Como Derrotar os Maiores Vilões do Terror?
Sempre que assistimos um filme de terror, brincamos com a imbecilidade dos personagens, que além de caricatos, são extremamente burros, caindo em armadilhas que muitas vezes acreditamos que nunca cairíamos. Mas, será que diante de Jason, Freddy ou Drácula, você teria a capacidade de pensar racionalmente? Ou iria agir de forma tão quadrúpede quanto os protagonistas do terror? Hoje, vamos descobrir algumas formas de escapar das garras dos maiores ícones do terror, sem soluções muito mirabolantes.
TERROR
Rafael Silva
11/1/20258 min read
Jason


Jason é o maior vilão do slasher, um verdadeiro tanque de guerra. Como um morto-vivo, Voorhees é praticamente invulnerável, resistindo a tiros, facadas, explosões, choques elétricos, afogamentos, atropelamentos, lixo tóxico, esmagamentos e quedas altíssimas, e voltar com ainda mais sangue nos olhos. Algo que lhe torna ainda mais mortal é seu "teletransporte", advindo dos poderes do roteiro. Seu leque de armas e seu conhecimento ímpar do acampamento Crystal Lake tornam quase impossível sobreviver a uma caçada do Garoto do Lago. Não por menos, em 12 filmes, é possível contar nos dedos quantas pessoas conseguiram escapar de suas mãos. Por outro lado, mais de 162 pessoas ao longo de toda a franquia Sexta-Feira 13, passaram dessa para melhor.
Porém, tem uma forma muito simples de escapar dele: simplesmente não vá a Crystal Lake! Jason é um vilão territorialista, tendo saído de seus domínios em apenas três ocasiões: quando foi matar Alice, a assassina de sua mãe. Foi para o espaço após ser congelado por militares e, quando Freddy o manipulou para ir até Elm Street. Com exceção desses casos, ele nunca deixa o acampamento em que morreu.
Se não estivéssemos falando de um filme, esse local certamente já teria sido interditado pela polícia ou completamente destruído. Mas, como o realismo não é o forte desse tipo de produção, o melhor a se fazer é simplesmente não tirar férias no Acampamento Sangrento. Quando você estiver diante da placa "Bem-vindo a Crystal Lake", simplesmente dê meia-volta e corra sem olhar para trás.
Assim, suas chances de cruzar com Jason são praticamente 0.
Chances de Sobrevivência: 99%
Michael Myers


O Bicho-Papão da franquia Halloween foi inspiração direta para Jason e compartilha de alguns aspectos de seu comportamento. Assim como o Assassino da Máscara de Hockey, Myers persegue somente um grupo específico de pessoas: sua família. Inicialmente, ele caçava sua irmã, Laurie Strode, e posteriormente, sua sobrinha, Jamie Lloyd.
Assim sendo, em todas as noites de Halloween, ele volta a Haddonfield, sua cidade natal, para tentar concluir sua missão.
Michael é quase invencível, com força e resistência sobre-humanas, além de contar com o dom do teletransporte (deve ter usado os mesmos roteiristas de Sexta-Feira 13). Ao longo dos treze filmes da saga, apenas um seleto grupo de pessoas conseguiu escapar dele: Laurie Strode (morta em Halloween: Ressurreição), Jamie Lloyd (morta em Halloween 6), Doutor Loomis e Allyson. Ou seja, cruzar seu caminho é uma sentença de morte.
Então, como escapar de Michael? Primeiro, de forma alguma pise em Haddonfield. Segundamente, caso conheça alguma pessoa com o sobrenome Myers, Strode ou Lloyd, é recomendável que fique bem longe deles, pelo menos na véspera de Halloween. Infelizmente, caso algum deles esteja próximo de você e Myers esteja em caça, não haverá muito que fazer. Mesmo sendo mais difícil de evitar que Jason, ele também é consideravelmente evitável, desde que não seja confrontado diretamente.
Chances de Sobrevivência: 95%.
Freddy Krueger


Aqui a coisa realmente fica complicada. Freddy Krueger é o Mestre dos Pesadelos, se alimentando do medo de suas vítimas, para então, conseguir matá-las dentro de seus próprios sonhos.
Seus poderes são quase ilimitados nesse mundo, indo desde a imortalidade, até a capacidade moldar toda a realidade ao seu bel prazer. Diferente de Jason ou Michael, Krueger zomba de suas vítimas, deixando-as à beira da loucura antes de enfim acabar com elas. Não dormir é praticamente impossível, não importa quanto café, energético ou seja lá que bebida ou remédio você tome, em algum momento, seu corpo vai ceder, e mesmo que seja por só um instante, é o bastante para que o Mestre dos Sonhos invada sua mente.
Ele sabe muito bem o que você teme, ou seja, não ter medo dele é praticamente impossível. Porém, isso não o torna invencível.
Em Hora do Pesadelo 3: Guerreiros dos Sonhos, duas opções viáveis para detê-lo, foram propostas. Primeiramente, os sonhos lúcidos. Tendo um sonho lúcido, você é capaz de manipulá-lo a sua própria vontade, lhe dando uma chance de enfrentar Krueger. Ainda assim, ele com certeza é mais habilidoso que você. Prova disso, é que tirando Kristen, TODOS os pacientes que desafiaram Freddy com sonhos lúcidos, foram mortos posteriormente.
A melhor opção, a única coisa que realmente permite que você esteja livre do Assassino dos Sonhos, é o remédio Hypnosil. Dado aos pacientes de Westin Hills, ele priva o paciente por completo de seus sonhos: Sem sonhos, sem Freddy. Basta utilizá-lo até atingir a maioridade, e assim, livrar-se da perseguição do vilão, que limita-se a adolescentes.
Essa é a única garantia. Tentar enfrentá-lo em suas regras, é certeza de ir de arrasta.
Chance de Sobrevivência: Com Hypnosil (100% livre de Freddy) Sem Hypnosil (5% a mercê da própria sorte)
Pennywise


Seguindo a linha de Freddy, o Palhaço Dançarino explora o medo das pessoas, mas não se limita apenas aos sonhos, podendo atacar literalmente a qualquer momento. Em Derry, IT possui a capacidade de manipular praticamente tudo, isolando suas vítimas do resto da população, que é incapaz de perceber a influência da entidade e, além disso, faz o possível para prejudicar suas presas. Isso torna a missão ainda mais difícil, uma vez que o predador tem mais peças no tabuleiro. Novamente, o ceticismo quanto à existência do monstro se mostra sua maior força e o maior motivo para o isolamento dos protagonistas.
Se Pennywise controla Derry, basta deixá-la, não é mesmo? Não exatamente! Durante o período de caça de IT, ele causa uma espécie de amnésia coletiva, fazendo com que você esqueça tudo o que viveu enquanto esteve lá. Assim que deixasse a cidade, você se esqueceria do motivo e, potencialmente, voltaria. Enfrentá-lo é, por incrível que pareça, talvez a única solução plausível.
Pennywise já foi batido duas vezes pelo Clube dos Perdedores, parecendo ser tão frágil quanto Freddy. Caso você consiga superar seu medo, nem que seja com a ajuda de outras pessoas, você pode ser capaz de destituir seus poderes.
Lembremo-nos de que IT não se limita a matar diretamente, podendo influenciar outras pessoas para fazê-lo, como na vez em que usou Henry Bowers para tentar matar os Perdedores, em mais de uma ocasião.
Por fim, temos uma disputa acirrada. Se tiver coragem e ajuda, é possível sobreviver, já que até mesmo um grupo de crianças já o fez. Por outro lado, se você tiver Coulrofobia, digamos que sua situação ficaria um tanto…. complicada.
Chance de Sobrevivência: 50%
Chucky


Você pode até estar rindo aí, dizendo "é só chutar o boneco", mas, duvido que conseguiria pensar tão rápido, após ver um brinquedo simplesmente criar vida e correr na sua direção. Semelhante a Drácula (não acredito que pus os dois na mesma frase), Chucky encontra seu trunfo na descrença. Ninguém em sã consciência irá acreditar que um Brinquedo Assassino existe (tirando o Fofão). A culpa por seus crimes sempre acabará caindo na conta de alguém, talvez até mesmo na sua.
Quantas vezes vimos Andy (protagonista da franquia) ser culpado pelos crimes do boneco, enquanto jurava que era inocente? Quanto mais isolado estiver, mais fraco estará. Além disso, Chucky sabe usar seu tamanho, montando armadilhas elaboradas e atacando de surpresa, nada de vir de peito aberto em direção a vítima como Jason.
É claro, que se você tiver tempo para pensar, não será difícil evitá-lo, bastando ter algum objeto como uma vassoura ou uma pá, para golpeá-lo de uma boa distância, para que não possa atingi-lo com sua lâmina.
Por outro lado, se for pego de surpresa, seu choque será tão grande que possivelmente você nem conseguirá reagir. Em resumo, se você se mantiver cético, dificilmente escapará. Caso mantenha a mente aberta e compreenda a ameaça que paira sobre você, suas chances são boas.
Chance de Sobrevivência: 60%
Drácula


Pelo número de fraquezas conhecidas, pode parecer fácil escapar do Vampiro da Noite, mas, se engana quem acha que ele não tem ferramentas para superar cada uma delas.
Conde Drácula viveu por milênios, viajou o mundo, e bebeu o sangue de milhares de pessoas. Seus poderes vão muito além de qualquer um citado até agora, pois além dos fatores sobre-humanos em torno de seu corpo, ele já se mostrou capaz de modificar o clima, causar epidemias, e até mesmo, controlar mentes.
Porém, sua maior força reside na superstição, ou melhor, na falta dela. 99% das pessoas não acreditam em vampiros, e quando descobrem a verdade, geralmente já é tarde. Caso ele consiga te atacar uma única vez, seu destino provavelmente já estará selado.
Por mais que tente se proteger com itens religiosos ou alho, ele ainda é capaz de atraí-lo para longe deles, para onde possa tocá-lo novamente, assim como fez com Mina e Lucy em suas obras.
Além disso, pode usar de seus poderes, para que outra pessoa retire-os de seu caminho.
E ainda, existe a possibilidade de que ele não te deseje como servo, e simplesmente lhe extermine de imediato.
Aqui, não existe territorialismo, atalho ou remédio que lhe evite, ele é um mal primordial, quase impossível de se livrar. Caso você ou alguém próximo, possua conhecimento amplo sobre o assunto, é possível escapar, ainda que altamente improvável. Sem a noção do que está enfrentando, é provável que você pereça sem nem ao menos saber que Drácula foi o responsável.
Enfrentá-lo também pode resultar em consequências catastróficas para sua região como um todo, uma vez que ele promoverá doenças e desastres, para aumentar suas próprias forças por meio do medo. Derrotar o Conde Drácula, é uma chance em um milhão.
Chance de Sobrevivência: 5-10%
Bom, e esse foi nosso mini manual de sobrevivência contra alguns dos maiores vilões do terror. Se gostou, não deixe de curtir e comentar quais serão suas estratégias para vencer cada um desses mestres do terror. Caso tenhamos um bom retorno aqui, faremos uma continuação, com outros nomes do terror. Será que você terá coragem para enfrentá-los de novo?
