Depois de passarmos por diversas listas de curiosidades, vamos mudar um pouco de universo, falando sobre o maior personagem da série Star Wars, Darth Vader. Vamos passar pelas principais curiosidades sobre o Lorde Sith.
10. Criação e Inspirações
Darth Vader, apareceu pela primeira vez em 1977,em Star Wars: Uma Nova Esperança. Nesse primeiro filme, Vader é um vilão secundário, sendo ofuscado por Tarkin em alguns momentos, ainda que roubasse a cena em todos os momentos que aparecia.
O primeiro visual do Lorde Sith, seria o de um simples homem, robusto e imponente, mas graças a outro rascunho feito por George Lucas, tudo isso mudou. Em seus esboços de roteiro, Lucas havia descrito um personagem conhecido como Kane Starkiller, que possuía membros robóticos, juntando isso, ao nome e personalidade do General Vader, nosso vilão começava a tomar forma.
O design de Vader seria inicialmente, o de Stormetrooper comum, apenas com uma armadura preta, porém, George Lucas decidiu dar um toque especial para o seu vilão. Após muitos rascunhos descartados, o diretor decidiu buscar inspirações no personagem Raio da série The Fighting Devil, de 1938. Além das semelhanças visuais, o Raio também se assemelha a Darth Vader em postura e tecnologias.
O desenho final do personagem, foi baseado em armaduras samurais e uniformes militares, desenhados por Ralph Mcquarrie. Abaixo, podemos ver um dos esboços do visual do sith.
9. A Morte de Skywalker
Como todos sabem, antes de cair para as trevas, Darth Vader foi Anakin Skywalker, o maior guerreiro jedi durante as guerra clônicas. Anakin teve uma infância terrível
de escravidão ao lado de sua mãe em Tatooine, até ser levado a ordem jedi, e treinado por Obi Wan Kenobi. Os dogmas jedis, foram pouco a pouco sobrecarregando a mente de Skywalker. Ao mesmo tempo, o jovem era manipulado pelo Chanceler Palpatine, que já abria caminho para tornar o jovem, o seu mais novo e poderoso aprendiz.
O primeiro traço do nascimento de Vader na mente de Anakin, é quando sua mãe é morta pelos Tuskens, trazendo a mais pura fúria para a mente do Jedi, que massacra o Povo da Areia, não poupando nem mesmo as crianças. Ainda nos acontecimentos de Ataque dos Clones, Skywalker se casa com Padmé Amidala, traindo novamente as regras da Ordem.
Durante as guerra clônicas, Anakin continuou balançando entre a luz e as trevas, e tendo cada vez mais decepções com a Ordem Jedi, como quando o conselho expulsou sua Padawan Ashoka Tano do Templo, devido a uma acusação falsa. Para completar, Anakin começa a ter pesadelos com a morte de sua esposa, que agora estava gravida. Enquanto Obi Wan caçava o General Griveous, Anakin estava sozinho e desolado, dando a oportunidade perfeita para uma manipulação de Palpatine, que se coloca mais uma vez, como a figura paterna que Kenobi deveria ser. Palpatine oferece uma chance de salvar Padmé e mostrar o seu verdadeiro poder para a galáxia, e daí pra frente, todo mundo sabe o que acontece....
Agora sobre a alcunha de Darth Vader, o jedi caído massacra todos no templo jedi, traindo todos que um dia confiaram nele. Em seguida, Vader massacra os líderes separatistas em Mustafar, acabando com as guerra clônicas. Padmé junto de Obi Wan chega a Mustafar, e tenta salvar seu marido, mas consumido pelo ódio, Darth Vader a ataca, e enfrenta Obi Wan. Após uma épica batalha, Kenobi chega a um terreno alto (O famoso High Ground), e no auge de sua arrogância, Vader tenta saltar sobre seu mestre, e acaba sendo fatiado pelo sabre do mesmo, sendo deixado para queimar nas margens dos rios de lava de Mustafar. Humilhado, ele é salvo pelo seu mestre, que lhe revela que Padmé havia morrido, devido a sua queda para o lado sombrio. Com sua esposa morta, o ódio toma conta de Vader por completo, agora, ele estava realmente afundando nas trevas.
8. Armadura
Após sua derrota humilhante em Mustafar, Darth Vader foi levado as pressas para o centro médico de Coruscant, onde entrou em uma operação de mais de dois dias, para salvar sua vida. Palpatine não permitiu que os dróides utilizassem qualquer tipo de anestesia, temendo que isso pudesse afetar as midichlorians no sangue de Vader, sendo assim, o recém formado Lorde Sith, sentiu cada corte das lâminas geladas, em sua pele carbonizada.
As pernas e braços de Vader, lhe rendiam uma força sobre humana, mas limitavam a sua mobilidade, não conseguindo nem mesmo colocar os braços sobre a cabeça. Seus pulmões haviam sido completamente carbonizados, lhe obrigando a instalar um aparelho respiratório conectado a seu peito. Seu capacete era tão pesado, que para conseguir manter a sua cabeça reta, foi necessário que seus ossos da coluna fossem substitutos por placas de aço, para lhe dar sustentação. O punho de ferro do império, não podia nem se quer comer de maneira normal, tendo que se alimentar através de uma pasta nutritiva, que saia de cateteres próximos a sua boca. Além de tudo, Palpatine havia colocado uma falha na armadura, a expondo a eletricidade. Com poucos raios, o Imperador poderia gerar um curto no sistema respiratório de seu aprendiz, o matando.
Apesar de todo o sofrimento e dor constante que a armadura causava a Vader, ela lhe rendia uma resistência e força consideráveis, além de passar um ar de ameaça através de sua imposição física e voz inconfundível.
7. Primeiro Sabre
Depois de sua queda, Vader precisava de um novo sabre de luz. De acordo com os dogmas siths, ele deveria matar um jedi e tomar a sua arma, para assim, corromper o cristal dentro dela. Após conseguir informações em uma antiga base república, Vader encontra o mestre jedi Kirak Infil-a, que havia se exilado em um planeta, para viver em união com a força.
Ao chegar no planeta, Darth Vader é obrigado a encerar algumas provas impostas pelo jedi, antes de finalmente confronta-lo. Despreparado e mal equipado, o Lorde acaba tendo uma de suas pernas arrancadas pelo jedi, que o empurra do monte em que lutavam. Nosso vilão se recupera, e parte para o Round dois. Usando as táticas sujas do sith, Darth quebra uma represa que começa a alagar um vilarejo próximo, distraindo Kirak, dando tempo para que Vader esmagasse seu pescoço com a força.
Com o cristal em mãos, restava ao Lorde Sith corrompe-lo com o seu ódio. Ele vai a Mustafar, o local que lhe trazia as suas piores lembranças, e lá, tenta sangrar o cristal de Kirak. O cristal tenta resistir, causando alucinações no sith, fazendo-o ver o que ele poderia fazer caso voltasse a luz, matando Palpatine e retornando para seu mestre Obi Wan. No final de tudo, nada que o cristal lhe mostrou foi o bastante, e o Senhor do Mal consegue tornar o cristal vermelho, retornando vitorioso para seu mestre, Sidius.
Durante um duelo com caçadores de recompensa, o punho do sabre acabou sendo quebrado, obrigando Darth Vader a criar um novo, que foi muito baseado no sabre de luz de Anakin Skywalker.
6. General Mortal
Anakin Skywalker foi um general muito respeitado pelos clones, os tratando com igualdade e respeito, como Darth Vader, isso mudou bastante. O respeito continuou o mesmo, porém a forma que ele foi imposto foi um tanto quanto alternativa... Após algumas tentativas de assassinato, vindas do alto escalão do império, Vader teve de ser apresentado oficialmente por Palpatine, já que ninguém sabia quem realmente era esse novo comandante. Logo na primeira reunião, Darth Vader matou cinco oficiais, para servir de exemplo para os outros.
O vilão também treinava os Inquisidores, utilizando tortura e violência física constante, para ´´motiva-los´´, chegando a decepar a mão do Oitavo Irmão em um simples treinamento.
Ao longo dos filmes, vemos o vilão matar diversos oficiais com seu famoso estrangulamento da força, o que minou ainda mais a relação do Lorde Sith com essa classe imperial.
Apenas os Stormetroopers, tinham alguma admiração pelo Senhor das Sombras, por ele estar sempre lutando ao lado deles.
5. Escravo do Imperador
Mesmo sendo poderoso e colocando medo em toda a galáxia, Vader no final das contas não passava de um escravo de Darth Sidius. Devido a sua fragilidade aos relâmpagos da força que a armadura de Darth Vader tinha, ele nunca tentou atacar diretamente o seu mestre. A primeira vez que Vader desafiou Palpatine, foi no momento em que ele descobriu a morte de Padmé, e atacou seu mestre, que reagiu com seus raios, subjugando facilmente seu aprendiz. Qualquer fracasso de Vader, era punido com uma intensa tortura.
Darth Vader sempre desejou cumprir o desejo da regra de dois, e destruir seu mestre, entretanto, Sidius estava sempre um passo a frente, com mais preparo que o Batman.
Vader tentou criar um exercito pessoal para matar Palpatine, mas o plano foi descoberto pelo Imperador, que ficou orgulhoso de seu aprendiz (por incrível que pareça).
O maior duelo entre mestre e aprendiz, ocorreu na HQ Darth Vader #11. Depois de falhar em converter Luke Skywalker para o lado sombrio, Palpatine começa a sentir que seu aprendiz não estava mais tão imerso no Lado Sombrio, Sidius o humilha, arrancando seus membros cibernéticos com a força, e o deixando para morrer em Mustafar. Darth Vader consegue escapar do planeta, e com a ajuda do WayFinder, localiza a base secreta do Imperador em Exagol. Ao chegar lá, Vader utiliza uma criatura polvo gigante para atacar seu mestre, que facilmente mata a criatura com a força. Palpatine se esconde na parte interna da base, enquanto era caçado por Vader, enquanto seu aprendiz descobria tudo que seu mestre planejava naquela base, criando clones a partir da mão de Luke Skywalker. Depois de derrotar centenas de acólitos Sith, Vader alcança Sidius, que manipulando a energia de milhares cristais kiber, desintegra parte de sua armadura, forçando o vilão a se render. Mais uma vez, Darth Vader sai de Exagol de cabeça baixa, servindo apenas ao seu mestre...
4. Duelos Inusitados
Além de soldados e jedis, Darth Vader também enfrentou adversários poderosos e alternativos, ao longo dos quadrinhos de Star Wars. O primeiro confronto diferenciado protagonizado por Vader, foi sua luta contra Darth Maul. Esse confronto aconteceu no legends, quando logo depois da Aliança Rebelde roubar os planos da Estrela da Morte, Vader segue um sinal até uma pequena lua chamada Kalakar Six, onde encontra alguns seguidores do Lado Sombrio, que dizem que ele não era um aprendiz digno para Darth Sidius, por ter sido um jedi. Os seguidores dizem que para Vader se mostrar digno do seu cargo, ele deveria derrotar Darth Maul, que havia sido reconstruído por eles. Os dois travam um intenso duelo, onde Vader vence por pouco, se empalando com o próprio sabre, para atravessar Maul que estava preso nas suas costas, mostrando ser o aprendiz mais poderoso de Darth Sidius.
Ainda nos legends, Darth Vader confrontou o maior caçador de recompensas da galáxia, Boba Fett. Lorde Vader contrata Boba para uma importante missão, e depois de cumpri-la, Vader o mataria. Boba descobre o plano, e confronta Vader, conseguindo escapar derrotado, mas vivo.
3. Nascido da Força
Em Ameaça Fantasma, ficamos sabendo que Anakin nasceu sem ter um pai, o que faz Qui Gon Jin suspeitar que o garoto seria o escolhido, o que se confirma depois que o mestre jedi mede o número de Midi-chlorians. O pequeno escravo apresentava o incrível número de 27.000 Midi-chlorians, praticamente confirmando a teoria de Qui Gon.
Existem algumas teorias de como o nascimento de Anakin ocorreu. Algumas dizem que ele realmente foi criado pela vontade da força, mas é claro, que existem histórias mais interessantes. A primeira teoria, aponta que o escolhido foi criado por Palpatine, como pode ser entendido em Darth Vader #25, onde vemos o Imperador manipular alguma coisa dentro do ventre de Shimi Skywalker.
A segunda teoria, aponta que Anakin foi resultado de um experimento de Darth Plagueis com as Midi-chlorians, enquanto tentava criar vida. Algumas pistas entorno dessa teoria, estão presentes no livro ´´Darth Plagueis´´ de James Lucenno.
2. Luke Skywalker
Muitos acham que Darth Vader descobriu que era pai de Luke, durante os eventos de Império Contra-Ataca, quando foi avisado pelo Imperador. O que muitos não sabem, é que Vader já sabia disso. Durante uma investigação sobre a destruição da Estrela da Morte, Boba Fett identifica o nome de todos os pilotos da operação, entre eles, um de sobrenome Skywalker. A partir desse momento, o Lorde descobre que estava sendo enganado, e decide iniciar uma busca por Luke.
Darth Vader consegue encurralar seu filho em Bespin, onde tenta converte-lo, vendo nele a sua única esperança de matar o Imperador, e finalmente ser livre. Como sabemos, Luke consegue escapar, mas o jedi ainda iria passar por sua provação final.
1. A Redenção
Em o Retorno de Jedi, Luke estava determinado a alcançar o bem dentro de seu pai, e traze-lo de volta para a luz. Darth Vader sentia o conflito cada vez mais forte em seu coração, com Anakin Skywalker lutando para retornar. Vader captura seu filho, e leva-o ao Imperador, que provoca o garoto na intenção de converte-lo. Luke acaba cedendo a raiva, e inicia um duelo com seu pai, e um pico de ódio, acaba o derrotando e passando muito perto das trevas.
Ao invés de destruir seu pai ou atacar Sidius, o jovem Skywalker arremessa seu sabre para longe, mostrando a verdadeira natureza de um jedi, o que permite Sidius atacar o Cavaleiro Jedi.
Anakin estava voltando, vendo seu filho ser torturado, ele se lembra de tudo que o Lado Sombrio tirou dele, seus amigos, sua vida e sua esposa, e agora iria condenar seu filho também. Anakin Skywalker finalmente retorna, e arremessa Palpatine no poço da Estrela da Morte, o matando.
O sistema de suporte de vida de sua armadura havia sido duramente danificado, e sua morte era certa. Em suas ultimas palavras, Anakin diz a seu filho que ele estava certo a seu respeito, até o pior dos homens, foi capaz de ser salvo, e assim, o escolhido seu une a força.
No fim de tudo, a profecia realmente se cumpriu, o escolhido destruiu a falha Ordem Jedi, acabando com aqueles que achavam que conheciam a força, ao mesmo tempo que destruiu os siths, dando uma nova chance para que os jedis se reconstruam através de Luke, trazendo uma nova era de paz para a galáxia.
تعليقات