momentos mais marcantes da obra.

 

Versões Para TV e Rádio

Superman sempre revolucionário, foi o primeiro herói a deixar as páginas dos quadrinhos, e alçar voo em novas mídias. Em 1941, uma das séries mais sensacionais da Era de Ouro dos Quadrinhos surgiu, Superman: Série Animada, trazendo tramas simples, assim como nas hqs, com Superman, Lois e diversos vilões caricatos.

A animação era linda, rendendo a série, o título de uma das mais caras da história. Superman também recebeu uma série na rádio em 1941, algo que havia sido inaugurado pelo Sombra, o vingador que deu origem ao Batman.

Já os Live-Actions, só surgiram ao fim da década de 1940, com Kirky Alyn, dando vida ao Homem do Amanhã na série de quinze capítulos, lançada em 1949, também extremamente fiel aos quadrinhos, apesar de um pouco tosca. Porém, seria através de George Reeves, que Superman teria sua grande série televisava, lançada em 1952, se estendendo até 1958.

Nas animações, Superman faria sucesso ao lado dos Superamigos da Liga da Justiça, mas, receberia seu grande palco nos anos 1990, com mais uma série animada, mais uma daquelas trazidas pelo SBT de Silvio Santos as telinhas do Brasil.

 

Os Outros Supermens

Após o arco ´´A Morte de Superman´´, a DC explorou versões alternativas para brigar pelo título de novo Superman, eis os pretendes ao posto de novo Homem de Aço:

Superboy

Após a morte do Superman, o mundo precisava de um herói a altura para manter a ordem. Com isso, os cientistas do Projeto Cadmus, começaram a desenvolver um clone exato do antigo herói, porém, ele apagou escapando antes de envelhecer o suficiente.

Livre, o Menino de Aço foi apelidado pela imprensa de Superboy, e começou a salvar as pessoas pelo mundo, com um senso de humor diferente e muito ego, querendo ser sempre o centro das atenções.

Com o retorno do Superman original, Superboy decidiu ir para o Hawai, onde seria o protetor da ilha, enfrentando inimigos como Tubarão Rei. Posteriormete, Superboy faria parte do time de jovens heróis, chamado Justiça Jovem, liderado por Robin.

Superciborgue

Chamado originalmente Hank Henshaw, o futuro vilão era um grande cientista, que durante uma viagem para o espaço, acabou sofrendo grave acidente, que fez com que a sua pele começasse a derreter. Todos pensavam que ele havia morrido, mas Hank conseguiu transferir a sua consciência via internet, até a base do Superman, onde após a sua morte, ele foi capaz de criar um corpo semelhante ao do herói, e passou a se passar por uma versão renascida do mesmo, mas o povo não sabia que estava na verdade, cultuando um verdadeiro monstro.

Seu disfarce convenceu até mesmo Lois Lane, e agora, ele tinha a confiança de todos. Suas intenções malignas surgiram quando ele se aliou ao senhor do mal, Mongul, para destruir Coast City, derrotando heróis como Lanterna Verde no processo. Com o retorno do verdadeiro Superman, os dias do Superciborgue estavam contados, e ele assim foi derrotado pelo verdadeiro Homem de Aço.

Seu poder e capacidade de causar medo é tão grande, que Hank já foi capaz de se tornar membro da tropas Sinestro, tendo seu próprio anel amarelo.

Aço

Um dos melhores amigos do Homem de Aço. John Irons era um gênio da tecnologia, criando várias armas superpoderosas, mas ao perceber que elas estavam parando nas mãos erradas, decidiu parar, e começar a trabalhar na construção civil de Metropolis.

Certo dia, Irons sofreu um acidente, e iria cair do topo de um prédio, mas entre ele e o chão, havia Superman. O Escoteiro Azul salvou o engenheiro, que depois disso, teria uma divida eterna com o herói.

Após a morte de Superman pelas mãos de Apocalipse, John decidiu começar a combater o crime em seu lugar, e usou seus vastos conhecimentos, para criar uma armadura altamente resistente, que aumentava absurdamente a sua força física. Equipado com uma marreta colossal, Aço atuou ao lado de outros substitutos do Superman, como Superboy.

Após a ressureição do Homem de Aço, ele e Irons se tornaram melhores amigos, com John usando sua vasta inteligência para criar novos equipamentos para seu ídolo.

Erradicador

Um vilão que estava aprisionado na Fortaleza da Solidão até a morte do Superman. Quando o Homem de Aço sucumbiu, o Erradicador, na forma de pura energia, foi guiado até a tumba do herói, e tentou possuir seu corpo, mas falhou. Confuso, ele levou o corpo de Clark até a Matriz de Regeneração na Fortaleza da Solidão, e criou um corpo idêntico ao do herói, porém, usando uma viseira.

O novo ´´herói´´, era brutal, e realmente acreditava ser o Homem de Aço. Por fim, ele acabou tendo seu corpo destruído, e aprisionado na forma de pura energia.

 

Christopher Kent

O filho de Zod e Ursa, acabou sendo enviado da Zona Fantasma diretamente para Metrópolis, onde foi encontrado pelo Superman, que se sentiu diretamente ligado a ele. Após livra-lo das garras dos cientista, Clark e Lois o criaram como se fosse seu filho, mas essa alegria de ter um filho como ele, não durou muito para o Escoteiro Azul.

Seguindo a brecha deixada pela nave de seu filho, Zod, Ursa e uma legião de prisioneiros de Kripton chegam a Terra e capturam Superman, fazendo com que até mesmo os vilões como Lex Luthor e Metallo, se juntem a Liga da Justiça para deter o fim do mundo. Por fim, o portal da Zona Fantasma foi reaberto, e todos que pertenciam a ela foram puxados de volta, inclusive o pequeno Christopher, deixando Superman desolado.

 

De Volta a Kripton

Uma das histórias mais interessantes que tive a oportunidade de ler. Em Superman 141, de 1960, tivemos o retorno do Homem de Aço ao seu planeta natal, enquanto seguia uma estranha forma de vida. Ao persegui-la, ele voa tão rápido, que acaba retornando ao Kripton, voltando no tempo.

Devido ao sol vermelho, ele se vê sem poderes. Ka-El busca seus pais, e ao encontra-los, não se revela como seu filho. Ao lado de seu pai, ele começa a projetar uma forma de impedir que Kripton fosse destruída. Ele também conhece a divina Lyla, uma supermodelo kriptoniana, por quem ele se apaixona perdidamente, assim como ela por ele. Clark se sentia bem, ele tinha alguém que o amava por ser quem ele era, e não como Lois, que só o amava como Superman. Ele vivia em um mundo onde não se sentia deslocado, ele poderia andar entre os seus, sem viver se escondendo, se contendo.

O plano de Kal e Jor-el fracassa, pois apesar de pai e filho terem criado um robô que poderia impedir o fim de Kripton, Brainiac acaba capturando a cidade de Kandor, onde a máquina havia sido construída.

O Homem do Amanhã havia aceito seu destino, ele morreria ao lado do amor de sua vida e de seus pais, mais, enquanto participava das gravações de um filme, ele cai acidentalmente dentro de um foguete, e volta para a Terra (Sim, é assim que termina). Apesar desse fim nível Trapalhões, a história trás um conceito interessante, que seria mais explorado nas décadas seguintes.

 

Deve Haver um Superman?

Lançada em 1972, Superman 247 trás consigo uma reflexão profunda sobre quem é o Superman, e sobre como ele deveria agir. Os Guardiões do Universo, convocam o Homem de Aço para uma reunião, onde afirmam que ele está se intrometendo demais na vida da humanidade, não permitindo que ela seguisse o curso de sua própria evolução.

Clark foi criado por humanos, ele sabia que deveria usar seus poderes para o bem, seus dons estavam destinados a trazer o bem para a vida de milhões de pessoas e mundos, mas, talvez sua visão paterna quanto a Terra, tenha turvado seu julgamento, talvez, em alguns casos, ele devesse se limitar a dar o exemplo para que as pessoas seguissem, e não resolver tudo para elas.

Com essa ideia em mente, o Maior Herói da Ficção retorna para a Terra, onde ajuda um pequeno fazendeiro a livrar-se da opressão de seu patrão, mas, cobra os homens a sua volta, por não terem feito nada, mesmo podendo ter agido. Logo depois, um terremoto assola o local, e Superman, além de impedi-lo, ainda reconstrói a cidade. Por fim, Superman explica, que estaria ao lado deles, sempre que houvesse uma ameaça que os humanos não pudessem resolver, mas, cabia a eles resolverem tudo aquilo que estivesse ao seu alcance, sem esperar que algum super-herói resolvesse tudo para eles, e talvez, essa tenha sido uma das lições mais incríveis que os quadrinhos de herói já ensinaram.



35 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo

4 Comments


TOP



Like

Muito bom ! Ótimos comentários.

Like

Ótimo seu perfil


Like

Showw

Like
bottom of page