top of page

As Maiores Super Heroínas da História

Atualizado: há 2 dias

Em homenagem ao já passado dia das mulheres, vamos aqui listar, as maiores heroínas dos quadrinhos DC e Marvel, contando suas histórias e analisando a personalidade de cada uma delas.

 

Feiticeira Escarlate

Wanda Maximoff ou Feiticeira Escarlate, é uma das manipuladoras de magia mais poderosas do universo Marvel, seus poderes são capazes de superar os do Mago Supremo, no caso, o Doutor Estranho.

Os poders de Wanda são praticamente ilimitados, com destaque para a sua manipulação da realidade. Na série WandaVision, a bruxa foi capaz de moldar uma cidade inteira a sua própria vontade.

Nos cinemas, os poderes de Wanda tiveram origem em experimentos da Hydra, envolvendo a joia da mente. Nos quadrinhos, a origem dos poderes de Wanda é um pouco mais complexa, com a garota herdando os poderes de sua mãe, recebendo os dons do deus Chton, do caos. Nas HQS, Wanda e seu irmão Mercúrio eram vilões, membros da irmandade dos mutantes de Magneto, até se tornarem membros dos Vingadores.

Wanda é um ser extremamente poderoso, que já balançou entre o bem e o mal mais de uma vez, deixando que seus poderes subissem a cabeça, como em WandaVision e Doutor Estranho 2, onde vemos ela criando uma cidade só para ela, onde a feiticeira manipulava todas a sua volta, apenas para ter seu sonho de ter uma família, realizado. No entanto, ela já atuou muitas vezes ao lado dos Vingadores, e na minha opinião, pende mais para o lado certo da história.

 

Batgirl

Barbara Gordon é a filha de Jim Gordon, e uma especialista em computadores, sendo uma verdadeira gênia da área. Mesmo quando seu pai e a polícia de Gotham viam o herói das trevas como um criminoso, Barbara o enxergava como herói. Após descobrir a identidade do Batman, o morcego treinou a jovem para ser sua mais nova aliada, a Batgirl, que atuaria ao lado dele e de Robin.

A carreira heroica de Batgirl foi completamente destruída pelo Coringa, que invadiu a casa dos Gordon e atirou na coluna de Barbara, a prendendo em uma cadeira de rodas por anos, até que ela conseguisse se recuperar através de um tratamento clandestino. Durante esses anos, Barbara atuou como a Oráculo, ajudando Batman com informações e invasões de sistema.

Batgirl não é apenas mais um exemplo de inclusão das mulheres nas aventuras de herói, sem se tornar um ícone sexualizado, como também, um exemplo de quem deu a volta por cima apesar de todas as dificuldades que lhe foram impostas.

 

Viúva Negra

Uma personagem que entrou para apareceu pela primeira vez em 1964, como um vilão russa do Homem de Ferro, coisa que mudou alguns anos depois. Natasha Romanoff foi treinada pela K.G.B, se tornando uma espiã e assassina perfeita, que acaba traindo o governo russo e se aliando a Shield, onde passou a trabalhar ao lado de seu melhor amigo, Clint Barton.

Além de um treinamento incansável, os russos também deram a Natasha melhoras biotecnológicas, lhe dando dons levemente acima de normal.

Antes de firmar carreira solo nos quadrinhos, Romanoff atuou ao lado do Demolidor em várias hqs, além do Homem de Ferro.

A personagem se tornou notória para o grande público, graças ao filme Homem de Ferro 2, e a partir dessa primeira aparição, sua fama foi alçada ainda mais alto, ficando lado a lado com os maiores nomes da Marvel. Em 2021, a personagem recebeu seu primeiro filme solo, que não foi bem recebido, mas, que serviu para introduzir sua sucessora nos cinemas, sua irmã, Yelena.

 

Supergirl

A última filha de Kripton. Kara-Zol-El, escapou de Kripton pouco antes do seu colapso, assim como Kar-El, com destino a terra. Diferente de seu primo, ela sofreu um acidente, que atrasou, e muito a sua viagem. Assim que chegou a terra, seu primo, já adulto, a encontrou, e a treinou para usar seus poderes.

Supergirl é um dos pesos pesados da DC, sendo quase tão poderosa quanto Superman, e assim como seu primo, esconde sua identidade secreta com um mero óculos. Ela vem ganhando destaque nos últimos anos, com uma série de sucesso, e sua participação em Injustice 2, onde termina tomando o posto do Homem de Aço na Liga da Justiça.

Existem diversas versões diferentes da heroína, como a chamada Poderosa.

 

Zatanna

Zatanna Zatara é filha do grande feiticeiro Jonh Zatara, sendo treinada pelo próprio para se tornar uma das maiores feiticeiras do universo, competindo com Doutor Destino e Jonh Constantine. Seus poderes mágicos são praticamente ilimitados, utilizando encantamentos ditos ao contrário, além de ser capaz de ver o futuro, porém, ao utilizar seus poderes por muito tempo, Zatanna pode acabar entrando em coma. A personagem já fez parte de equipes como a Liga da Justiça Sombria, onde atua ao lado de Constantine.

Algo inusitado em seus poderes, é que seus encantamentos funcionam, quando ela fala as palavras ao contrário.

A personagem também já atuou na Liga da Justiça, e em algumas aventuras do Batman.

 

Capitã Marvel

Essa poderosa personagem, já teve vários nomes durante a sua história nos quadrinhos, então, iremos focar na versão mais conhecida da personagem, Carol Danvers. Seus poderes se originam de um acidente com radiação alienígena, que lhe concederam diversos poderes como, Super Força, super resistência, super velocidade em voo e manipulação de energia, aos quais usa para proteger todos os cantos do universo, indo muito além da Terra.

Entre os seus feitos, temos uma série de quadrinhos, quando sobre manipulação de um vilão, Carol massacra os Vingadores, matando até mesmo Thor e Hulk, além disso, em Vingadores: Ultimato, a personagem acabou com a frota de Thanos, e o enfrentou de igual para igual, mesmo com o Titã Louco estando sobre controle das joias do infinito.

 

Tempestade

Filha de uma bruxa mutante, Ororo, mais conhecida como Tempestade, perdeu seus pais na infância, e foi criado por um ladrão de rua no Egito. Anos depois, seus dons como mutante surgiram, lhe permitindo manipular o clima, causando tempestades e lançando raios poderosos, porém, permaneceu na África, se mudando para a Tanzânia, onde se tornou uma chefe de tribo.

Mais tarde, Tempestade foi convocada para se unir aos X-Men, e se tornou uma das lideranças da equipe ao lado de Charles e Ciclope.

Nos cinemas, a personagem esteve presente em quase todos os filmes dos X-Men, sempre em uma posição de destaque.

 

Mulher Maravilha

A maior heroína de todos os tempos, criada pelo trio William Moulton Marston, Harry George Peter e Elizabeth Marston, em 1941, na revista All Star Comics #8. Nomes como A Suprema e Supermulher foram cogitados, até finalmente chegarem ao nome final de Mulher Maravilha.

Diana é a princesa da ilha de Themysira, habitada pelas amazonas, uma raça de guerreiras. Após a queda do avião de Steve Trevor na ilha, Diana descobre que estava ocorrendo uma grande guerra no mundo dos homens, a segunda guerra mundial, e decide ajudar.

Diana se infiltra na força área americana, como a enfermeira Diana Prince, e ajuda os americanos na batalha contra a tríplice aliança.

Mulher Maravilha foi concebida como um ícone feminino nas hqs, aumentando a venda das revistas entre mulheres. A personagem também é um símbolo da não violência, evitando ao máximo possível os conflitos, mesmo sendo uma grande guerreira.

Diana é uma das personagens mais importantes da Liga da Justiça, estreando logo na primeira edição da revista do grupo ´´Liga da Justiça da América #1´´ onde comandou a equipe na batalha contra Starro. A heroína se tornaria recorrente nas aventuras do grupo, estando até hoje entre os membros mais importantes, ao lado de Batman e Superman.

A personagem também fez parte da Sociedade da Justiça, onde se tornou secretária da equipe, mostrando que naquela época, nem mesmo os poderes da personagem a livraram do machismo.







20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page