top of page

A História de Amácio Mazzaropi

Foto do escritor: Canal Cultura POPCanal Cultura POP

Atualizado: 26 de jul. de 2022

No dia 17 de Abril de 1912, nasceu um dos maiores fenômenos do cinema brasileiro, que muitos hoje não conhecem. Nesse pequeno resumo, vamos contar resumidamente a história desse grande artista, contando detalhes de sua carreira, e dando enfase em algumas de suas principais obras, então, vamos lá!!!


 

Origem

Amácio Mazzaropi nasceu em 1912 na capital São Paulo, filho de Bernado Mazzaropi e Clara Ferreira, e pouco depois do nascimento, Amácio e sua família se mudaram para a terra de seus avós, Taubaté, no interior de São Paulo, onde teve as experiencias da vida rural, que tanto retratou em seus filmes.

 

O Nascimento da Estrela

Em 1919, Amácio retornou a capital paulista, onde se destacou nos estudos, desde jovem tendo domínio de poesias e escrita, e em pouco tempo, se tornou um artista de teatro. Com a morte do avô, Mazzaropi retorna para Taubaté, onde continuou com sua vida artística, porém, seu pai não apoiava a escolha de seu filho, e decide envia-lo para trabalhar com seu tio em Curitiba. Em 1926, Amácio retornou para São Paulo, para dar o maior passo da sua carreira.

O jovem artista passou a fazer pequenas apresentações em circos e escolas, enquanto se mantinha com a profissão de tecelão, coisa que aprendeu com seu tio.

Durante a década de 1930, Mazzaropi caiu de vez na vida artística, e em 1932 lançou sua primeira peça de teatro, A Herança do Padre João, e no restante da década, continuou fazendo turnês por todo o país, ao lado de seus pais. Em 1946, Maza estreou na TV, no Programa Rancho Alegre onde permaneceu até 1952.

 

O Cinema

Em 1952, Amácio é chamado por Abílio Pereira e Franco Zampari, para estrelar o filme Saí da Frente, onde fez o papel de Isidoro, e no mesmo ano, também protagonizou o filme Nadando no Dinheiro, ambos produzidos pela Vera Cruz e dirigidos por Abílio.

Após a falência da Vera Cruz, Amácio realizou cinco filmes, antes de fundar a PAM filmes (Produções Amácio Mazzaropi) em 1958, que foi o grande investimento de sua vida. O primeiro filme da PAM, foi Chico Fumaça, lançado no mesmo ano. Mas talvez o filme mais importante da carreira do ator, seria lançado ainda em 1958, o filme Chofer de Praça, foi o longa em que o nosso herói mais participou, atuando, dirigindo, produzindo e cantando no filme. O primeiro filme dirigido por Amácio Mazzaropi, foi As Aventuras de Pedro Malazartes, de 1960.

Outro marco histórico em sua carreira, foi o lançamento do filme O Corintiano, de 1966, que até aquele momento, foi a maior bilheteria da história do cinema nacional, onde Amácio vive o personagem Seu Mané.


 

Mazzaropi e Geny Prado

Durante sua carreira, Mazzaropi fez grandes parcerias e amizades, como o diretor e produtor Pio Zamuner, mas nenhuma delas se comparando a Genny Prado (Geny era apenas um apelido da atriz). A atriz interpretou a companheira dos personagens de Amácio em todos os 17 filmes em que esteve presente, a conexão entre os dois eram tão grande, que mesmo sem nenhuma confirmação, era imaginado que os dois mantinham um relacionamento fora do cinema, coisa que não era possível, devido a sexualidade de Mazzaropi.

Depois da morte de Amácio, Genny fez apenas mais um filme, chamado Marvada Carne, em 1985, e alguns programas nos canais Band e SBT.

A atriz veio a falecer em 1998, aos 78 anos, vítima de câncer, assim como Amácio.

 

Ápice e Morte

Durante a década de 70, Mazzaropi lançou vários dos maiores sucessos de sua carreira, como O Grande Xerife, Um Caipira em Bariloche, Betão Ronca de Ferro e muitos outros. Porém, durante a produção do seu ultimo filme, chamado Maria Tomba Homem, Amácio acaba sucumbindo a um câncer na medula óssea, aos 69 anos, pondo fim a trajetória do ator.

Amácio Mazzaropi deixou 33 filmes, 6 discos, e acima de tudo, 5 filhos adotivos.

Diversas homenagens foram feitas ao cineasta, como a criação do Museu Mazzaropi, inaugurado em 1992, que conta toda a história do ator. Depois dessa pequena análise da vida dessa lenda do cinema nacional, vamos nos aprofundar um pouco nas principais obras.

 

O Grande Xerife

Lançado em 1972, o filme O Grande Xerife, é para mim o melhor filme de Mazzaropi. Nesse filme, Amácio roteirizou e protagonizou o longa, como Inácio Pororóca, chefe dos correiros de uma pequena cidade chamada Vila do Céu, que é constantemente atacada por um criminoso misterioso chamado João Bigode e sua gangue de assaltantes.

No início da história, João Bigode mata o Xerife da cidade, e o título é dado pela prefeitura para Inácio, já que os poderosos da cidade queriam barrar a chegada de um novo xerife enviado pelo governo, e depois, eliminar o velho trabalhador. Porém, Inácio descobre a identidade do criminoso, descobrindo que ele se disfarçava como Padre de cidade, depois dessa descoberta, o Xerife confronta o criminoso, o que resulta em um grande tiroteio que termina na prisão de João Bigode, e a fixação de Inácio como delegado oficial de Vila do Céu.

 

O Corintiano

O maior sucesso da carreira do cineasta. Assim como o filme anterior, esse também foi roteirizado e protagonizado por Amácio Mazzaropi, que interpretando Seu Mané, ou Manoel, apresenta o personagem de um velho barbeiro fanático pelo Corinthians, que tem desentendimentos com seu vizinho, por conta dele ser palmeirense.

Seu fanatismo era tão grande, que ele chegou a pedir para seu filho abandonar seu curso de medicina, para se tornar jogador do Corinthians.

 

Sai da Frente

O primeiro filme da carreira de sua carreira, Sai da Frente foi lançado em 1952, e conta a história de Isidoro, a história do filme é bastante simples, com o personagem trasportando alguns itens, no seu fiel caminhão de carga Anastácio, enquanto passa por diversas situações inusitadas.

 

O Jeca e a Égua Milagrosa

O ultimo filme lançado por Mazzaropi, O Jeca e a égua Milagrosa foi lançado em 1980. Na história do longa, o velho Raimundo (personagem de Mazzaropi), se vê em meio a uma disputa política, enquanto se apaixona pela égua de um dos candidatos, enquanto é assombrado pela sua mulher falecida, interpretada por Geny Prado, atriz que atuou ao lado de Amácio em várias de suas obras, e foi sua melhor amiga durante sua vida no cinema.


4 Comments


Recentemente assisti Meu Japão Brasileiro, uma das melhores obras de Amácio Mazzaropi. A trama é divertida na dose certa, e trás alguns problemas sociais realmente palpáveis, como a exploração do campo e a criação de cooperativas para tentar driba-las. Mazzaropi como sempre, brilhante na atuação, na comédia e na música, demonstrando todos alguns de seus inúmeros talentos.

Like

Canal Cultura POP
Canal Cultura POP
Apr 02, 2024


Like

Skyrox 6667
Skyrox 6667
Oct 11, 2022

Nem sei quem é, mas gostei

Like

Larissa Rachadel
Larissa Rachadel
Sep 25, 2022

Sou fã dele!!!!

Like

©2022 por Lar Da Cultura POP. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page