top of page

AS 10 MELHORES MÚSICAS DA LEGIÃO URBANA

Atualizado: 29 de out. de 2023

Fala meu povo, nesse post exclusivo. Estaremos trazendo as 10 melhores músicas, da melhor banda do Brasil, na minha opinião. Trazendo informações sobre a criação da canção, e o motivo do seu sucesso. Essa lista é baseada na nobre opinião do produtor dessa obra, então, todos podem discordar, e colocar a sua opinião abaixo, nos comentários.

--

 

10. Que País é Este

Abrindo a lista, temos a música ´Que Pais é Este´, escrita pelo genial Renato Russo, em 1978, quando ainda fazia parte da banda Aborto Elétrico. E foi lançada no Álbum Que Pais é Este em 1987, já pela Legião Urbana.

A música é o símbolo da época punk da Legião e do próprio Renato, com um tom bastante pesado, com uma letra bastante critica e com referencias politicas. Sem dúvida, sendo uma das músicas mais importantes e icônicas da Legião.

 

9. Ainda é Cedo

Outra música da era mais punk da Legião. Ainda é Cedo foi lançada em 1985, no primeiro álbum da Legião Urbana. No filme Somos Tão Jovens, é dito que a música foi escrita por Renato Russo, em homenagem a uma velha amiga, porém, essa informação nunca foi realmente comprovada.

Ainda é Cedo foi alvo de grande polêmica, quando a Legião foi acusada de ter plagiado, a música Love Is The Drugs, da Banda The Cartoons, porém, nada foi provado. Restando apenas essa ótima canção, que marcou profundamente a história da banda.

 

8. Eduardo e Mônica

Música que se tornou filme em 2022. Eduardo e Mônica é uma das bandeiras da Legião Urbana. Por ser usada, para narrar a história de vários casais da vida real.

A canção foi escrita em 1981, pelo próprio Renato, durante a sua época como Trovador Solitário, e foi lançada 1986, no segundo disco da Legião.

Renato se inspirou em um casal de amigos que ele conheceu em Brasília, para criar seus dois personagens (mesmo que eles não fossem adaptações em 100% fieis). Seus nomes eram, Leonice (Mônica) e Fernando (Eduardo) Coimbra.

A música fez tanto sucesso, que Renato Russo chegou a rascunhar uma espécie de continuação, em seus últimos meses de vida.

 

7. Monte Castelo

Uma das músicas mais bonitas da Banda. Lançada em 1988, no disco ´´As Quatro Estações´´, Monte Castelo foi escrita por Renato Russo (obviamente), com diversas referencias bíblicas. Que Renato observou quando visitou a cidade de Monte Castelo. Trechos como ´´Ainda, que eu falasse a língua dos homens, que falasse a língua dos Anjos´´, foram retirados de Coríntios, versículo 13.

A música trás uma mensagem linda sobre o amor, que é amplificada com o instrumental maravilhoso e a voz mágica de Renato Russo.

 

6. Mais Uma vez

Nesse momento, estamos aplicando um pequeno roubo nessa lista. Pois Mais Uma Vez, foi uma composição de Renato Russo e Flávio Venturini, da Banda 14 Bis. E a canção, acabou sendo lançado no álbum póstumo Presente, um disco solo de Renato Russo lançando em 2003. E não pela Legião Urbana.

A música tem um tom bastante calmo, e uma letra muito envolvente e inspiradora, que fez bem ao psicológico de várias pessoas.

 

5. Quase Sem Querer

Lançada no segundo disco da banda, Quase Sem Querer foi alvo de ataques, por um possível plágio da Banda The Smiths, que se provou infundado, pois o disco da Legião, foi lançando antes da música da Banda Inglesa.

A música tem uma letra bastante interessante, e um belo instrumental. Sendo uma das favoritas dos fãs.

 

4. Será

Eleita a melhor música do ano, em 1985. Será é uma das músicas mais lendárias e diferentes da banda, trazendo um tom bastante diferente. Assim como boa parte das músicas da banda, Será trás muitas reflexões e sentidos possíveis para sua letra. A conclusão mais comum, é que a letra se refere a alguém, tentando escapar de um relacionamento abusivo, isso pode ser sentido logo nas primeiras palavras da música. Outra possibilidade de trama muito comentada, é que a música seria uma forma de protesto político.

 

3. Pais e Filhos

O grande hino da Legião Urbana. Pais e Filhos, foi lançada em 1989, para o disco ´´As Quatro Estações´´. A letra composta por Renato, talvez seja a mais misteriosa da banda, tendo diversas interpretações diferentes. Mas, independente das interpretações, a música continua recheada de frases impactantes e lindas, como ´´É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã´´ e ´´Você me diz que seus pais não entendem, mas você não entende seus pais´´. Ficaram na mente de diversas gerações.

 

2. Índios

Inicialmente, Índios seria apenas um instrumental do álbum 2, mas pouco antes do disco ser finalizado, Renato compôs uma letra para acompanhar o instrumental. E essa música, acabou se tornando um dos maiores sucessos da Legião. E depois de muitos testes, finalmente a melodia perfeita foi alcançada. E Índios foi lançada ainda ano Disco 2. Em 1986.

A letra da música é bastante complexa, porém, foi uma das poucas que o próprio Renato tentou descrever o sentido. De acordo com o cantor, ele quis se colocar no papel de uma criança, descobrindo os horrores do mundo, e desejando que eles melhorem. Trazendo uma música em primeira pessoa, outra marca registrada do músico.

 

1. Tempo Perdido

Na minha opinião, a melhor música da história da Legião Urbana (além de ser minha música favorita). Nascida de uma mistura das músicas 1977 e Gente Obsoleta (Duas composições de Renato Russo). Tempo Perdido foi lançada em 1986, no segundo álbum da Legião. E até hoje, é uma das músicas mais lembradas da banda, ao lado de Será e Pais e Filhos.

A letra composto por Renato Russo e Marcelo Rubens Paiva (Marcelo auxiliou Renato a concluir a música), trás uma canção bastante reflexiva, com momentos extremamente depressivos, e outros de renascimento e força. Acompanhando por uma guitarra marcante, que é uma marca registrada da música.




3.959 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page