POR QUE OS SITH SEMPRE PERDEM?

Não é segredo para ninguém que o lado sombrio sempre é derrotado pelo lado da luz. Mesmo que, por vezes, tenha vitórias temporárias, sempre é derrotado no final. Mas, por que isso acontece? Por que, independentemente do poder e do preparo que os Sith possuam, eles jamais venceram e jamais vencerão os Jedi?

STAR WARS

10/6/20254 min read

A Trilha da Derrota

A rixa entre Jedi e Sith existe desde os primórdios da história galáctica, com o Grande Cisma entre seguidores da luz e das trevas. Assim, os seguidores do lado sombrio, liderados por Ajunta Pall (algum brasileiro deve ter inventado esse nome), fugiram para as Regiões Desconhecidas, onde cruzaram o caminho do povo Sith, no planeta de Korriban.

Curiosidade: os Sith inicialmente não eram um grupo, e sim um povo, habitante de Korriban. Sempre sensíveis à Força, foram explorados pelos Jedi Sombrios e se tornaram numerosos entre suas linhas na guerra contra os seguidores da luz. Com as consecutivas derrotas dos desertores de Pall, os Sith se tornaram a força dominante, guiando o lado sombrio segundo seus conceitos e dando início ao Império Sith, que carregava um único objetivo: dominar a galáxia.

Foi com Sith que o lado sombrio desenvolveu sua face mais conhecida: A busca incansável pelo poder, o culto ao poder e deixar-se levar completamente pelo ódio.

Nos séculos que se seguiram, diversos Lordes Sombrios muitíssimo poderosos surgiram, como Naga Sadow e Freddom Nadd. No entanto, esses foram vítimas do principal problema da Ordem Sith em seu início.

Os Sith possuíam milhares em seu exército, todos sedentos por poder e controle, mas em grande maioria, incapazes de confrontar seus detentores. Mas, se não se pode vencer sozinho, por que não fazer alianças? Assim, Darths como Nadd foram destronados por coalizões entre seus próprios "seguidores". Sem um líder, a Ordem enfraquecia, e os Jedi, sempre mais organizados e leais a suas lideranças, venciam.

Alguns Sith foram capazes de manter a ordem, como o lendário Marka Ragnos. Ragnos não só era o mais poderoso entre os sith de seu tempo, como sabiamente, promovia intriga entre seus servos, fazendo-os guerrear entre si constantemente, assim, não tendo tempo para erguer-se contra ele. No entanto, isso apenas garantiu SUA própria estabilidade, e não uma força forte o suficiente para vencer os jedi.

Outro problema é a propaganda Jedi e republicana contra os Sith. Para toda a galáxia, eles eram um povo de maníacos assassinos, e eles, por sua vez, não faziam muito esforço para livrar-se dessa imagem. Assim, sempre que se falava o nome Sith em torno de um conflito, todos se uniam para derrotar a ameaça, tamanho o medo e a raiva que possuíam deles. Foi assim que até mesmo os maiores Sith da Velha República, como Vitiate, Revan e Nihilus, caíram, um esforço coletivo entre Jedi, República e forças secundárias dentro da galáxia.

Por milênios, os seguidores das trevas pereceram por esses motivos, até que Darth Bane, o pai da Regra de Dois, compreendeu a origem desses fracassos. Ele entendeu que o excesso de Darths era uma fraqueza, uma vez que sua ampla maioria era fraca na Força e conspirava contra os verdadeiramente fortes, desviando o verdadeiro objetivo da Ordem. Ele também percebeu o quanto a imagem manchada dos Sith colocava todos contra eles. Assim, ele mesmo armou o fim da Irmandade das Sombras de Lorde Kaan, e de suas cinzas refez a Ordem Sith, sob seus preceitos.

Ele tomou Darth Zannah como sua aprendiz e lhe ensinou a Regra de Dois: treinar apenas um aprendiz por vez. Treiná-lo até que se torne tão poderoso quanto você, para que os Sith se fortaleçam a cada geração. Agir nas sombras, sem entrar em confronto direto com os Jedi. Conectar-se a grupos poderosos na política, no comércio, no submundo, para estender sua mão sobre o máximo de instituições poderosas, para que, por meio delas, fosse possível destruir a Ordem Jedi em um só golpe.

Por anos, o lado sombrio cresceu nas sombras, enquanto os Jedi se tornavam cada vez mais distantes da Força. Mesmo com suspeitas, jamais admitiram que os Sith ainda existiam, tamanha a sua arrogância e cegueira à Força. Com o passar dos séculos, esses problemas se agravaram, e a luz deixou de ser a energia dominante na galáxia.

Ao longo da trilogia prequel, podemos notar a fé dos Jedi ruir, enquanto Darth Sidious, maestro de ambos os lados da guerra, oprimia toda a galáxia com sua maldade.

Após mil anos, os Sith subiram ao poder, quando Palpatine e Darth Vader destruíram a República e instituíram o Império Galáctico. Ambos eram fruto de todo o conhecimento e poder que o lado sombrio havia adquirido. Eles tinham o poder absoluto. Os Jedi estavam quase extintos. Mas, ainda assim, eles conseguiram perder o poder.

Luke Skywalker, filho de Vader, mesmo com pouco treinamento pelas mãos de Obi-Wan e Yoda, foi capaz de vencer Vader e, de quebra, fazê-lo se voltar contra seu próprio mestre, matando-o e, mais uma vez, acabando com os Sith. Isso prova que existe algo ainda mais profundo, que permeia o ciclo infinito de derrotas dos Sith, e o próprio Luke, nos Legends, teorizou o motivo disso.

De acordo com Luke, os Sith são vítimas de sua própria arrogância. Eles se consideram superiores a todos. Assim, mesmo sendo muitas vezes mais poderosos que os Jedi em força bruta, os Sith ainda são derrotados, pois cometem erros que uma pessoa centrada jamais cometeria.

Na minha opinião, Luke tem um ponto fortíssimo, mas temos algo a mais. Como o próprio George Lucas diz, o lado sombrio não é um lado da Força, é uma doença, uma ferida nela. As trevas usam e abusam da Força a seu bel prazer, e isso a faz se voltar contra eles. Os Sith rompem o equilíbrio da Força, e, por isso, ela conspira para sua derrota, que, cedo ou tarde, sempre vem.

Como o próprio Luke diz no Cânon:

A força não é ter poder. É sobre se entregar. É sobre equilíbrio. Um poder imenso que não é sobre dominar, mas sobre resistir.

Seja por rachas internos, por uma imagem negativa, por prepotência ou pela própria vontade da Força, a verdade é uma só: os Sith NUNCA vencerão a Ordem Jedi, pois seus objetivos e os meios para atingi-lo são sua própria ruína.

E você, concorda com nossa teoria? Senão, qual sua teoria para o fracasso eterno dos Sith? Comente!