Em mais uma lista de curiosidades, temos um dos membros mais injustiçados da Liga da Justiça, tratado como uma verdadeira piada por vários fãs de super-herói. No entanto, Arthur Curry, também conhecido como Aquaman, é um dos heróis mais poderosos da Liga, e um dos mais antigos da DC, e hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre ele.
A Origem do Rei dos Mares
O Rei dos Mares nasceu em 1941, na revista More Fun Comics, mais precisamente, na edição 73. Seu criador, Paul Norris, introduziu seu novo herói em uma coletânea de histórias voltadas para a propaganda militar da Segunda Guerra Mundial, que era padrão na época, levando seus heróis para a linha de frente do conflito contra o eixo.
Sua origem oficial, veio a surgir somente nos anos 1950, quando Arthur Curry foi escrito como o filho do faroleiro Thomas Curry, e da Rainha de Atlântida, Atlanna, dessa forma, gerando um híbrido. Arthur viveu sua juventude como um simples humano, vindo a descobrir seus poderes ao longo dos anos, até na fase adulta, assumir o trono de sua mãe.
Seus poderes não se limitam apenas a ´´falar com peixes´´, sendo ele, portador de uma imensa força física, rivalizando até mesmo com a Mulher Maravilha, além de portar o Tridente de Atlântida, uma das armas mais poderosas do Universo DC, capaz de controlar as águas e e invocar raios.
Primeiros Inimigos
O primeira grande vilão do Aquaman nas hqs, foi o pirata Black Jack, que se aproveitava do caos causado pela Guerra, para realizar seus roubos, sendo um estilo de pirata moderno. Porém, os dois vilões mais famosos de Arthur, são o Rei Orm e o temível Arraia Negra.
Irmão de Arthur, Orm conhecido também como Mestre dos Oceanos, era sedento por poder, e queria a todo o custo, usurpar o trono de seu irmão, uma vez que ele sempre esteve ao lado de sua mãe, conhecendo os costumes de seu povo, e sendo assim, mais capacitado para herdar o trono. No entanto, Orm era violento, e possuía um ódio pulsante pela humanidade, o que poderia gerar uma guerra entre terra e mar.
Arraia Negra, o maior vilão de Aquaman, surgiu em Aquaman 35, em 1967, invadindo Atlântida com arraias mutantes, e tratando Arthur como um velho inimigo, sendo ele no passado, um pirata que teve seus planos frustrados pelo Rei dos Oceanos. Sua rivalidade chegaria ao grande público, graças aos programas de TV, como a série animada, Super-Amigos.
Membro da Liga
A maior equipe de heróis da DC deu as caras pela primeira vez em 1960. A equipe reunia Mulher Maravilha, Lanterna Verde, Flash, Aquaman e Caçador de Marte, com Batman e Superman aparecendo esporadicamente, para focar a trama nos heróis menos populares do time.
Na divertida trama, Starro, o Conquistador, chega à Terra e toma a forma de uma estrela do mar enorme, criando diversos avatares para adquirir poderes ao redor do mundo, para que, com todo esse poder acumulado, ele pudesse destruir a Terra.
Aquaman descobre o plano de Starro através de uma estrela do mar e invoca a Liga, que, sob a liderança momentânea de Flash, se divide para conter a ameaça. As sequências de ação são grandiosas, especialmente a luta de Mulher Maravilha e Caçador de Marte contra um dos avatares de Starro, onde seus poderes são explorados ao máximo. Enfim, Flash descobre que Starro tem uma fragilidade a um fertilizante chamado cal e o espalha sobre o corpo da fera, destruindo-o.
Com a vitória consumada, a Liga da Justiça é formada, e o jovem Snapper Carr, um adolescente que havia ajudado os heróis a deter Starro, se torna membro honorário do time.
Realidade Caótica
No arco Flashpoint, Barry Allen faz uma cagada temporal antológica, destruindo completamente a linha do tempo da DC, que se torna uma várzea completa. Superman jamais pousa no Kansas, Bruce Wayne morreu e seu pai Thomas é o Batman, Barry nunca se tornou o Flash, e principalmente Aquaman e Mulher Maravilha travam uma guerra brutal, que estava levando o mundo ao abismo.
Porém, esse ódio, começou com um romance entre Arthur e Diana, que chegou quase ao casamento, mas que devido ao ciúme de Mera, terminou em uma tragédia. Mera não aceitava o relacionamento entre seu amada e a Amazona, e lutou com a mesma pelo coração do rei, e acabou morta brutalmente. Possesso, Arthur voltou seu ódio contra a Mulher Maravilha e seu povo, e a guerra entre suas nações quase leva ao fim do mundo, que foi impedido por Flash.
Cópia?
A Marvel é conhecida por ´´se inspirar´´ muitos nos personagens da DC para desenvolver os seus, como Deadpool e Exterminador, Bucky e Robin, Thanos e Darkseid e por ai vai, no entanto, a DC também fez o seu cltr c cltr v na concorrente.
Namor, o Príncipe Submarino, nasceu em 1940, um ano antes de Aquaman, sendo ele, um dos primeiros heróis da Marvel, sendo também um atlante, com o dom de falar peixes e controlar as águas, no entanto, não chegou nem perto da popularidade do Aquaman, sendo um personagem relativamente esquecido da editora.
A Família do Aquaman
O primeiro herói a desenvolver o conceito de família nos quadrinhos. Seu casamento com Mera ocorreu em 1964, e seu filho, Arthur Curry Jr, nasceu logo no ano seguinte, criando um ciclo familiar interessante e inovador para a época.
Além de sua família, Arthur também tem seus aliados mais próximos, como Aqualad, conhecido como Garth, que surgiu no início dos anos 1960, surfando na onda dos parceiros adolescentes dos heróis pós Robin, que mais atrapalhavam do que ajudava. Aquaman também se aliou com a jovem Aquagirl, que surgiu em 1967, que desenvolve um romance com Aqualad.
Jason Mamoa
Jason Momoa traz uma abordagem única e carismática ao personagem Aquaman, destacando-se por sua presença física e sua interpretação carismática. Desde sua estreia em "Batman vs Superman: A Origem da Justiça" e em "Aquaman", Momoa retrata Arthur Curry como um herói ousado e despreocupado, equilibrando humor e seriedade. Seu desempenho captura a essência do personagem, mostrando tanto sua conexão com o reino submarino de Atlântida quanto suas lutas pessoais em relação à identidade e à responsabilidade. A química dele com os coadjuvantes e as cenas de ação intensas também contribuíram para o sucesso do filme, tornando Aquaman um dos heróis mais populares do Universo DC.
Tragédia Histórica
A revista do Aquaman ia de mal a pior, mesmo na Era de Ouro, onde os quadrinhos vendiam como água, o Aquaman nunca foi nenhum sucesso de vendas, mas nos anos 1970, o herói estava muito perto de perder sua revista, a DC precisava bolar algo para reergue-lo.
Assim, nas edições 451 e 452 de Adventure Comics, o Arraia Negra mata Arthur Jr, quando seu pai falha em salva-lo. Mera surta com a perda de seu filho, e abandona Aquaman assim como Aqualad, destruído, Arthur deixa o trono, e jura vingança contra seu arqui-inimigo, apesar de nunca mata-lo.
Apesar de trazer algo simplesmente inédito aos quadrinhos, com um peso dramáticos até então raro nos quadrinhos, isso não mudou os péssimos rumos que a revista tomava.
Capitão Gancho
Nos anos 1990, o Aquaman estava em alta, e havia passado por uma imensa mudança visual, com barba e cabelos longos, se assemelhando ao visual que Jason Mamoa teria no futuro. Porém, a mudança mais drástica, ocorreu quando Arthur teve sua mão direita devorada por piranhas, lhe obrigando a usar um gancho mágico no lugar, adquirindo um visual extremamente badass para o Rei de Atlântida, que viria a ser visto em séries animadas como Liga da Justiça; Sem Limites.
A Origem da Zoeira
Como pudemos ver ao longo da lista, Aquaman definitivamente não é um herói meia boca, tanto em poderes quanto em história, mas então, de onde surgiu essa fama caricata do personagem? A série animada, Superamigos, cuja as imagens acima fazem parte, puseram Aquaman e os membros da Liga nas telinhas do mundo inteiro, e Aquaman sempre foi um pouco zoado, por seus poderes questionáveis, que o distinguiam de heróis respeitados como Superman ou Flash.
A zoação em cima do Homem Sereia da DC, seria fortalecida em 1990, na série sátira Frango Robô, desenvolvida pelo Cartoon Network, que sem nenhuma sutileza, ridicularizava o herói, algo que até hoje, lhe marca como uma grande piada na DC Comics.
コメント